Japão, China e Coreia desistem do Asiático; torneio é adiado e pode ser cancelado

Mais notícias ruins atingiram a Confederação Asiática de Voleibol (AVC) nos últimos dias, quanto à realização do Campeonato Asiático 2021. Inicialmente programado para acontecer a partir de 29 agosto em San Fernando, nas Filipinas, o torneio foi adiado para 24 de outubro. O motivo são os números crescentes dos casos de covid-19 no país sede.

Na verdade, a AVC não sabe sequer se a FIVB autorizará a nova data, já que tudo depende da situação sanitária do país-anfitrião e também da liberação de algumas jogadoras, uma vez que o torneio acontecerá durante a temporada de clubes.

O Asiático já tem um gosto de fracasso desde que o atual campeão, o Japão, e a atual campeão da Copa do Mundo, a China, anunciaram suas retiradas, ambas afirmando temer a pandemia de covid-19. Duas seleções ainda foram barradas pela AVC devido a casos da variante delta, Nepal e Índia foram cortadas. Em seguida, a Indonésia desistiu pelo mesmo motivo. 

Japão e China não participarão do Asiático 2021 (Foto: FIVB)



Agravando ainda mais a situação do torneio, a Coreia do Sul anunciou no início do mês sua retirada do Asiático. Assim, apenas 7 equipes seguem com interesse de disputá-lo: Filipinas, Tailândia, Cazaquistão, Taipé Chinês, Irã, Austrália e Uzbequistão. A AVC já informou que se houver mais duas desistências, cancelará o evento.

Favorita ao título, a seleção da Tailândia dispensou todas as suas jogadoras nesta semana, até que a FIVB confirme ou não a realização do continental.

Vagas para o Mundial

Assim como todos os continentais, o Asiático garante duas vagas no Mundial 2022 para seu campeão e seu vice. No entanto, se for cancelado, as vagas serão consideradas para o Asiático de 2019, classificando Japão e Tailândia.

Japão, China e Coreia têm pouca preocupação com as vagas, uma vez que provavelmente ganharão as vagas do Mundial concedidas às 11 melhores seleções do ranking.

Tailândia dispensou atletas em treinamento nesta semana. Se Asiático for cancelado, elas têm vaga automática (Foto: reprodução/SMM Sports)

Comentários

  1. Não me conformo com Austrália disputar esse campeonato..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem equipes para fazer um campeonato apenas na Oceania.

      Excluir
    2. É estranho, mas não tem pra.onde correr (rs). Como o Madok disse, a Oceania nem tem time suficiente, seria quem além de Nova Zelândia e Papua Nova Guiné...

      Excluir
    3. Tem a seleção de Tonga, Samoa Ocidental, Polinésia...Sou super contra não ter campeonato na Oceania. No basquete tinha até pouco tempo atrás e agora acabaram para juntar com a Àsia

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)