Começa nesta terça (19) a 5ª rodada da Champions League, o europeu de vôlei feminino. Anteriormente às pausas para o fim de ano e o EQT, a 4ª rodada da fase de classificação garantiu a classificação dos playoffs a alguns times e eliminou outros. Confiram nossa análise:
Grupo A
Rodada ruim para os azeris: o Dínamo Kazan voltou a vencer o Azerrail, desta vez em Baku por 3x1 (25-20, 21-25, 25-21, 25-17). As azeris forçaram o saque e até chegaram a levar um set, mas com Bayramova caçada pelo serviço russo, a equipe teve pouco poder de fogo. Quem deu as cartas no Kazan foi a búlgara Vasileva com 19 pontos no confronto. Vingança do Sttutgart em cima do Lokomotiv: em casa, as alemãs bateram as azeris por 3x1 (25-23, 26-24, 16-25, 25-16) e venceram os primeiros sets na competição. O jogo foi muito parecido entre as duas equipes a exemplo dos ataques, 48 das alemãs e 46 das azeris. O destaque do Aliianz foi a oposta belga Grobelna, reserva de Lise na seleção com 17 pontos. Apenas 1 a menos da maior pontuadora da partida, a croata Alajbeg com 18.
Classificação do Grupo A
O Novara conseguiu perder mais uma vez e em casa para o Atom! E essa derrota nem deveria ter acontecido, uma vez que a principal estrela do rival, a oposta Zaroslinska, mal tinha condições de jogo. O Atom venceu o Novara por 3x1 (22-25, 25-21, 25-22, 25-21) com uma atuação excelente da holandesa Grothues, com 18 pontos - que fase das holandesas! O péssimo resultado custou a demissão de Luciano Pedullà do Novara, com a direção do time assumida por Marco Fenoglio. O esloveno Calcit mais uma vez mal pôde respirar diante do poderos Vakifbank e foi superado por 3x0 (25-19, 25-8, 25-17). Gozde Kirdar (Sonsirma) foi a maior pontuadora com 15 pontos.
Vasileva ataca contra duplo do Azerrail |
Classificação do Grupo A
- Dínamo Kazan - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
- Lokomotiv Baku - 2v, 6 pts
- Azerrail Baku - 1v, 3 pts
- Allianz MTV Sttutgart - 1v, 3 pts
Grupo B
O Novara conseguiu perder mais uma vez e em casa para o Atom! E essa derrota nem deveria ter acontecido, uma vez que a principal estrela do rival, a oposta Zaroslinska, mal tinha condições de jogo. O Atom venceu o Novara por 3x1 (22-25, 25-21, 25-22, 25-21) com uma atuação excelente da holandesa Grothues, com 18 pontos - que fase das holandesas! O péssimo resultado custou a demissão de Luciano Pedullà do Novara, com a direção do time assumida por Marco Fenoglio. O esloveno Calcit mais uma vez mal pôde respirar diante do poderos Vakifbank e foi superado por 3x0 (25-19, 25-8, 25-17). Gozde Kirdar (Sonsirma) foi a maior pontuadora com 15 pontos.
Atom de Efimienko e Kaczmar voltou a vencer o Novara |
Classificação do Grupo B
- Vakifbank Istanbul - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
- Atom Trefl Sopot - 3v, 9 pts
- Igor Gorgonzola Novara - 1v, 3 pts
- Calcit Ljubjana - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
Grupo C
Chegamos ao "Grupo da Morte" e nem mesmo em Projestov o Casalmaggiore respeitou o Agel: o time italiano bateu as tchecas por 3x1 (25-15, 25-23, 23-25, 25-15). O nome do Agel, Melissa Vargas, incomodou as italianas no 3º e no 4º sets, mas nos demais o Pomi sobrou. A central Gibbemeyer marcou 18 pelo atual campeão e Vargas, jogando de oposta no Agel, marcou 22. A vingança no Grupo C ficou nomeada pelo Chemik Police, que jogando em Estetino bateu o Eczacibasi por 3x1 (25-22, 25-19, 25-27, 25-21). Dia da colombiana Montaño mostrar sua força marcando 22 pontos. No Vitra, Boskovic brilhou sozinha e marcou 27.
Classificação do Grupo C
![]() |
Montaño foi a grande jogadora do Chemik na vitória contra o Eczacibasi |
Classificação do Grupo C
- Pomì Casalmaggiore - 3v, 9 pts
- Chemik Police - 3v, 8 pts
- Eczacibasi Vitra - 2v, 8 pts
- Agel Projestov - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
Grupo D
O Uralochka acabou de vez com o sonho do Cannes ao vencê-lo em Ecaterimburgo por 3x0 (25-19, 25-14, 25-10). No jogo a central Jack comandou seu time, assinando 14 pontos, 5 de bloqueio. Alexandra Lazic com 11, foi a maior pontuadora do francês. O Volero Zurich continua absoluto no grupo e bateu o afilhado sérvio por 3x0 (25-1, 25-23, 25-16). A oposta de 18 anos do Vizura, Sara Lozo foi a maior pontuadora do jogo com 13 pontos. No Volero, destaque para a distribuição de Zivkovic e para a entrada de Fabíola.
![]() |
Fabíola (centro) comemora a vitória do Volero com as americanas Akinradewo e Vansant |
Classificação do Grupo D
- Volero Zurich - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
- Uralochka NTMK - 3v, 8 pts
- Vizura Beograd - 1v, 3 pts
- RC Cannes - 0v, 1 pt (Eliminado dos PLAYOFFS)
Grupo E
O Fenerbahçe voltou a vencer o Impel por 3x0 (25-23, 25-22, 25-18) mesmo jogando em Wroclaw, casa do adversário. O Fener teve Kim (14 pts) e Mihajlovic (13) como maiores pontuadoras, enquanto Costagrande (15) e Skowronska (14) dominaram os marcadores do polonês. Ainda no filme de terror para os azeris, o Dresdner venceu o Telekom Baku por 3x2 (25-21, 20-25, 25-21, 17-25, 15-7) jogando na casa das adversárias! Claro, mais uma vez comandado pela ponteira americana Barstch, que mesmo caçada na recepção marcou 20. Cleger, oposta do Telekom, foi a maior pontuadora com 23.
Classificação do Grupo E
- Fenerbahçe Grundig - 4v, 11 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
- Dresdner SC - 3v, 7 pts
- Impel Wroclaw - 1v, 4 pts
- Telekom Baku - 0v, 2 pts
Grupo F
Pode ser frio, mas é certo que a disputa no Grupo F fica limitada a um russo e um italiano. Mais uma vitória sem complicações do Dínamo Moscou sobre o romeno Alba Blaj por 3x0 (25-18, 25-13, 25-17). Sem surpresas também sobre a maior pontuadora, a oposta Goncharova (Obmochaeva) que marcou 17. Data também da estreia da brasileira Fernanda Garay com 11 pontos. O Piacenza, ainda sem Meijners, bateu o Le Cannet por 3x0 (25-21, 25-19, 25-15). O time italiano só trocou a levantadora, onde Ognjenovic foi substituída por Petrucci. A oposta Sorokaite foi a maior pontuadora da partida com 18 pontos.
Classificação do Grupo F
Com o reforço de Garay, Dínamo Moscou venceu mais uma na Champions |
Classificação do Grupo F
- Nordmeccanica Piacenza - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
- Dínamo Moscou - 3v, 9 pts
- CS Alba Blaj - 1v, 3 pts
- Rocheville Le Cannet - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)
5ª Rodada - Fase de Grupos
19/01/2016
Azerrail x Lokomotiv
Eczacibasi x Projestov
Le Cannet x D. Moscou
20/01/2016
D. Kazan x Stuttgart
Vakifbank x Atom
Ljiubjiana x Novara
Chemik x Casalmaggiore
Dresdner x Impel
Piacenza x Alba Blaj
21/01/2016
Volero x Cannes
Vizura x Uralochka
Fenerbahçe x Telekom
Bom! Como eu esperava até aqui o grupo C realmente é o grupo da morte. O casalmaggiore lidera após duas vitórias de 3 pontos contra o Agel e tendo vencido fora o Eczacibasi por 3x2 e ter perdido em casa para o Chemik police por 3x2. O time do Casalmaggiore tem um volume de jogo muito bom e mesmo com um orçamento inferior ao de Vitra e Chemik consegue jogar contra eles de igual para igual. As centrais são muito efetivas. Guibb e Stevanovic formam uma das melhores duplas de centrais da Europa. Kozuch vem sendo um desafago na saída e para mim faz uma temporada acima das expectativas. Piccinini e Tirozzi são muito boas no volume de jogo. Lloyd faz boa temporada e a líbero é uma das melhores da Itália. O vitra tem ocilado bastante e quem rouba a cena nessa champions num elenco estrelar e experiente com Demir, Larson, Oszoy e Calderon é a jovem revelação servia, Tijana Boskovic. Essa garota joga bola demais. Sem dúvidas Boskovic e Zhu Ting foram as grandes atacantes reveladas ao volei mundial nesse ciclo olimpico. No chemik police me agrada muito o trio Werblinska - Havelkova - Montaño aliado a boa central servia Vejlicovic.
ResponderExcluirObservando os números e pontuações dos demais 3* colocados posso observar que tem grandes chances (diria mais de 90%)de os 3 classificados saírem desse grupo, o que na minha análise seria o mais justo. Por exemplo, supondo que o Vitra confirme as expectativas e vença o Agel conquistando 3 pontos: nesse caso já iria a 11 pontos. E por exemplo, o jogo chemik x casalmaggiore termine 3 a 2 pro time polonês: os dois times iriam a 10 pontos. O único time 3* colocado que poderia alcançar essa pontuaçáo seria o impel. Mesmo no atual cenário Com 9 pontos já vejo o casalmaggiore com a classificação bem encaminhada.
Por fim gostaria de saber de vocês do to fly o que estão achando da 1* participação do Casalmaggiore na champins (no grupo da morte)? Caso avance de fase tem chances de surpreender e quem sabe chegar entre os 6 primeiros ou mesmo ao final four e brigar por um lugar no pódio?
Obs: creio que os dois próximos jogos contra Chemik (fora) e Vitra (em casa) serão os dois testes de fogo desse valente time de cremona e nos dará indícios de até onde o Pomí Casalmaggiore pode chegar/surpreender.
Tem chances de chegar entre os 6 primeiros com certeza. Porém dificilmente bateria Vakif, Fener, Dinamo Moscow e Volero Zurich.
ExcluirPessoal do to fly sempre que possível seria bom que vocês fizessem matérias sobre as rodadas da Superliga. Ontém, por exemplo, teve um jogo interessante entre Camponesa/Minas x Dentil/Praia Clube. Em quadra o Praia venceu com autoridade. Walewska se recuperou nessa temporada e voltou a ser aquela central efetiva no ataque e que ajuda muito no bloqueio. A Claudia esta mais leve, mais rápida e ontém taticamente conseguiu "ganhar seu duelo" de levantadoras contra a Naiane. A Ramirez segue muito efetiva no ataque e ontém encaixou 3 bloqueios contra a Carla. A Michele cumpriu seu papel muito bem no passe e a Alix jogou até bem, apesar de levar 2 bloqueios em bolas de fundo. O Minas precisa de Tandara na melhor forma. Uma definidora como ela,em forma, pode ajudar muito o time.
ResponderExcluirEmgraçado, que li um certo blog e este falava que a liderança do Praia era algo que ninguém esperava antes da superliga. E que chega a ser surpreendente a boa temporada de Alix Klineman no Brasil. No mínimo ele não acompanhou a temporada da Alix na Itália e na final contra Casalmaggiore ela foi a principal jogadora do Novara. E como é inesperada A liderança de um time que possui um investimento alto com duas estrangeiras de grande porte (Alix e Ramirez) uma campeã olímpica como a Wal e tem um bom elenco com jogadoras rodadas como Pri Daroit e ju costa no banco?
Acho que em termos de folha salarial o Praia possui hoje o 2* elenco mais caro do Brasil perdendo apenas para o Volei Nestlé.
Vcs acompanharam o jogo? O que acham do time do Praia?