Sorteio da Champions League tem desequilíbrio e deixa favoritos nos mesmos grupos

Aconteceu hoje, 17, em Moscou, na Rússia, o sorteio dos grupos da CEV Champions League 2017/2018. Dezesseis times participam da fase final. O sorteio foi realizado por dois campeões europeus da Rússia, os opostos Ekaterina Gamova e Maxim Mikhaylov. 

Ekaterina Gamova participou do sorteio em Moscou (Foto: CEV) 

Total desequilíbrio 

Antes da definição dos grupos, são definidas divisões (1,2,3,4) visando o equilíbrio dos grupos. Isso não funcionou. O grupo A é muito fraco em comparação aos grupos B e D e isso ficou ainda pior considerando a redução de investimento do Volero. Dois gigantes italianos estão no mesmo grupo, o B, ao lado do campeão turco. No grupo D, a mesma coisa: atual campeão mundial, ao lado do vice-campeão turco e do campeão russo. No grupo A, campeões suíço, francês, romeno e o terceiro colocado do polonês. Confiram os grupos:

Grupo A 
Switzerland Volero Zurich
France Mulhouse
Romania Alba Blaj
Poland SkyRes Rzeszow

Volero Zurich deu sorte e caiu em grupo mais modesto da Champions (Foto: Volero Zurich)


Grupo B
Turkey Fenerbahçe
Italy Igor Volley Novara
Czech Republic Agel Projestov
Italy Imoco Conegliano

Conegliano e Novara estão no mesmo grupo, ao lado do gigante Fenerbahçe (Foto: Rubin/LVF)


Grupo C
Poland Chemik Police
Russia Dinamo Kazan
Serbia Vizura Ruma
Bulgaria Maritza Plovdiv

Chemik Police e Dínamo Kazan voltam a se enfrentar na fase de grupos (Foto: CEV)


Grupo D
Russia Dinamo Moscow
Turkey Galatasaray
Poland Budowlani Lodz
Turkey Vakifbank

Gigantes turcos, Galatasaray e Vakifbank estão no mesmo grupo, ao lado do Dinamo Moscow (Foto: Galatasaray)

Apenas uma fase de playoffs, 9 times eliminados na primeira fase

A CEV manteve a redução de fases para o torneio no feminino. Dos 16 times, 9 serão eliminados ainda na primeira fase. A equipe que sediará a fase final, os quatro líderes de cada grupo e os dois melhores colocados no geral avançarão de fase. 

Comentários

  1. Que sorteiozinho "fuleiro"; Os grupos estão bem nada a ver

    ResponderExcluir
  2. Volero favorito no A, nesmo com a redução de investimento caiu num grupo fácil. No B 3 grandes favoritos. O Conegliano completo na Champions (5 estrangeiras titulares), o Novara (4 ou 5 estrangeiras titulares) e o Fenerbahçe (4 estrangeiras titulares) são fortíssimos. Tomara que um dos 3 seja a sede do F4 e os outros 2 avancem pro playoff de 6. No C o Kazan é favorito, o Chemik se fizer o dever de casa (12 pts contra Vizura e Maritza) passa como um dos melhores segundos. No D o Vakif é favorito e o Moscow briga com o Galatasaray pela segunda vaga.
    Supondo que o F4 vá pra o 3* ano seguido na Itália (Novara), acredito que passem Volero, Fenerbahçe, Conegliano, Chemik Police, Vakifbank e Galatasaray.

    ResponderExcluir
  3. Acho até legal termos grupos extremamente fortes, assim teremos vários jogos de alto nível já na fase de grupos e com indefinição, ao contrario de anos anteriores onde era uma fase sem graça. Acredito q o Dinamo Moscow se não contratar nenhuma estrangeira vai ficar em terceiro sem chances de classificação, pq o time nessa temporada tá terrível na entrada de rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo PLENAMENTE contigo BERNARDO, a fase de grupos precisa mesmo de jogos interessantes e nada melhor que grupos fortes para dar graça a essa fase!!!

      Excluir
  4. Vai ver q não foi tanto azar assim, já que ambos jogaram/jogam em KAZAN, que caiu num grupo bem acessível, já o rival Moscow num grupo bem complicado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)