Aconteceu hoje, 17, em Moscou, na Rússia, o sorteio dos grupos da CEV Champions League 2017/2018. Dezesseis times participam da fase final. O sorteio foi realizado por dois campeões europeus da Rússia, os opostos Ekaterina Gamova e Maxim Mikhaylov.
![]() |
Ekaterina Gamova participou do sorteio em Moscou (Foto: CEV) |
Total desequilíbrio
Antes da definição dos grupos, são definidas divisões (1,2,3,4) visando o equilíbrio dos grupos. Isso não funcionou. O grupo A é muito fraco em comparação aos grupos B e D e isso ficou ainda pior considerando a redução de investimento do Volero. Dois gigantes italianos estão no mesmo grupo, o B, ao lado do campeão turco. No grupo D, a mesma coisa: atual campeão mundial, ao lado do vice-campeão turco e do campeão russo. No grupo A, campeões suíço, francês, romeno e o terceiro colocado do polonês. Confiram os grupos:
Grupo A




![]() |
Volero Zurich deu sorte e caiu em grupo mais modesto da Champions (Foto: Volero Zurich) |
Grupo B




Conegliano e Novara estão no mesmo grupo, ao lado do gigante Fenerbahçe (Foto: Rubin/LVF) |
Grupo C




![]() |
Chemik Police e Dínamo Kazan voltam a se enfrentar na fase de grupos (Foto: CEV) |
Grupo D




![]() |
Gigantes turcos, Galatasaray e Vakifbank estão no mesmo grupo, ao lado do Dinamo Moscow (Foto: Galatasaray) |
Apenas uma fase de playoffs, 9 times eliminados na primeira fase
A CEV manteve a redução de fases para o torneio no feminino. Dos 16 times, 9 serão eliminados ainda na primeira fase. A equipe que sediará a fase final, os quatro líderes de cada grupo e os dois melhores colocados no geral avançarão de fase.
Que sorteiozinho "fuleiro"; Os grupos estão bem nada a ver
ResponderExcluirVolero favorito no A, nesmo com a redução de investimento caiu num grupo fácil. No B 3 grandes favoritos. O Conegliano completo na Champions (5 estrangeiras titulares), o Novara (4 ou 5 estrangeiras titulares) e o Fenerbahçe (4 estrangeiras titulares) são fortíssimos. Tomara que um dos 3 seja a sede do F4 e os outros 2 avancem pro playoff de 6. No C o Kazan é favorito, o Chemik se fizer o dever de casa (12 pts contra Vizura e Maritza) passa como um dos melhores segundos. No D o Vakif é favorito e o Moscow briga com o Galatasaray pela segunda vaga.
ResponderExcluirSupondo que o F4 vá pra o 3* ano seguido na Itália (Novara), acredito que passem Volero, Fenerbahçe, Conegliano, Chemik Police, Vakifbank e Galatasaray.
Acho até legal termos grupos extremamente fortes, assim teremos vários jogos de alto nível já na fase de grupos e com indefinição, ao contrario de anos anteriores onde era uma fase sem graça. Acredito q o Dinamo Moscow se não contratar nenhuma estrangeira vai ficar em terceiro sem chances de classificação, pq o time nessa temporada tá terrível na entrada de rede.
ResponderExcluirConcordo PLENAMENTE contigo BERNARDO, a fase de grupos precisa mesmo de jogos interessantes e nada melhor que grupos fortes para dar graça a essa fase!!!
ExcluirVai ver q não foi tanto azar assim, já que ambos jogaram/jogam em KAZAN, que caiu num grupo bem acessível, já o rival Moscow num grupo bem complicado.
ResponderExcluir