Montreux Volley Masters: torneio tem datas e seleções definidas

Estão oficialmente definidas as oito seleções que disputarão o Montreux Volley Masters, competição tradicional da Suíça no calendário do voleibol mundial. E o torneio deste ano tem várias novidades, uma delas, a data. Conhecido por ser um torneio de pré-temporada, Montreux terá papel diferente e será disputado entre os dias 4 e 9 de setembro, no intervalo entre a Liga das Nações e o Campeonato Mundial. O sorteio dos grupos, porém, ainda não foi definido.

Além disso, as oito seleções estão confirmadas, seis delas disputarão o Mundial: Brasil, China, Rússia, Itália, Turquia e Camarões. Camarões faz história como o primeiro país africano a participar do torneio. Completam o grupo as seleções da Polônia e da anfitriã Suíça

Brasil é o atual campeão do torneio (Foto: Montreux Volley Masters)

Histórico

Das oito equipes, o Brasil é a seleção que mais tem títulos, com sete campeonatos (94, 95, 05, 06, 09, 13, 17). A China vem na sequência com seis (90, 00, 03, 07, 10, 16), a Rússia tem dois (91, 02), Suíça (87), Itália (04) e Turquia (15) tem um cada. O melhor resultado da Polônia foi uma prata e Camarões nunca participou. A maior campeã da história é Cuba, com nove títulos.

Comentários

  1. Interessante ser um torneio de transição Liga Das Nações para o Mundial. Como o Mundial é o grande objetivo do Brasil acredito que os outros 2 torneios vão servir como preparação e todo o elenco deve ser rodado. No Montreux e vejo ótima oportunidade para testar jogadoras que vem se destacando na superliga e ainda não tiveram chances na seleção, caso da líbero Tássia, da central Mayhara e da oposta Bruna Honório. Além disso pode ser extramente importante para dar rítmo para Dani Lins (principalmente) e a Thaísa também caso ela retorne para a seleção.
    Hoje, a seleção na minha opinião seria:
    Tássia / Suellen
    Roberta / Fabiola
    Bia/Carol/Ade/Gattaz
    Gabi/Garay/Natália/Mari PB
    Tandara/Bruna

    Obs: claro que se Dani e Thaísa voltarem e bem, tem vaga nessa seleção. A Gabiru, não sei se dá tempo se recuperar, talvez não. Uma pena, seria mais uma boa opção para disputa de líberos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!!
      É a mesma seleção que eu sugeriria atualmente.
      Temos muito tempo até os campeonatos, mas, sem dúvida, essa será a base da seleção de 2018.
      Mari PB merece fazer a função da Amanda em 2017, está muito constante em todos os fundamentos. Grande fase da ponteira.
      Minha maior ressalva é quanto à Gattaz, porque acredito fortemente que, apesar de não ser o mais justo, JR Guimarães deve convocar Juciely ou Thaísa.
      Sobre a Oposto Reserva, penso que a disputa entre Honório e Tifanny vai ser acirrada; ainda assim, voto na Bruna, que é melhor no saque e na defesa, combinando com o estilo Brasileiro de dar volume de jogo.

      Excluir
    2. Você lembra se no mundial são 14 ou 16 jogadoras convocadas? Não me lembro se são 16, ai relaciona 14 por partidas ou se são 14 e relaciona 12 por partida. Se for 16 acho que ele leva as 3 levantadoras (Dani, Roberta e Fabíola, reversando entre as 3 na relação). E a outra vaga talvez a Edinara. Mas como vc falou, se a Thaísa voltar acho que fica difícil para Gattaz e até Jucy. Adenizia tá em grande fase, merece ser convocada e é da mesma geração da Thaísa (30/31 anos, bem mais novas que Gattaz e Jucy que já tem mais de 36). Bia e Carol, são nossas centrais mais novas (entre 25 e 26 anos) mais promissoras e testadas na seleção. Deixar qualquer uma das duas de fora seria loucura do ZRB. Mesmo mais baixa Carol representou bem demais a nossa seleção ano passado, sendo MVP em Montreux e melhor central da Copa dos Campeões. A Bia foi melhor central do GP e também brilhou na CdC. Acho que pós Tóquio, as duas serão as titulares absolutas da seleção. Ainda tem receio do ZRG não testar a Bruna Honorio e levar a Monique. Bruna merecer ser testada, e deu provas diante do proprio ZRG contra o Barueri. Fora as partidas brilhantes que fez contra Osasco, Sesc no 1* turno, Praia Clube. Enfim, é torcer para a meritocracia na nossa seleção nesse ano tão importante, de mundial.
      Aproveitando as citadas acima, hoje o time titular poderia ser:
      Tássia
      Roberta/Tandara
      Bia/Adenizia
      Garay /GABI (OU NATÁLIA)

      Excluir
    3. *revezando
      *centrais mais novas, promissoras e testadas na seleção.
      *Ainda tenho receio.

      Kkk. Só corrigindo algumas coisas, que na pressa digito errado.

      Excluir
    4. Disse tudo!
      Monique tem seus méritos, mas Bruna merece mais essa vaga. Quanto às titulares, concordo plenamente. Acho que Garay e Natália juntas vira "suicídio" na recepção. Se ele usar a Gabi no ""GrandPrix"", Natália também poderá se recuperar completamente das lesões.
      Gosto muito da ideia de não ter um time titular ou, pelo menos, times titulares variáveis dependendo da seleção contra a qual se joga. Por exemplo, apesar de eu apoiar muito Adenízia e Bia de titulares, acho que Carol é insubstituível contra times rápidos como o Japão. Assim como, contra a Sérvia, Gabi deve ser fundamental na recepção.



      Espero muito que Tássia mantenha o nível que vem fazendo nos últimos jogos.

      Excluir
    5. Sim, a Carol é uma bloqueadora muito eficiente, ela tem um tempo de bloqueio muito bom. Basta ver que até na badalada Liga Turca ela é a melhor bloqueadora e carrega o Nilüfer junto com a Anne Buijs. Não sei porque muitos ficam desmerecendo a Carol. Uma central que apesar de 1.83 m é premiada nacionalmente e internacional como bloqueadora, além de sacar muito bem. Precisa evoluir principalmente no ataque e no toque, caso a bola sobrar pra ela levantar em algum momento. No momento, a vejo como nossa 2* central ao lado da Adenizia. Em 1* lugar vejo a Ana Beatriz, que é mais completa no conjunto Bloqueio e Ataque. A "china" dela é muito boa e é sempre um boa alternativa de jogada no volei feminino. Saca bem também e até defende.

      Excluir
  2. Concordo com quase todos quanto a seleção que mereça ser convocada, porém tem um nome que não vai ficar fora da lista...Jaqueline! Ela está voltando à sua melhor forma e nela, não é banco pra nenhuma ponteira do Brasil. Ela está sendo a sustentação do time de ZRG nos últimos jogos e acho que ela volta esse ano. Também gostaria de ver a Bruna Honório na seleção, assim como a Tássia e a Pri Daroit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Se Jaqueline mantiver a constância, fica no lugar da Mari PB

      Excluir
  3. Eu vou dar uma péssima notícia a vocês em breve. Aguardem! =X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz isso comigo não To Fly ��
      Diz logo e pronto

      Excluir
    2. Aaaaa fala logoooo

      Excluir
  4. EU nao levaria a tassia de libero mas...sem gabiru ficara suelen ou a leia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)