O drama de Casalmaggiore: covid pode levar time rosa a WO nos playoffs do Italiano

A situação do italiano VBC Epiu Casalmaggiore quanto à covid-19 é uma das mais graves no voleibol feminino atualmente. Nesta sexta-feira (19), o comitê executivo da LVF (Lega Volley Femminile) se reuniu e decidiu adiar as partidas do time rosa, depois que oito membros testaram positivo para a doença. 

O adiamento parecia óbvio, mas não é. O regulamento do Campeonato Italiano determina a possibilidade de adiamento de jogos por covid-19 apenas durante a fase de classificação, mas isso não está previsto nos playoffs. O mesmo regulamento determina o fim do Italiano em abril, em consonância com os calendários europeus e de seleções. 

Para que isso aconteça, todos os jogos das quartas de final devem ser obrigatoriamente realizados até 28 de março. Ou seja, Casalmggiore e Chieri devem se enfrentar duas vezes em menos de nove dias.

Casalmaggiore da oposta brasileira Rosamaria Montibeller luta contra covid e contra o tempo para jogar playoffs do Italiano (Foto: divulgação/Casalmaggiore)



Isso seria perfeitamente possível em condições normais, mas toda jogadora infectada com a doença deve cumprir isolamento de 14 dias desde detectada a infecção, sendo que 5 das 11 jogadoras de Casalmaggiore testaram positivo para a doença e as outras seis seguem treinando (nomes não são divulgados).

Se até a data limite o time rosa não apresentar pelo menos um elenco básico de sete jogadoras, o jogo será considerado um 0-3 para Casalmaggiore. Lembrando que são dois jogos e duas possibilidades de que isso aconteça. 

É uma corrida contra o tempo que exclui treinamento e preparo para lutar contra o bom e surpreendente Chieri. Com todo respeito a Casalmaggiore, sua eliminação dentro deste quadro já é praticamente óbvia.

Comentários

  1. Que pena o Casal terminar a temporada assim. Acho que nem vale a pena jogar nessas condições mesmo que o time corra absurdamente e consiga completar as 7 atletas necessárias para entrar em quadra. E faz sentido acabar o Italiano até o fim de abril, pois dia 1º de maio tem a final da Champions e as atletas merecem alguns dias de descanso após essa temporada atípica de clubes até o começo da Liga das Nações.

    ResponderExcluir
  2. Foi feito o óbvio em passar o F4 da SL pra Saquarema. Porém, semi e final serão muito puxadas para as atletas com apenas um dia de descanso entre os jogos.

    Semi: 26, 28 e 30 de março;
    Final: 2, 4 e 6 de abril.

    Espero que ninguém se lesione já pensando na Olimpíada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero tbm que ngm pegue o vírus maldito antes de entrar em Saquarema.

      Excluir
    2. Não fará diferença jogar ou não. Se for WO será um 3x0, e em quadra não fugiria disso, talvez um 3x1 com muita sorte do Casalmagiore.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)