Liga Europeia: Bulgária é campeã em cima da Hungria; seleções jogam a Challenger Cup

A Europa conheceu ontem (15) o novo campeão da Liga Europeia: a Bulgária. Pela primeira vez na história, as búlgaras conquistaram o torneio, batendo as anfitriãs da Hungria por 3 sets a 0 (25-12, 27-25, 25-14). Além do título, a Bulgária conquistou uma vaga para disputar a Challenger Cup, torneio classificatório que pode garantir vaga na Liga das Nações 2019. A vice-campeã Hungria também conquistou o direito de participar.

Bulgária é campeã da Liga Europeia (Foto: CEV)

O Final Four

Budapeste recebeu uma das fases das melhores equipes dos últimos anos. A Liga Europeia é o maior torneio continental que recebe as equipes que não se classificaram à LNV. Os quatro que passaram da primeira fase (leia mais) se enfrentaram pelo título. 

Na primeira semifinal, a Bulgária passou com facilidade pela Finlândia (que jogou sem Kornohen, sua principal atacante) por 3 a 0 e a Hungria surpreendeu a República Tcheca (sem nomes como Havlickova e Havelkova), uma das favoritas ao torneio, pelo mesmo placar. Na final, a Bulgária repetiu o placar.

O destaque da Bulgária foi a ponteira Gergana Dimitrova, terceira maior pontuadora do campeonato. Destaque também para a central Hristina Ruseva, melhor bloqueadora disparada, que chegou a fazer 11 pontos de bloqueio em uma única partida. A seleção búlgara não contou com nomes importantes, como Elitsa Vasileva, Emiliya Nikolova e Dobriana Rabadzhieva.

Semifinais

Bulgária 3 x 0 Finlândia
MP: Chausheva (14) | Vilponen (10)

Hungria 3 x 0 Rep. Tcheca
MP: Szakmary (21) | Mlejnkova (18)

Final

Bulgária 3 x 0 Hungria
MP: Dimitrova (11) | Szedmak (12)

A capitã Hristina Ruseva foi a melhor bloqueadora do torneio (Foto: CEV) 

Liga Europeia de Prata: Suécia e Áustria jogam a final neste sábado (17)

Comentários

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)