A situação do italiano VBC Epiu Casalmaggiore quanto à covid-19 é uma das mais graves no voleibol feminino atualmente. Nesta sexta-feira (19), o comitê executivo da LVF (Lega Volley Femminile) se reuniu e decidiu adiar as partidas do time rosa, depois que oito membros testaram positivo para a doença.
O adiamento parecia óbvio, mas não é. O regulamento do Campeonato Italiano determina a possibilidade de adiamento de jogos por covid-19 apenas durante a fase de classificação, mas isso não está previsto nos playoffs. O mesmo regulamento determina o fim do Italiano em abril, em consonância com os calendários europeus e de seleções.
Para que isso aconteça, todos os jogos das quartas de final devem ser obrigatoriamente realizados até 28 de março. Ou seja, Casalmggiore e Chieri devem se enfrentar duas vezes em menos de nove dias.
 |
Casalmaggiore da oposta brasileira Rosamaria Montibeller luta contra covid e contra o tempo para jogar playoffs do Italiano (Foto: divulgação/Casalmaggiore) |
Isso seria perfeitamente possível em condições normais, mas toda jogadora infectada com a doença deve cumprir isolamento de 14 dias desde detectada a infecção, sendo que 5 das 11 jogadoras de Casalmaggiore testaram positivo para a doença e as outras seis seguem treinando (nomes não são divulgados).
Se até a data limite o time rosa não apresentar pelo menos um elenco básico de sete jogadoras, o jogo será considerado um 0-3 para Casalmaggiore. Lembrando que são dois jogos e duas possibilidades de que isso aconteça.
É uma corrida contra o tempo que exclui treinamento e preparo para lutar contra o bom e surpreendente Chieri. Com todo respeito a Casalmaggiore, sua eliminação dentro deste quadro já é praticamente óbvia.
Que pena o Casal terminar a temporada assim. Acho que nem vale a pena jogar nessas condições mesmo que o time corra absurdamente e consiga completar as 7 atletas necessárias para entrar em quadra. E faz sentido acabar o Italiano até o fim de abril, pois dia 1º de maio tem a final da Champions e as atletas merecem alguns dias de descanso após essa temporada atípica de clubes até o começo da Liga das Nações.
ResponderExcluirFoi feito o óbvio em passar o F4 da SL pra Saquarema. Porém, semi e final serão muito puxadas para as atletas com apenas um dia de descanso entre os jogos.
ResponderExcluirSemi: 26, 28 e 30 de março;
Final: 2, 4 e 6 de abril.
Espero que ninguém se lesione já pensando na Olimpíada.
Espero tbm que ngm pegue o vírus maldito antes de entrar em Saquarema.
ExcluirNão fará diferença jogar ou não. Se for WO será um 3x0, e em quadra não fugiria disso, talvez um 3x1 com muita sorte do Casalmagiore.
Excluir