República Dominicana conquista a última vaga para Tóquio e fecha grupos olímpicos

Está definida a última vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020, sem surpresa nenhuma: a República Dominicana domina a Norceca e vence o qualificatório continental por 3 vitórias em 3 jogos. Mas não foi fácil, a campanha dominicana foi de construção: uma surpresa amarga em um 3 a 2 contra o México, dificuldade em um 3 a 1 contra o Canadá e o seu melhor jogo foi contra o adversário mais difícil, 3 a 0 (25-20, 25-18 e 25-15) sobre Porto Rico. 

Bethania De La Cruz e Brayelin Martinez comandaram a vitória com 16 e 15 pontos respectivamente, enquanto Daly Santana fez 11 por Porto Rico. É a terceira olimpíada na história da República Dominicana e seu retorno depois de um ciclo de fora (em uma atitude controversa da FIVB, criando uma espécie de repescagem).

República Dominicana do técnico brasileiro Marcos Kwiek é a última classificada para Tóquio (Foto: FIVB)

Grupos definidos!

Agora não resta dúvidas, os grupos estão formados:

Grupo A: Japão (sede), Sérvia (3º), Brasil (4º), Coreia (9º), República Dominicana (10º)  e Quênia (19º)
Grupo B: China (1º), Estados Unidos (2º), Rússia (5º), Itália (8º), Argentina (11º) e Turquia (12º).

Lembrando que a classificação é feita pelo sistema de serpentina, na seguinte ordem: 
- sede no Grupo A; 
- 1º (China) e 2º (EUA) melhores do ranking no Grupo B; 
- 3º (Sérvia) e 4º (Brasil) no A; 
- 5º (Rússia) e 6º (Itália) no B;
- 7º (Coreia) e 8º (Dominicana) no A;
- 9º (Argentina) e 10º (Turquia) no B;
- 11º (Quênia) no A.

República Dominicana cai em grupo mais fácil, mas ainda terá adversários como Sérvia e Brasil pela frente (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Bom, com base no ranking e na ordem dos jogos da última olimpíada, o caminho do Brasil deverá ser o seguinte:
    Brasil x Coreia do Sul
    Brasil x Sérvia
    Brasil x Rep Dominicana
    Brasil x Japão
    Brasil x Quênia
    Gostei, os primeiros jogos serão para pegar ritmo e podemos rodar o time no ultimo jogo antes das quartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para saber ainda a sequencia dos jogos. O time da casa em geral pode alterar a sequência dos jogos

      Excluir
    2. Tbm acho, último anônimo. Ainda mais se tratando de Japão que tem esquemas escusos com a FIVB há anos.

      Excluir
    3. É OBRIGAÇÃO do ZRG colocar TODAS as reservas para jogar contra o Quênia.

      Excluir
  2. Gustavo, é verdade q se caso a Rússia jogue sobre bandeira neutra eles vão ser considerados os piores ranqueados sendo obrigados a jogar no grupo do Japão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QQQQQQQQ

      Onde vc viu isso?

      Excluir
    2. Não sei, amigo. Sinceramente, já pensei sobre isso e faz sentido, já que a "bandeira neutra" não existe no ranking da FIVB. Seria uma mexida e tanto!

      Excluir
  3. De 10 qualis, só Canadá e RDOM aproveitaram o fato de ser sede. Por coincidência, os dois são da NORCECA. Isso pq Canadá teve que virar completamente o jogo decisivo contra Cuba ontem.

    ResponderExcluir
  4. No masculino BRA - FRA e USA novamente no mesmo grupo. Em 2016 no Rio essas equipes formaram o grupo da morte ainda com ITA - CAN e MEX. Em Tokyo a RUS - BRA - FRA - USA - ARG e Tunisia em grupo também da morte; duelam por 4 vagas para a fase seguinte. Jogos sensacionais e eletrizantes. RUS x BRA - Rússia completa. BRA x USA - FRA x BRA - O BRA terá Leal,mas outros 2 supercubanos estão no páreo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "RUS x BRA - Rússia completa" = virada épica do Brasil no Mundial 2018 hohoho.

      Excluir
  5. Alguém pode me explicar como a Porto Rico se classificou para a Rio 2016 e as dominicanas não ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No classificatório para 2016, os EUA não conseguiu a vaga na Copa do mundo de 2015, como geralmente acontece. Logo, foi empurrado para a disputa da vaga na NORCECA e acabou vencendo e garantindo a vaga. A Rep. Dominicana ficou em segundo e Porto Rico em terceiro. Assim, a FIVB acabou criando dois tipos de disputa a vagas, o qualificatório Mundial e o Intercontinental. No mundial eram 3 vagas (os segundos lugares de cada pré olímpico e mais alguns times incluídos pela FIVB {na verdade o pre olímpico asiático foi feito dentro desse campeonato e a equipe melhor classificada asiática ficaria com a vaga}). Os times que disputavam as vagas eram o Japão, Cazaquistão, Itália, Coreia, Holanda, Peru, Tailândia e a Rep Dominicana. O torneio acabou vencido pela Itália, Holanda em segundo e Japão em terceiro. Como o Japão que garantiu a vaga pelo Asiático, a outra vaga foi para o 4lugar que foi a Coreia.A Republica Dominicana ficou em sétimo. No qualificatório Intercontinental as seleções que disputaram foram, Argélia, Porto Rico, Colômbia e Quênia. A disputa era de 1 vaga e ficou com Porto Rico e assim ele foi ao Rio 2016.

      Excluir
    2. O intercontinental foi disputado pelo terceiros colocados dos pré olimpicos****
      Por isso que Porto Rico disputou. Faltou essa informação

      Excluir
    3. Foram feitos dois torneios qualificatórios mundiais. O primeiro contou com a sede Japão, os 3 times asiáticos mais bem rankeados (Coreia do Sul, Tailândia e Cazaquistão), 2º e 3º lugares do qualificatório europeu (Holanda e Itália) e os 2ºs lugares dos qualificatórios da América (RDOM e Peru). Ou seja, foram 8 seleções que lutaram por 4 vagas olímpicas. Quem se classificou para a Rio foram Itália, Holanda, Japão e Coreia do Sul.

      O segundo contou com 2º e 3º lugares do quali africano (Egito e Quênia) e os 3ºs dos qualis da América (Porto Rico e Colômbia). Acabou que Egito desistiu de participar do torneio e acabou substituído pela Algéria, 4ª colocada no quali africano. Porto Rico sediou esse campeonato e ganhou a vaga para a Rio 2016.

      Horrível e injusto esse formato antigo. O atual é muito melhor.

      Excluir
    4. Horrível e injusto esse formato antigo²

      Sem contar que as dominicanas foram muito honestas em não perder para Porto Rico no quali da Norceca e por isso torci muito por elas.

      Excluir
  6. Eu amo a Gunes e a Ozbay no clube, na verdade eu torço pro Vakif por causa delas da Zhu que saiu mas eu tenho ranço delas na selecção, vai entender kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas esquizofrênicas que gritam feito umas gralhas, ridículas. Vão levar um couro em Tóquio para virarem gente.

      Excluir
    2. elas gritam muito sim mas eu amo elas e não podemos negar que são boas jogadoras e que fazem uma boa dupla, Gunes desde que veio da base do Vakif pegou a vaga de titular da Akman.
      A Gunes e a Yuan são as melhores centrais dessa nova geração não podemos negar

      Excluir
    3. Acrescente Ogbogu e o trio de centrais mundial está formado.

      Excluir
    4. Ogbogu muito mediana

      Excluir
    5. pra mim as 3 melhores são Gunes, Yuan e Danesi

      Excluir
    6. Tomou seu tarja preta hj?

      Excluir
    7. Ogbogu muito mediana, Danesi muito melhor que ela no ataque.

      Excluir
  7. Oi pessoal, Cuba não poderia ter disputado o quali no feminino?
    Não há time pra isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba tinha se classificado para disputar um dos qualis intercontinentais em agosto, mas desistiu de participar. Quem ficou com a vaga foi a Polônia, seleção subsequente no ranking da FIVB. Acabou que a Polônia sediou um desses qualis, mas quem ficou com a vaga na ocasião foi a Sérvia.

      Excluir
    2. Na verdade Cuba ficou em quinto no torneio da Nordeca e não pode sequer qualificar para os pré olímpicos continentais.

      Excluir
    3. Cuba ficou em 6º* no torneio da NORCECA. RDOM se classificou para o quali continental ficando em 2º na Copa dos Campeões da NORCECA disputada em agosto nos EUA. Porém, isso não muda o fato de que Cuba desistiu de participar do quali intercontinental.

      Excluir
  8. Quem vai para as quartas entre:

    China, EUA, Rússia, Itália e Turquia / Japão, Sérvia, Brasil, Coreia do Sul e RDOM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo voleibol apresentado no grupo B, com certeza passam: Itália, China e EUA, dúvida é Turquia ou Russia, aposto em Turquia classificado pelo nível do treinador.

      Grupo A, Brasil, Servia e a dúvida é Coreia, Republica Dominicana e Japão, Coreia tem bom treinador e espetacular Kim, Japão tem o fator casa que pode ser bom ou ruim, e Dominicana é de lua.

      Excluir
    2. Levantando em consideração o comando técnico turco, a TUR passa, mas o histórico e a tradição da Rússia é lendária. Jamais russas ficaram eliminadas na fase classificatória. Pelo retrospecto, pelo histórico a RUS vai se classificar. E ai nas quartas de finais, há reais chances de um Brasil x Rússia. A RUS tem condições de tirar pontos da CHI - USA e ITA e pode até vencer essa seleções. As jogadoras tem condições, porém o staff russo é fraco. Em 2012 um técnico desajustado mentalmente - com problemas graves no psicológico - acabou contribuindo para a derrota russa nas quartas de final - omisso e sem poder de ação no 4 set e no tie break- Russia, então favorita, liderava o jogo com sobras no 4º set e teve na jogadora Sokolova a função de técnica-jogadora dentro da quadra. É extremamente importante o comando técnico - mas hoje temos o Challenge que ajuda muito nas bolas duvidosas! E o staff tem que conversar e ouvir todos os integrantes da comissão. Russas vem com Kosheleva; Goncharova; Fetisova; Voronkova;Malova e Starteseva; Koroleva como titulares. Resta saber como ficará a composição final. É uma seleção de forte bloqueio e elas tem algumas novatas em Olimpíadas.

      Excluir
    3. Esse fã das russas é hilario
      Migo, essa seleçao morreu e esqueceram de enterrar

      Excluir
  9. Agora já entendo pq o Guidetti insiste tanto na Akoz kkk o que essa libero defende não é brincadeira, mas mesmo assim a Orge e mais completa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ele não convoca a Örge porque ela é do Vakif, e já tem muitas jogadoras desse clube na seleção: Ozbay, Gunes, Karakurt, Ismailoglu, e até recentemente a Akman

      Excluir
    2. Acho que não hein? O Guidetti não tem esse tipo de problemas ele convoca quem ele quer e pronto, li num site que eles brigaram mas não sei se é verdade

      Excluir
    3. O Guidetti gosta de uma panelinha, a libero reserva do pre-olímpico e uma das ponteiras são da base do Vakif, ele se quiser convoca o elenco todo do Vakif tirando as estrangeiras kkkk

      Excluir
  10. Como ficaram os grupos no Masculino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, ngm dá bola pro masculino. Pessoal aqui só quer saber da mulherada, hein

      #safados

      Excluir
    2. A- JAPÃO, POLÔNIA, ITÁLIA, IRÃ, CANADÁ, VENEZUELA
      B- BRASIL, EUA, RUSSOS SEM DOPING, ARGENTINA, FRANÇA, TUNÍSIA

      Excluir
    3. Karáglio.... que "conhecidência" hahaha. Muito igual ao feminino. Um grupo só com 2 fortes e outro com 4 e um 1 correndo por fora (ao menos no papel e na tradição!!!)

      Acho essa a mais imprevisível de todas Olimpíadas. Ainda que haja favoritos, são muitos times capazes de levar o ouro.

      Excluir
    4. MASCULINO- BRASIL, POLONIA, RUSSIA (SE FOR COMPLETA, MAS ACHO QUE HAVERÁ BAIXAS), EUA, FRANÇA, ITÁLIA, NESSA ORDEM, SÃO AS SELEÇÕES EM BUSCA DO TÍTULO.

      FEMININO - CHINA, BRASIL, SÉRVIA, ITÁLIA, EUA, TURQUIA, NESSA ORDEM, DISPUTAM O TÍTULO EM TOKYO.

      Excluir
    5. Amigo, forçou a barra colocar que Turquia disputa título rsrsrs

      Excluir
    6. Quem são as possíveis baixas da Rússia e por quais razões?

      Excluir
    7. Tetyukhin vai ser convocado ? rsrsrs

      Excluir
    8. A Wada só vai permitir a participação dos atletas que não tiverem nenhum histórico que possa envolvê-lo em ocultação de doping. Apostaria que Muserskiy e Startseva não passem por essa triagem. Enfim, a aguardar. Fato é que a velha história de a Rússia crescer em Olimpíadas tinha um motivo não muito nobre.

      Excluir
  11. Sérvia, Brasil, RDOM e Japão devem passar no A, a surpresa pode ser a Coreia.
    China, Itália, EUA e Russia no B, a surpresa pode ser a Turquia.

    Daí pra frente tudo pode acontecer. Favoritos quase sempre são destronados em olimpíadas no volei, sobretudo no feminino, como já foi o caso de Brasil, Russia, China.

    É importante o Zé definir logo o grupo e ir dando rodagem às reservas pra que o entrosamento seja rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o grupo está quase todo definido. Restam 3 vagas.
      Passaporte carimbado- Macris e Fabíola. Nathalia, Gabi e Garay. Tandara. Thaísa e Fabiana. Brait.
      Vagas em disputa-
      1- Jaque x Amanda x Drussyla.
      2-Gattaz x Juciely x Mara x Bia.
      3- Lorenne x Sheilla.

      Excluir
    2. levando em consideracao que a Gattaz nao voltaria a seleção, eu levaria a Jucy, eh mais efetiva no ataque do que a Bia, Carol e Mara.

      Excluir
    3. Pra ser sincero, só a Thaísa tá melhor do que a Jucy na média entre bloco e ataque. Agora eu gostaria de ter essa confiança de voces em relação ao Zé levar a Macris, tenho quase certeza que serão Pani Lins e a pastora Fabíola de Belém.

      Excluir
  12. Morto que existe um filme chinês sobre a seleção chinesa de voleibol feminina, Lang Ping interpretada por uma atriz e com a participação da nossa ganhadora do Oscar Dramaline Endres. Alguém já ouviu falar ou sabe onde encontrar?
    Vi o trailer no YouTube, mas está tudo em chinês. SCRR!!!

    ResponderExcluir
  13. Povo aqui já querendo cravar a seleção campeã olímpica, não aprenderam ainda que em olimpíadas tudo pode acontecer?????? Qualquer uma dessas seleções, eu disse QUALQUER UMA pode levar o título entre: China, Eua, Brasil, Sérvia, Itália, Rússia e Turquia.... DUVIDO MUITO que Japão, Coréia e República Dominica levem, e essa POSSIBILIDADE NÃO EXISTE para Argentina e Quênia.... FIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte, "Rússia" não tem chance alguma, já era faz tempo. Forçando a barra até dá pra engolir o resto.

      Excluir
  14. Último anônimo arrasou!!!!

    ResponderExcluir
  15. crise financeira e técnica na federação holandesa de volley com o fracasso das Oranges no pré-olímpico europeu https://www.ivolleymagazine.it/2020/01/13/pallavolo-estero-olanda-un-fallimento-tecnico-e-finanziario/

    ResponderExcluir
  16. Concordo 100% com quem diz que tudo pode acontecer nas Olimpíadas e que está cedo para cravar confrontos, mas também é certo que há sim seleções favoritas considerando o histórico de desempenho.

    Para mim, Sérvia e China estão no mais alto patamar e são as francas favoritas, com Itália, EUA e Brasil no segundo degrau e com chances reais de se sagrarem campeãs. Turquia pode medalhar pois tem um ótimo técnico e um bom conjunto, mas tem muita seleção mais forte pelo caminho. Já a Rússia, pelo que vem apresentando, colocaria no mesmo balaio de República Dominicana e Japão, que considero improvável, mas não impossível, de subirem ao pódio. As outras três seleções, sinceramente, não boto fé.

    Quanto ao Brasil, diria que estão abertas apenas as vagas de segunda levantadora (Fabíola ou Dani e, menos provavelmente, Roberta); quarta ponteira (Amanda ou Jaque, com Drussyla fora do baralho pelo que vem apresentando) e oposta reserva (Sheilla, Lorenne ou Rosa – isso se o ZRG não for rancoroso e "perdoar" o pedido de dispensa da Rosa).

    No mais, diria que Macris, Tandara, Natália, Gabi, Garay, Thaísa, Fabiana, Bia e Brait estarão nas Olimpíadas e, gostando ou não, nos resta aceitar. rs

    ResponderExcluir
  17. Quero Dominicanas e Turcas tombadas já na primeira fase!!! O Brasil se jogar tudo o que sabem, acredito que possam chegar na semifinal e brigar por um bronze,,, hoje colocaria Servia e China na final,,, desde que ambas estejam com força máxima!!!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria que esse povo que crava a Macris 100% em Tóquio me falasse que tipo de intimidade têm com o Zé Roberto kkkk.
    O mais provável é o Zé levar a Dani e Fabiola do que Macris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que venho falando aqui faz tempo. Esse povo parece que não conhece o Zé, ele não levará a Macris para Tóquio de maneira alguma. Quem viver verá a maior polêmica dos últimos anos no vôlei quando o Zé não levar a Macris. Já imagino aqueles comentaristas nogentos defendendo o Zé, tentando Justificar o injustificável.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)