Os semifinalistas do Campeonato Japonês entraram em quadra nesta madrugada para decidir a grande final deste domingo (26). O JT Marvelous e Okayama Seagulls decidirão o título do Japonês.
O JT teve a segunda melhor campanha da fase classificatória e enfrentou o surpreendente Ageo Medics na semifinal. E foi sem sustos: as favoritas atropelaram o time de Saitama por 3 sets a 0 (25-16, 25-18 e 25-22). O destaque, como já era esperado, ficou por conta da oposta americana Annie Drews, dona de 23 pontos e 53% de aproveitamento nos ataques.
Pelo Ageo, a croata Katarina Barun fez 17, com 41% de aproveitamento, seguida da filipina Alyja Santiago, que marcou 11. Quem jogou bem mal foi uma das favoritas da técnica Kumi Nakada à corrida para a olimpíada, a levantadora Koyomi Tominaga, que foi para o banco ainda no primeiro set.
![]() |
JT Marvelous bateu Ageo Medics com facilidade e foi à final (Foto: reprodução/Instagram) |
Falando em levantadora, Haruka Miyashita pode comemorar: o Okayama Seagulls derrubou o favorito ao título Denso Airybees por 3 sets a 2 (24-26, 25-14, 19-25, 23-25 e 17-5) em um jogo comandado pelas gaivotas. O Okayama foi irregular, mesmo porque é conhecido por ser mais um excelente defensor do que atacantes. Mas a ponteira Syuka Kaneda fez bonito no fundamento e marcou 28 pontos para as gaivotas.
A derrota com certeza não veio por causa de Sinead Jack, que saiu de quadra com 23 pontos e pontuou em 20 dos 44 levantamentos que recebeu. O aproveitamento de 45% para uma central é baixo, mas precisamos considerar que a levantadora Kanami Tashiro (outra da seleção) força muito o jogo pelo meio e principalmente na china atrás. Mas o Denso sentiu falta de outra atacante, a ponteira Yurie Nabeya marcou apenas 12 pontos, 25% de aproveitamento.
![]() |
Okayama Seagulls (de azul) vibram em contraste com a decepção do Denso (Foto: reprodução/Instagram) |
JT Marvelous x Okayama Seagulls - o retrospecto
Por coincidência, JT e Okayama se enfrentaram exatamente há uma semana atrás, durante a última rodada do Final 8. O resultado é animador para o JT, que venceu por 3 sets a 0, mas com parciais apertadas de 25x23 e 27x25.
Este jogo ainda foi o melhor de Drews no Final 8, a americana fez 33 ponto. Já Kaneda, destaque de hoje, fez apenas 8 e a maior pontuadora das gaivotas no domingo passado foi a oposta Sanae Watanabe com 12.
![]() |
Miyashita levanta durante único confronto de seu Okayama contra o JT na temporada. A equipe de Drews venceu por 3 a 0 (Foto: Magutsuki) |
Esse campeonato japonês, mesmo cheio de anãs e com apenas uma estrangeira, parece ser bem mais interessante que aquele horroroso campeonato chinês.
ResponderExcluirCheio de rally! Levantamentos impecáveis, jogadas extremamente velozes e defesas super apuradas. Técnica não falta nesse campeonato japonês.
Excluir