Nunca: essa é uma resposta que pode ser dada à pergunta "quantas vezes o Galatasaray venceu a CEV Cup?". O time turco ficou em 4º lugar em 8 das 10 últimas vezes que disputou o Campeonato Turco e desde 2014 (excedendo 2017) é presença constante no torneio. Mas nunca venceu e seus melhores resultados foram em 2012 e 2016, quando jogou a final. E nem vai jogar nesta temporada.
![]() |
Chemik Police comemora vitória sobre o Galatasaray (Foto: CEV) |
Isso porque o Chemik Police, hoje longe daqueles grandes investimentos do passado, bateu o rival turco por 2 jogos a 0, eliminando uma das equipes favoritas ao título. Essa é a primeira vez que o Police disputa a competição, já que fracassou no Polonês na temporada passada, ficando em 4º lugar.
Em casa o Police já havia dado as cartas no último dia 04, quando bateu o rival por 3 sets a 1 (25-20, 17-25, 25-19, 27-25), em uma atuação grandiosa da cubana Wilma Salas no ataque, com 23 pontos. A cubana pontuou literalmente em metade das bolas que recebeu, um total de 20 pontos em 40 levantamentos. A compatriota e oposta Silva não ficou tão por trás, fez 20 pontos, 17 de ataque, 49% de aproveitamento.
E olha que o Galata nem foi tão mal, mas a distribuição de Akin foi sofrível. Enchendo Rykhliuk de bolas, nem percebeu que sua ponteira Vasilantonaki estava mais efetiva, saindo da partida com 57% de aproveitamento, mas não recebendo nem metade das bolas que a ucraniana.
![]() |
Excessivamente acionada, Rykhliuk não conseguiu ter bom desempenho (Foto: CEV) |
Então, o Police foi ontem (17) a Istambul precisando vencer apenas dois sets. Marcando bem as cubanas e com Rykhliuk quase imparável, as polonesas encontraram um caminho bem duro. O Galata fez 2x1, então o quarto set foi decisivo: se o Police vencesse, eliminava as rivais. Novamente a levantadora Akin falhou... Rykhliuk recebeu a maioria das bolas (19), enquanto Vasilantonaki recebeu apenas 6. A ucraniana é constantemente a maior pontuadora, mas é a grega que tem melhor aproveitamento.
Sem piedade, Salas comandou a virada de set polonesa, empatando a partida e eliminando o Galata. Mas dois outros nomes precisam ser citados: é incrível como Medrzyk vem crescendo. No quarto e decisivo set, a ponteira foi a única jogadora de linha a passar, deixando Salas livre para o ataque. Ela também teve a mesma pontuação de Silva, 16 pontos, e aproveitamento de 54%, enquanto as cubanas tiveram 36%. Medrzyk foi o trunfo de outra estrela: a levantadora Plesnerowicz (Kowalewska). Incrível como a Polônia lança grandes levantadoras!
No quinto set, que não valia mais nada, os dois times usaram algumas reservas e mesmo assim o Chemik Police venceu por 3 sets a 2 (19-25, 25-18, 19-25, 25-23, 15-12).
![]() |
IMPIEDOSA: Wilma Salas foi a maior pontuadora da série com 40 pontos em dois jogos (Foto: CEV) |
Outros jogos
O returno da primeira fase da CEV Cup ainda acaba amanhã (19), mas já temos alguns times classificados para as oitavas de final. Confira os confrontos:
Chemik Police (Polônia) x La Laguna (Espanha)
Nyíregyháza (Hungria) x Zagreb ou Kastela
Volero Le Cannet (França) x Dundigen (Suíça)
Jedintsovo (Bósnia) x Minsk (Bielorrússia)
Schwerin (Alemanha) x Hameelinna (Finlândia)
Ostende ou Nova Gorica x Prostejov ou Beren
Rzeszow (Polônia) x Busto Arsizio ou Olomouc
Kazan (Rússia) x Orbita ZNU ou Monza
![]() |
O polonês Rzeszow e o francês Mulhouse fizeram duelo de onze sets até decidir o vencedor, batalha que o Rzeszow levou no golden set (Foto: CEV) |
O Orbita ZNU não é clasificado, joga amanhà com Monza que jà ganhou 3-0 a primera.
ResponderExcluirOpa, esqueci de por o Monza. Obg =]
ExcluirO Oostende já passou; fez 2 jogos a 0 contra o Nova Gorica. O Minsk também passou. Ganhou ontem do Neuchatel no golden set. Hoje decidem as outras 4 vagas: Busto Arsizio x Olomuc, Prostejov x Beren, Zagreb x Castela e Monza x Zhaporizhya.
ResponderExcluirÉ porque eu fiz o post antes do fim dos jogos ^^"
ExcluirTá certo Gustavo. Só dei uma atualizada.
ExcluirOs últimos quatro classificados foram Busto Arsizio, Beren, Zagreb e Monza. Confrontos das oitavas: Dinamo Kazan x Monza; Busto Arsizio x Rzeszow; Oostende x Beren; Hamennlinna x Shcweriner; Nyíregyháza x Zagreb; Chemic Police x La Laguna; Minsk x Brcko e Le Cannet x Dundingen
ResponderExcluirKazan-Monza tiveram muita má sorte. Podia ser uma final!
Excluir