Mais notícias ruins atingiram a Confederação Asiática de Voleibol (AVC) nos últimos dias, quanto à realização do Campeonato Asiático 2021. Inicialmente programado para acontecer a partir de 29 agosto em San Fernando, nas Filipinas, o torneio foi adiado para 24 de outubro. O motivo são os números crescentes dos casos de covid-19 no país sede.
Na verdade, a AVC não sabe sequer se a FIVB autorizará a nova data, já que tudo depende da situação sanitária do país-anfitrião e também da liberação de algumas jogadoras, uma vez que o torneio acontecerá durante a temporada de clubes.
O Asiático já tem um gosto de fracasso desde que o atual campeão, o Japão, e a atual campeão da Copa do Mundo, a China, anunciaram suas retiradas, ambas afirmando temer a pandemia de covid-19. Duas seleções ainda foram barradas pela AVC devido a casos da variante delta, Nepal e Índia foram cortadas. Em seguida, a Indonésia desistiu pelo mesmo motivo.
![]() |
Japão e China não participarão do Asiático 2021 (Foto: FIVB) |
Agravando ainda mais a situação do torneio, a Coreia do Sul anunciou no início do mês sua retirada do Asiático. Assim, apenas 7 equipes seguem com interesse de disputá-lo: Filipinas, Tailândia, Cazaquistão, Taipé Chinês, Irã, Austrália e Uzbequistão. A AVC já informou que se houver mais duas desistências, cancelará o evento.
Favorita ao título, a seleção da Tailândia dispensou todas as suas jogadoras nesta semana, até que a FIVB confirme ou não a realização do continental.
Vagas para o Mundial
Assim como todos os continentais, o Asiático garante duas vagas no Mundial 2022 para seu campeão e seu vice. No entanto, se for cancelado, as vagas serão consideradas para o Asiático de 2019, classificando Japão e Tailândia.
Japão, China e Coreia têm pouca preocupação com as vagas, uma vez que provavelmente ganharão as vagas do Mundial concedidas às 11 melhores seleções do ranking.
![]() |
Tailândia dispensou atletas em treinamento nesta semana. Se Asiático for cancelado, elas têm vaga automática (Foto: reprodução/SMM Sports) |
Não me conformo com Austrália disputar esse campeonato..
ResponderExcluirNão tem equipes para fazer um campeonato apenas na Oceania.
ExcluirÉ estranho, mas não tem pra.onde correr (rs). Como o Madok disse, a Oceania nem tem time suficiente, seria quem além de Nova Zelândia e Papua Nova Guiné...
ExcluirTem a seleção de Tonga, Samoa Ocidental, Polinésia...Sou super contra não ter campeonato na Oceania. No basquete tinha até pouco tempo atrás e agora acabaram para juntar com a Àsia
Excluir