Liga Europeia: Rep. Tcheca, Bulgária, Finlândia e Hungria estão nas semifinais

Acontece desde o último dia 19, a Liga Europeia de Voleibol Feminino 2018. O torneio chega à sua 15ª edição e precisou ser reformulado após a extinção da segunda e da terceira divisão do Grand Prix. Agora, a Liga Europeia passa a ser dividida em dois níveis: Golden (principal) e Silver (segunda divisão).

Samanta Fabris e Renata Sandor, capitãs de Croácia e Hungria, se cumprimentam antes de confronto (Foto: CEV)

Classificação 

Foram classificados os 20 melhores times do ranking da CEV, que não estavam disputando a Liga das Nações. 12 seleções disputam a Golden League e 8 disputam a Silver League. 

Seleções e Grupos

Liga Europeia (Golden)

Grupo A: Bulgária, Ucrânia, Azerbaijão e Portugal
Grupo B: Croácia, Hungria, França e Finlândia
Grupo C: República Tcheca, Bielorrússia, Eslováquia e Espanha

Formato do Torneio

Consiste em jogos de ida e volta entre todas as seleções de cada grupo. Ou seja, são seis jogos por cada grupo. Avançam às semifinais: na Golden, os três líderes (ou dois líderes e segundo melhor colocado) + a Hungria (sede do F4); na Silver os três melhores colocados + a Suécia (sede do F4).

Fase de Grupos

Grupo A

O primeiro e mais forte grupo da Liga Europeia trouxe Bulgária e Azerbaijão juntos, além da acendente seleção da Ucrânia. Pobre Portugal! Búlgaras e azeris passaram sem dificuldades pelos demais e se venceram pelo mesmo placar: a Bulgária fez 3 a 1 em Sofia, o Azerbaijão fez 3 a 1 em Baku. Os times terminaram ambos com 5 vitórias e 15 pontos, então, foi decidida a vaga no set average. O Azerbaijão perdeu dois sets a mais que a Bulgária, por isso, as búlgaras levaram a vaga das semifinais.  

Bayramova ataca contra triplo da Bulgária, em derrota do Azerbaijão para as rivais (Foto: CEV)


A Bulgária teve como destaque a ponteira Dimitrova, do Volero, que é o grande nome ofensivo do país na atualidade. As três titulares das extremas, Vasileva (lesionada), Rabdzhieva e Nikolova não jogam o torneio. No Azerbaijão, elenco praticamente completo, excedendo sua principal jogadora: Rahimova.

Grupo B

O grupo foi o mais embolado do torneio e também o mais surpreendente. Na primeira rodada, a Croácia bateu a Finlândia, a Finlândia bateu a Hungria e a Hungria bateu a Croácia. Vocês acham que tudo se resolveu na segunda? De jeito nenhum! A Finlândia se vingou da Croácia, a Hungria se vingou da Finlândia e a Croácia se vingou da Hungria. Que grupo incrível! Mas a Croácia fracassou e perdeu para a França, o adversário mais frágil do grupo. E olha que a Croácia está completa, com Fabris, Brcic e Popovic, por exemplo. Mas sofreu um desfalque que fez toda a diferença para o fracasso croata e vocês não vão acreditar quem é... Jerkov teve problemas e não jogou, assim, a Croácia ficou sem passe e sem ataque. Sim! Fabris foi disparada a maior pontuadora do torneio.

Ohman comemora a liderança, mas a Hungria já estava classificada como sede (Foto: CEV)


Aí a decisão ficou entre Finlândia e Hungria, a Finlândia fez 13 pontos e levou a vaga. A Hungria fez 12. É bom que fiquemos de olho em uma oposta da Finlândia, que fez uma grande temporada no Alemão e agora foi a terceira maior pontuadora desse torneio, além de levar a Finlândia a essa semifinal. O nome dela é Piia Kornohen, olho nela, boa de bola! A Hungria também se classificou por ser a sede e a ponteira Sandor é o destaque do time. 

Grupo C

Diferente de todos os outros grupos, aqui não teve discussão, a República Tcheca foi totalmente superior e bateu todos os rivais, perdendo apenas um ponto no último jogo para a Bielorrússia. 6 jogos, 6 vitórias, 17 pontos. O destaque do time foi a ponteira Mlejnková. Eslováquia em terceiro e Espanha em quarto completaram o grupo.

República Tcheca comandou com facilidade o Grupo C (Foto: CEV)


Semifinais

A fase decisiva do torneio começa no dia 14, em Budapeste. Como teve a melhor campanha, a República Tcheca enfrentará a Hungria, que teve a pior das quatro campanhas. Portanto, Bulgária e Finlândia se enfrentarão na outra semifinal. O bronze e a final acontecem no dia 15 de junho. Quem jogar a final classifica-se à Challenger Cup, um classificatório que dará uma vaga à Liga das Nações em 2019 (falaremos dele em breve). 

Liga Europeia (Silver)

Tem o mesmo formato da Liga Europeia de Ouro, mas tem só oito times na disputa:

Grupo A: Suíça, Estônia, Suécia e Kosovo
Grupo B: Israel, Áustria, Geórgia e Albânia

No Grupo A, a Suécia começou liderando e venceu todos os rivais na 1ª fase. Mas voltou perdendo para a Estônia e depois perdeu para a Suíça. Kosovo não venceu nenhum partida. Do Grupo A a Estônia liderou e a Suécia se classificou como sede. No Grupo B, a Áustria só perdeu no tie-break para a Albânia, que também só perdeu um jogo - mas perdeu mais sets. Israel e Geórgia venceram uma partida cada. As semifinais acontecerão no dia 16 de junho, na Suécia, e serão entre Albânia e Suécia, Áustria e Estônia.

Suécia de Isabelle Haak (10) será a anfitriã do Final Four (Foto: CEV)

Comentários

  1. Boa noite To Fly! O vencedor da Liga Europeia Golden irá substituir a Bélgica na Liga das Nações?
    Infelizmente o Azerbaijão jogou desfalcado de NATALYA MAMMADOVA e de POLINA RAHIMOVA, grandes responsáveis pelo sucesso da equipe AZERI. Não tenho dúvidas que se o Azerbaijão tivesse completo seria a equipe favorita para conquistar a Liga Europeia Golden.
    Já na Liga Europeia Silver, vejo a Suécia de Isabelle Haak como grande favorita ao título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que a Croácia de Samanta Fabris ficou de fora das semifinais... Sou fã da Fabris!!!

      Excluir
    2. Oi :)

      Não, o vencedor (e o vice) da LE Golden jogarão a Challenger Cup - torneio que dará uma vaga ao campeão para a LNV 2019.

      Até me esqueci de Mammadova... Mas creio que a Bulgária ainda poderia vencê-lo se também estivesse completa.

      Na LE Silver... Difícil. A Suécia foi inconstante, perdeu para a Suíça por exemplo. São seleções sem muita tradição, tudo pode acontecer.

      Excluir
  2. bom dia alguem poderia tirar minha duvida , sobre os times sulamericanos e asiaticos e da america norceca , como eles fazem pra participar da LNV , a seleção de PORTO RICO ,esta com boas jogadoras que dariam trabalho as seleções que estão participando do torneio (LNV)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Peru ganhou aqui na America do sul,ja na america do norte eu acho que foi Porto Rico que ganhou do Canada no Tie break

      Excluir
    2. Para jogar a LNV, Porto Rico tem que vencer a Challenger Cup. Já venceu o classificatório da Norceca, como disse o Leonardo, 3x2 contra o Canadá. Agora, enfrentará outras cinco seleções pela vaga.

      Excluir
  3. E a Katarina Barun, não jogou pela Croácia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)