O técnico da Rússia, Sergio Busato, divulgou neste domingo a lista final da Rússia para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A lista não teve grandes surpresas, já que as próprias pré-convocadas para 2021 foram controversas.
A curiosidade é que quem herdou a vaga de Tatiana Kosheleva, ponteira que anunciou aposentadoria da seleção, foi a segunda líbero do time Daria Pilipenko. Assim, a Rússia vai com apenas três ponteiras para Tóquio.
Confira quem são as 12 da Rússia:
Levantadoras: Evgenia Startseva e Polina Matveeva
Opostas: Nataliya Goncharova e Anna Lazareva
Ponteiras: Irina Voronkova, Arina Fedorovtseva e Kseniia Smirnova
Centrais: Irina Fetisova, Irina Zaryazhko e Ekaterina Enina
Líberos: Anna Malova e Daria Pilipenko
![]() |
Pelo segundo ano consecutivo, Rússia vai para Tóquio com apenas 3 ponteiras (Foto: FIVB) |
Cortes e ausências polêmicas
A lista de Busato é questionada desde o início por deixar nomes importantes do Campeonato Russo de fora, como a central Angelina Lazarenko e a ponta-oposta Tatiana Kadochkina.
Após a saída de Kosheleva, as críticas se intensificaram, já que Busato não procurou nenhuma ponteira para substituí-la. A lista era extensa: Yana Shcherban e Natalia Khodunova do Moscow, Mariia Frolova do Yenisei (que também atua como líbero) e Anastasia Bavykina do Proton. Busato preferiu levar uma segunda líbero figurativa.
![]() |
Mariia Frolova foi um dos nomes mais esperados para substituir Ilchenko na seleção (Foto: FIVB) |
Mesmo com apenas três ponteiras, Busato só adicionou a levantadora Tatiana Romanova e as centrais Ekaterina Efimova e Ekaterina Enina ao elenco pós-VNL. Destas, somente Enina conseguiu a classificação.
Romanova ainda se recupera de uma lesão na mão, enquanto a fundamental Ksenia Ilchenko também não está bem a ponto de jogar Tóquio.
Pobre Rússia...
ResponderExcluirNão creio que asegunda líbero seja figurativa. Já que as ponteiras não são passadoras talentosas as líbero s terão que ser muito sobrecarregadas por terem que cobrir a maior parte da quadra.
ResponderExcluirBusato agiu certo em levar 2 líberos, pois se uma líber o se contudir as chances da Rússia cada vez mais diminuem.
A seleção da Argentina é que deve estar adorando essa decadência russa!
ResponderExcluirEu apostaria em Rússia e Japão como eliminados da primeira fase.
ResponderExcluirAnônimo, Japão ficar de fora pra República Dominicana e Coréia do Sul que foi saco de pancadas na VNL? hehehe. Nada a ver. As Dominicanas devem levar o jogo pro tie break no máximo contra as japonesas. Coréia do Sul está enfraquecida sem as irmãs Lee, e Kim já não é a mesma de antes. República Dominicana vive de altos e baixos mas elas sofrem pra vencer. Eu acho que quem fica de fora é Coréia do Sul. Entre Rússia e Turquia tudo pode acontecer.
ResponderExcluirO primeiro problema da Rússia é só contratar técnicos ruins. Com um treinador decente, há sim jogadoras que podem render. Kosheleva nem fará tanta falta, o grande desfalque russo é Ilchenko.
ResponderExcluirSim, concordo. As jogadoras da Rússia não são ruins, as titulares pelo menos. Parubets vai fazer falta, Kosheleva só ia dar prejuízo, seria tipo a Sheilla no Brasil kkk
ExcluirIsso mesmo, continua tirando a Sheilla...você vai ver quando tiver as inversões na seleção brasileira no mata mata e a Rosa Maria der o seu show de pipocagem...vide a final da VNL!
Excluirkkkkkk - As brazucas vão rodar!!! Rindo muito nas madrugadas. kkkkk
ExcluirParem meninas! A Pinkmary pelo menos ataca forte e bloque pega no pé, a SheiLINHA, ameaça a 10km/k fazendo até a péssima da Sylla defender.
ExcluirEsse corte de cabelo da Frolova é lendário.
ResponderExcluirCorte caminhoneira???
ExcluirAcredito que se as Russas jogarem ao máximo, podem sim chegar nas quartas de final e serem eliminadas igual ao que aconteceu na Rio16 kkkkk
ResponderExcluirGoncha e Voronkova detestam as Turcas e Italianas e vão gritar muito na cara, além da Menina Fedorotseva que pode surpreender....
Essa Sapa Frolova foi campeã mundial??? Alguém pode me confirmar??? Pois, tinha uma jogadora com esse "lindo corte" nos mundiais em que a Rússia ganhou com Gamova e Cia, mas não era esse nome.... kkkkkkk
A RUS vai vencer a Turquia!! E se elas pegarem o BRA nas quartas, aumentam as chances. Uma coisa é jogar com motivação numa olimpíada, outra é saber que podem vencer as brazucas e ai sim, jogarem a mil!!!! Bastam marcar as centrais amarelas e no fundo de quadra terá a Malova, excelente libero e a outra libero pode ficar como falsa ponteira p auxiliar a Malova. Não sei se as atacantes terão forças, mas não duvidem das tradicionais russas!!!
ExcluirMuiê, muiê, aumenta a dosagem do teu tarja preta visse, fim.
ExcluirKoshe não fará falta, uma jogadora com 30 anos na cara que só quina.... Não merece ir pra Olimpíada, pois, só aumentaria a quantidade de quinas kkkkkk
ResponderExcluirLembro que as Bernadetes enlouquecidas falavam que a Koshe iria ser tornar uma ótima passadora ao ser treinada pelo Bernardo....virou piada...isso sim....saca na Koshe kkkkkkkk