Chemik Police surpreende e elimina Galatasaray da CEV Cup

Nunca: essa é uma resposta que pode ser dada à pergunta "quantas vezes o Galatasaray venceu a CEV Cup?". O time turco ficou em 4º lugar em 8 das 10 últimas vezes que disputou o Campeonato Turco e desde 2014 (excedendo 2017) é presença constante no torneio. Mas nunca venceu e seus melhores resultados foram em 2012 e 2016, quando jogou a final. E nem vai jogar nesta temporada.

Chemik Police comemora vitória sobre o Galatasaray (Foto: CEV)


Isso porque o Chemik Police, hoje longe daqueles grandes investimentos do passado, bateu o rival turco por 2 jogos a 0, eliminando uma das equipes favoritas ao título. Essa é a primeira vez que o Police disputa a competição, já que fracassou no Polonês na temporada passada, ficando em 4º lugar. 

Em casa o Police já havia dado as cartas no último dia 04, quando bateu o rival por 3 sets a 1 (25-20, 17-25, 25-19, 27-25), em uma atuação grandiosa da cubana Wilma Salas no ataque, com 23 pontos. A cubana pontuou literalmente em metade das bolas que recebeu, um total de 20 pontos em 40 levantamentos. A compatriota e oposta Silva não ficou tão por trás, fez 20 pontos, 17 de ataque, 49% de aproveitamento.

E olha que o Galata nem foi tão mal, mas a distribuição de Akin foi sofrível. Enchendo Rykhliuk de bolas, nem percebeu que sua ponteira Vasilantonaki estava mais efetiva, saindo da partida com 57% de aproveitamento, mas não recebendo nem metade das bolas que a ucraniana.

Excessivamente acionada, Rykhliuk não conseguiu ter bom desempenho (Foto: CEV)


Então, o Police foi ontem (17) a Istambul precisando vencer apenas dois sets. Marcando bem as cubanas e com Rykhliuk quase imparável, as polonesas encontraram um caminho bem duro. O Galata fez 2x1, então o quarto set foi decisivo: se o Police vencesse, eliminava as rivais. Novamente a levantadora Akin falhou... Rykhliuk recebeu a maioria das bolas (19), enquanto Vasilantonaki recebeu apenas 6. A ucraniana é constantemente a maior pontuadora, mas é a grega que tem melhor aproveitamento. 

Sem piedade, Salas comandou a virada de set polonesa, empatando a partida e eliminando o Galata. Mas dois outros nomes precisam ser citados: é incrível como Medrzyk vem crescendo. No quarto e decisivo set, a ponteira foi a única jogadora de linha a passar, deixando Salas livre para o ataque. Ela também teve a mesma pontuação de Silva, 16 pontos, e aproveitamento de 54%, enquanto as cubanas tiveram 36%. Medrzyk foi o trunfo de outra estrela: a levantadora Plesnerowicz (Kowalewska). Incrível como a Polônia lança grandes levantadoras!

No quinto set, que não valia mais nada, os dois times usaram algumas reservas e mesmo assim o Chemik Police venceu por 3 sets a 2 (19-25, 25-18, 19-25, 25-23, 15-12).

IMPIEDOSA: Wilma Salas foi a maior pontuadora da série com 40 pontos em dois jogos (Foto: CEV)

Outros jogos

O returno da primeira fase da CEV Cup ainda acaba amanhã (19), mas já temos alguns times classificados para as oitavas de final. Confira os confrontos:

Chemik Police (Polônia) x La Laguna (Espanha) 
Nyíregyháza (Hungria) x Zagreb ou Kastela
Volero Le Cannet (França) x Dundigen (Suíça)
Jedintsovo (Bósnia) x Minsk (Bielorrússia)
Schwerin (Alemanha) x Hameelinna (Finlândia)
Ostende ou Nova Gorica x Prostejov ou Beren
Rzeszow (Polônia) x Busto Arsizio ou Olomouc
Kazan (Rússia) x Orbita ZNU ou Monza

O polonês Rzeszow e o francês Mulhouse fizeram duelo de onze sets até decidir o vencedor, batalha que o Rzeszow levou no golden set (Foto: CEV)

Comentários

  1. O Orbita ZNU não é clasificado, joga amanhà com Monza que jà ganhou 3-0 a primera.

    ResponderExcluir
  2. O Oostende já passou; fez 2 jogos a 0 contra o Nova Gorica. O Minsk também passou. Ganhou ontem do Neuchatel no golden set. Hoje decidem as outras 4 vagas: Busto Arsizio x Olomuc, Prostejov x Beren, Zagreb x Castela e Monza x Zhaporizhya.

    ResponderExcluir
  3. Os últimos quatro classificados foram Busto Arsizio, Beren, Zagreb e Monza. Confrontos das oitavas: Dinamo Kazan x Monza; Busto Arsizio x Rzeszow; Oostende x Beren; Hamennlinna x Shcweriner; Nyíregyháza x Zagreb; Chemic Police x La Laguna; Minsk x Brcko e Le Cannet x Dundingen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kazan-Monza tiveram muita má sorte. Podia ser uma final!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)