Liga Europeia: Bulgária é campeã em cima da Hungria; seleções jogam a Challenger Cup

A Europa conheceu ontem (15) o novo campeão da Liga Europeia: a Bulgária. Pela primeira vez na história, as búlgaras conquistaram o torneio, batendo as anfitriãs da Hungria por 3 sets a 0 (25-12, 27-25, 25-14). Além do título, a Bulgária conquistou uma vaga para disputar a Challenger Cup, torneio classificatório que pode garantir vaga na Liga das Nações 2019. A vice-campeã Hungria também conquistou o direito de participar.

Bulgária é campeã da Liga Europeia (Foto: CEV)

O Final Four

Budapeste recebeu uma das fases das melhores equipes dos últimos anos. A Liga Europeia é o maior torneio continental que recebe as equipes que não se classificaram à LNV. Os quatro que passaram da primeira fase (leia mais) se enfrentaram pelo título. 

Na primeira semifinal, a Bulgária passou com facilidade pela Finlândia (que jogou sem Kornohen, sua principal atacante) por 3 a 0 e a Hungria surpreendeu a República Tcheca (sem nomes como Havlickova e Havelkova), uma das favoritas ao torneio, pelo mesmo placar. Na final, a Bulgária repetiu o placar.

O destaque da Bulgária foi a ponteira Gergana Dimitrova, terceira maior pontuadora do campeonato. Destaque também para a central Hristina Ruseva, melhor bloqueadora disparada, que chegou a fazer 11 pontos de bloqueio em uma única partida. A seleção búlgara não contou com nomes importantes, como Elitsa Vasileva, Emiliya Nikolova e Dobriana Rabadzhieva.

Semifinais

Bulgária 3 x 0 Finlândia
MP: Chausheva (14) | Vilponen (10)

Hungria 3 x 0 Rep. Tcheca
MP: Szakmary (21) | Mlejnkova (18)

Final

Bulgária 3 x 0 Hungria
MP: Dimitrova (11) | Szedmak (12)

A capitã Hristina Ruseva foi a melhor bloqueadora do torneio (Foto: CEV) 

Liga Europeia de Prata: Suécia e Áustria jogam a final neste sábado (17)

Comentários

Postar um comentário

Oi, gente!

Nós agradecemos muito por vocês comentarem aqui. Mas precisamos pedir que vocês façam isso com respeito. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. Torçam à vontade, a favor e contra seleções, times e jogadoras. Mas vamos manter essa ferramenta como uma caixa apropriada e divertida para conversarmos, ok? ;)

Obrigado pela colaboração de todos, é um prazer voar com vocês! <3