Dia de clássico no Campeonato Turco. O Eczacibasi recebeu o Fenerbahçe, com desejo de vingança. Afinal, o Fener foi o único time que venceu o Vitra no campeonato. E as tigresas conseguiram, o Eczacibasi derrotou o rival por 3 sets a 1 (18/25, 25/21, 25/15, 25/19).
O Fenerbahçe até começou vencendo, com um passe estável, o meio funcionou bem e as centrais puderam jogar. Nas extremas, Rahimova e Uslupehlivan chamaram a responsabilidade - é bom lembrarmos que o Fener não conta com três ponteiras: Natália, Jerkov e Dagdelenler. Mas a partir do segundo set, o Eczacibasi caçou a frágil Damla Cakiroglu. A ponteira é muito limitada no ataque, deixou a quadra com 2 pontos e 29% de aproveitamento no ataque. E sofreu muito no passe: levou DEZ ACES.
![]() |
Tijana Boskovic ataca contra bloqueio duplo do Fenerbahçe (Foto: Eczacibasi Vitra) |
Não podemos culpar Cakiroglu, que tem a obrigação de cobrir 50% da quadra. O passe de Rahimova é ruim e o time sofre. No total, foram 16 aces, um número impressionante! Do outro lado, é até maldade, sobram passadoras: Larson, Ismailoglu, Onal... E no setor ofensivo sobra e sobrou oposta, grande atuação de Tijana Boskovic! A sérvia é uma das melhores do mundo na atualidade, senão a melhor da posição, saiu hoje com 26 pontos e 48% de aproveitamento em ataques. Marco Aurelio Motta promoveu ainda a entrada de Maja Ognjenovic a partir do terceiro set e aí, a partida virou um atropelo sobre o rival. Não deu para o Fener, o Eczacibasi foi melhor que o rival.
![]() |
Maja Ognjenovic entrou a partir do terceiro set e facilitou a vitória de seu time (Foto: Eczacibasi Vitra) |
Líderes, as tigresas mantiveram a vantagem de 3 pontos sobre o Vakifbank. O Vakif se recuperou da queda para o próprio Eczacibasi, derrotando por 3 a 1 o Canakkale, que hoje jogou sem Joycinha, com uma lesão na panturrilha. Galatasaray, Seramiksan e Bursa também venceram na rodada. Confiram:
Campeonato Turco - 19ª Rodada
MP: Boskovic (26) | Rahimova (21)
MP: Alajbeg (26) | Sloejtes (29)
MP: Kosheleva, Demir (13) | Salas (10)
MP: Santos (19) | Erlalelitepe (13)
MP: Buijs (12) | Leys (13)
Besiktas x Kameroglu (em andamento)
Classificação
- Eczacibasi - 54,7 pts
- Vakifbank - 51,4 pts
- Fenerbahçe - 43,8 pts
- Galatasaray - 41,0 pts
- Bursa - 36,2 pts
- Halkbank - 25,6 pts
- Nilufer - 22,4 pts
- Seramiksan - 22,3 pts
- Besiktas - 21,1 pts
- Kameroglu - 19 pts
- Canakkale - 14,6 pts
- Ilbank - 3,3 pts
![]() |
Vakifbank se recuperou e voltou a vencer neste domingo (Foto: Vakifbank/reprodução) |
Se duvidar, Fener nem se classificará pra Champions 18/19
ResponderExcluirUma nota complicada para o Fenerbahçe: o Vakifbank é o próximo.
ExcluirSe o vitra vencer o turco, ele volta a jogar a Champions?
ResponderExcluirSim. Campeão, vice e terceiro lugar tem vaga garantida na Champions
ExcluirNossa que pergunta mais Daann... Não querido, é o último colocado que que disputa a Champions!!! Acorda Alice!!!
ExcluirO campeão e o vice do turco tem vagas automáticas na fase de grupos da Champions, Wanderson. O terceiro colocado tem que jogar um classificatório, como o Vakifbank fez em 2017.
ExcluirTodos os campeões de torneios na Europa tem direito a jogar o torneio e 12 times tem vagas automáticas.
Tem uma exceção dentre esses 12: o vice-campeão italiano não tem vaga na Champions. A vaga é dada ao campeão e ao melhor colocado na fase de grupos. No demais, a regra é geral: 1º, 2º e 3º colocados.
Os 3 Times Turcos estão muito irregular, mesmo o Vitra, não vejo isso tudo, anulando a Boskovic o time acaba, no Fener essas Pontas Reservas e a Libero é muito ruim, muito mesmo..
ResponderExcluirPor que você acha o Vitra irregular? Bem, ele só perdeu para o Fenerbahçe e por 3x2 no turco. Verdade que na Copa Turca ele também caiu.
ExcluirO Eczacibasi tem Larson, Baladin, Adams, boas opções de ataque. E uma levantadora muito habilidosa, Ognjenovic. E como diz aquele ditado, muitas vezes a defesa é o melhor ataque: o sistema defensivo do Vitra é incrível!.
Fener dessa temporada não tem mais muito o que fazer. Vai depender da Polina e das centrais e para usar as ponteiras precisaria de um bom passe, coisa que não tem. Pra próxima temporada o time tem que ir atrás de uma boa líbero, uma boa levantadora turca e uma ótima ponteira de preparação. Não sei como o Fener teve coragem de se desfazer das excelentes Egzi Dilik e da Grothues. A Kim até entendo, pelo caminhão de dinheiro para levá-la à China. Pra próxima temporada poderia ter um elenco equilibrado entre turcas e estrangeiras.
ResponderExcluirTurcas: Dilik, Eda, Babat, Toksoy, Oszoy, Onal, Polen, Merve.
Estrangeiras: Brenda Castillo, Robinson, Polina Rahimova e Natália.
Pra Liga Turca:
Merve
Egzi Dilik
Eda Erdem
Dicle Babat
Natália
Robinson
Polina Rahimova
O time seria mais equilibrado. Em alguns caso, poderia usar a Castillo e no lugar de uma das 3 estrangeiras a Ozsoy ou Onal. Enfim. O certo é que o time terá que ser bem melhor montado que o desse ano.
Eu nunca vi uma ponteira ser tão caçada, fiquei com pena da Çakiroglu. Mas era só substituir ela pela libero reserva pra estabilizar e não tirar toda confiança da jogadora. Acho que errado foi o técnico do que deve ir embora do time ao final dessa temporada.
ResponderExcluirJan De Brandt está de mãos atadas... Tem 6 atacantes de extrema no time e 3 delas estão lesionadas. Não há opção, só sobrou Cakiroglu, Rahimova e Uslupehlivan.
ExcluirEle trocou Rahimova por Daldebeler, mas não fez muita diferença... A Cakiroglu fez a mesma coisa contra o Conegliano, começou passando bem e segurando o passe. Mas coitada, tem que cobrir 50% da quadra e nunca jogou em um time grande assim.