Rússia: a seleção bagunçada que perde uma líder às vésperas de Tóquio

"Nada está tão ruim que não possa piorar" parece ter virado o lema da seleção feminina da Rússia neste ciclo. Aliás, o problema já começou em 2016, quando a equipe foi totalmente desmontada para o Rio, temendo uma acusação de doping.

Hoje, suspensa, a Rússia faz uma caminhada confusa para Tóquio com um resultado desanimador para seus fãs: foram 5 anos de instabilidade, trocas de técnicos, lesões e fracassos que não dão a mínima perspectiva de um bom resultado olímpico.

No último domingo, a Rússia perdeu uma grande líder: Tatiana Kosheleva anunciou sua aposentadoria. Após disputar a VNL, a ponteira deixou a seleção com um pé na olimpíada. Kosheleva está longe de ser a titular absoluta e poderosa definidora que já foi, mas a verdade é que o grupo do técnico Sergio Busato não carrega muitas opções para essa função. 

Aposentadoria de Tatiana Kosheleva é novo problema para a Rússia de Sergio Busato (Foto: FIVB)


Problema para Busato

O italiano Sergio Busato já afirmou que quer continuar a treinar a seleção russa no próximo ciclo, mas em um país tão exigente, vai ser difícil. O técnico encontrou um sabor de fracasso na VNL 2021, terminando em 8º lugar - atrás da não-olímpica Holanda e da República Dominicana.

Apesar de não estar em seu auge, perder um símbolo como Kosheleva pesa para o italiano. Para piorar, ele fez uma convocação polêmica, deixando de fora nomes importantes e mais experientes na posição de ponteira, como Krotkova (Moscow), Kotikova (ex-Kazan), Kadochkina (Kazan), Frolova (Yenisei) e até mesmo a subestimada Scherban (Moscow). Isso pode custar caro agora!

A Rússia já tem 3 ponteiras praticamente confirmadas: Irina Voronkova, Arina Fedorovtseva e Kseniia Smirnova - nenhuma especialista em passe. A opção mais provável para substituir Kosheleva é a escolha de Daria Pilipenko, líbero que também joga como ponteira. 

Outras 3 jogadoras foram convocadas pós-VNL: a levantadora Romanova (que tinha uma lesão na mão) e as centrais Efimova e Enina.

Ilchenko de fora

Se você ainda espera pelo retorno de Ksenia Ilchenko Parubets, infelizmente é melhor desistir. Principal ponteira de composição do país, Ichenko está recuperada de lesão, mas sendo poupada pela comissão técnica por sua própria segurança. 

Sem condicionamento físico adequado, a ponteira declarou que não vai jogar Tóquio.

Ksenia Ilchenko sofreu lesão em dezembro de 2020 e não se recuperou a tempo dos Jogos (Foto: reprodução)


Comentários

  1. A Rússia tem um time tão ultrapassado e jogando um voleibol tão horroroso que periga perder até para as argentinas e ficarem no último lugar do grupo.

    ResponderExcluir
  2. Kosheleva não faz falta. É tipo a Sheilla e Dani Lins no Brasil. Arina Fedora tá jogando melhor que a Koshe. Agora a Parubets sim, será um grande desfalque da Rússia. A Rússia está decadente desde 2012, mas às vezes jogam bem e fazem jogos duros. Na Copa do Mundo de 2019 Rússia foi bem, fez bons jogos contra os EUA e Brasil e foi bronze ficando na nossa frente. Seria um fracasso as russas caírem na fase de grupos, vamos ver se a tradição vai pesar, mas o máximo que a Rússia pode sonhar hoje em dia é chegar nas quartas mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Cada Competicao as Seleções Russas vem com Ponteiros diferentes, e nenhum se firmam...

    ResponderExcluir
  4. A Rússia deverá passar para as quartas e ser eliminada igual aconteceu na Rio16!!
    A Koshe não irá fazer falta, pois, com 30 anos na cara ainda não sabe passar!!! Até hoje espero sentada que ela iria se tornar uma ótima passadora ao jogar no Rio com o Bernardo.... kkkkkkkkk Foi uma piada só!!!
    Essa Jovem Federotseva, se for bem treinada pode chegar a ser uma nova Sokolova, porque, com 17 anos, já passa melhor que a Koshe e a Voronkova juntas, além de atacar bem, saltar, ser alta e leve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ser muito otimista para achar que a Rússia se classifica para as quartas, e se a Argentina jogar arrumadinha como aquela Argentina que venceu 2 vezes o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, vai ganhar da Rússia também e deixar as russas na lanterna do grupo.

      Excluir
    2. A Rússia se jogar o básico, ou seja, seu feijão com arroz, vence sim a Argentina e pode aprontar pra cima das Sapas Turcas ou da Itália!! Goncha e Voronkova não gostam delas e vão gritar muito na cara kkkkk

      Excluir
  5. A Tana Shcherban não poderia ocupar uma das vagas de ponta na Rússia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O surto, meu pai!

      Excluir
    2. A Schcherban jogou a beça na final pelo Moscou. Muito mais que a Goncharova. Ela, Natalia e Enina seguraram, e na hora que pesou onde estava a Goncharova??? Mas acredito que ela nem esteja mais muito interessada na seleção assim como a Kosheleva. Sabem que a Rússia não tem chance alguma.

      Excluir
    3. SEM Gamova, Sokolova, as jogadoras Kosheleva, Goncharova perderam o interesse. A seleção perdeu a competitividade. Troca de técnicos, trocas de jogadoras. As centrais n aumentaram o nível. Russas tem chances nas quartas se pegarem o Brasil.

      Excluir
  6. A única saída do Busato é ir pra Tóquio com 2 Líberos: Daria Pilipenko e Anna Podkopaeva.
    E elas jogarem se revezando para cobrir o fundo de quadra, e se por acaso a Rússia perder alguma líbero por lesão, aí é que a vaca vai pro brejo mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Se der ruim pra Voronkova ou Fedorovtseva, ele pode deslocar Goncharova pra entrada e escalar Lazareva na saída. Sei que a Goncha não gosta de jogar de ponta, mas já jogou assim e na hora da necessidade vale tudo.

    ResponderExcluir
  8. Resumindo: estão lascados!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse Italiano Busato, que nunca foi técnico de nada!! estragou a Rússia!!!!! Como a federação russa aceitou ele no comando???? Eles tem jogadoras, tem material para escolher e ainda assim esse técnico fajuto não soube selecionar. Um técnico que fica rindo durante as orientações é péssimo!!! Agora é esperar que as russas joguem no seu máximo!!! Acredito que a camisa pode ajudar. A camisa pesa!! e as adversarias entram com um frio na barriga!!! A Malova estar em excelente forma e se ela joga e defende, acaba chamando o time. Saudades de quando Gamova entrava nos jogos e atacava berrando na cara das amarelas!!! Mas em Tokyo, as russas irão passar de fase sim. E, quanto as levantadoras espero que a Romanova seja a escolhida, mas o Buzato, com cara de palhaço, talvez erre de novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bixa, a 100ora é louca. A romanova é péssima, é uma Dani lins em fim de carreira. Startseva dopada ainda joga melhor.

      Excluir
    2. Starteseva já estar confirmada, claro! A outra vaga estar em aberto e o ideal seria a Romanova ( ser escolhida na 2ª vaga) mas pode ser que ele escolha a Matveeva ( que n se parece com russas fisicamente e ja estar entrosada com as jovens debutantes nos jogos) ). E levar a outra libero que também jogará de ponteira. Para as russas o ideal é pegar as amarelas nas quartas de finais.

      Excluir
  10. Achei super estranha essa desistência da Kosheleva. Ela queria jogar apenas a VNL? Desistir de uma Olimpíada assim? Fiquei pensando se não ocorreu algo que a desagradeu ou algum desentendimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)