Champions League retorna à 5ª rodada com 5 classificados e 4 eliminados

Começa nesta terça (19) a 5ª rodada da Champions League, o europeu de vôlei feminino. Anteriormente às pausas para o fim de ano e o EQT, a 4ª rodada da fase de classificação garantiu a classificação dos playoffs a alguns times e eliminou outros. Confiram nossa análise:

Grupo A

Rodada ruim para os azeris: o Dínamo Kazan voltou a vencer o Azerrail, desta vez em Baku por 3x1 (25-20, 21-25, 25-21, 25-17). As azeris forçaram o saque e até chegaram a levar um set, mas com Bayramova caçada pelo serviço russo, a equipe teve pouco poder de fogo. Quem deu as cartas no Kazan foi a búlgara Vasileva com 19 pontos no confronto. Vingança do Sttutgart em cima do Lokomotiv: em casa, as alemãs bateram as azeris por 3x1 (25-23, 26-24, 16-25, 25-16) e venceram os primeiros sets na competição. O jogo foi muito parecido entre as duas equipes a exemplo dos ataques, 48 das alemãs e 46 das azeris. O destaque do Aliianz foi a oposta belga Grobelna, reserva de Lise na seleção com 17 pontos. Apenas 1 a menos da maior pontuadora da partida, a croata Alajbeg com 18.

Vasileva ataca contra duplo do Azerrail


Classificação do Grupo A
  1. Dínamo Kazan - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Lokomotiv Baku - 2v, 6 pts
  3. Azerrail Baku - 1v, 3 pts
  4. Allianz MTV Sttutgart - 1v, 3 pts

Grupo B

O Novara conseguiu perder mais uma vez e em casa para o Atom! E essa derrota nem deveria ter acontecido, uma vez que a principal estrela do rival, a oposta Zaroslinska, mal tinha condições de jogo. O Atom venceu o Novara por 3x1 (22-25, 25-21, 25-22, 25-21) com uma atuação excelente da holandesa Grothues, com 18 pontos - que fase das holandesas! O péssimo resultado custou a demissão de Luciano Pedullà do Novara, com a direção do time assumida por Marco Fenoglio. O esloveno Calcit mais uma vez mal pôde respirar diante do poderos Vakifbank e foi superado por 3x0 (25-19, 25-8, 25-17). Gozde Kirdar (Sonsirma) foi a maior pontuadora com 15 pontos.

Atom de Efimienko e Kaczmar voltou a vencer o Novara


Classificação do Grupo B
  1. Vakifbank Istanbul - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Atom Trefl Sopot - 3v, 9 pts
  3. Igor Gorgonzola Novara - 1v, 3 pts
  4. Calcit Ljubjana - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)

Grupo C

Chegamos ao "Grupo da Morte" e nem mesmo em Projestov o Casalmaggiore respeitou o Agel: o time italiano bateu as tchecas por 3x1 (25-15, 25-23, 23-25, 25-15). O nome do Agel, Melissa Vargas, incomodou as italianas no 3º e no 4º sets, mas nos demais o Pomi sobrou. A central Gibbemeyer marcou 18 pelo atual campeão e Vargas, jogando de oposta no Agel, marcou 22. A vingança no Grupo C ficou nomeada pelo Chemik Police, que jogando em Estetino bateu o Eczacibasi por 3x1 (25-22, 25-19, 25-27, 25-21). Dia da colombiana Montaño mostrar sua força marcando 22 pontos. No Vitra, Boskovic brilhou sozinha e marcou 27.

Montaño foi a grande jogadora do Chemik na vitória contra o Eczacibasi


Classificação do Grupo C
  1. Pomì Casalmaggiore - 3v, 9 pts   
  2. Chemik Police - 3v, 8 pts 
  3. Eczacibasi Vitra - 2v, 8 pts
  4. Agel Projestov - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS) 

Grupo D

O Uralochka acabou de vez com o sonho do Cannes ao vencê-lo em Ecaterimburgo por 3x0 (25-19, 25-14, 25-10). No jogo a central Jack comandou seu time, assinando 14 pontos, 5 de bloqueio. Alexandra Lazic com 11, foi a maior pontuadora do francês. O Volero Zurich continua absoluto no grupo e bateu o afilhado sérvio por 3x0 (25-1, 25-23, 25-16). A oposta de 18 anos do Vizura, Sara Lozo foi a maior pontuadora do jogo com 13 pontos. No Volero, destaque para a distribuição de Zivkovic e para a entrada de Fabíola.

Fabíola (centro) comemora a vitória do Volero com as americanas Akinradewo e Vansant


Classificação do Grupo D
  1. Volero Zurich - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Uralochka NTMK - 3v, 8 pts
  3. Vizura Beograd - 1v, 3 pts
  4. RC Cannes - 0v, 1 pt (Eliminado dos PLAYOFFS)

Grupo E

O Fenerbahçe voltou a vencer o Impel por 3x0 (25-23, 25-22, 25-18) mesmo jogando em Wroclaw, casa do adversário. O Fener teve Kim (14 pts) e Mihajlovic (13) como maiores pontuadoras, enquanto Costagrande (15) e Skowronska (14) dominaram os marcadores do polonês. Ainda no filme de terror para os azeris, o Dresdner venceu o Telekom Baku por 3x2 (25-21, 20-25, 25-21, 17-25, 15-7) jogando na casa das adversárias! Claro, mais uma vez comandado pela ponteira americana Barstch, que mesmo caçada na recepção marcou 20. Cleger, oposta do Telekom, foi a maior pontuadora com 23.

Kim ataca contra o bloqueio duplo do Impel


Classificação do Grupo E
  1. Fenerbahçe Grundig - 4v, 11 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Dresdner SC - 3v, 7 pts
  3. Impel Wroclaw - 1v, 4 pts
  4. Telekom Baku - 0v, 2 pts

Grupo F

Pode ser frio, mas é certo que a disputa no Grupo F fica limitada a um russo e um italiano. Mais uma vitória sem complicações do Dínamo Moscou sobre o romeno Alba Blaj por 3x0 (25-18, 25-13, 25-17). Sem surpresas também sobre a maior pontuadora, a oposta Goncharova (Obmochaeva) que marcou 17. Data também da estreia da brasileira Fernanda Garay com 11 pontos. O Piacenza, ainda sem Meijners, bateu o Le Cannet por 3x0 (25-21, 25-19, 25-15). O time italiano só trocou a levantadora, onde Ognjenovic foi substituída por Petrucci. A oposta Sorokaite foi a maior pontuadora da partida com 18 pontos.

Com o reforço de Garay, Dínamo Moscou venceu mais uma na Champions


Classificação do Grupo F

  1. Nordmeccanica Piacenza - 4v, 12 pts (Classificado aos PLAYOFFS)
  2. Dínamo Moscou - 3v, 9 pts
  3. CS Alba Blaj - 1v, 3 pts
  4. Rocheville Le Cannet - 0v, 0 pts (Eliminado dos PLAYOFFS)

5ª Rodada - Fase de Grupos

19/01/2016
Azerrail x Lokomotiv
Eczacibasi x Projestov
Le Cannet x D. Moscou

20/01/2016
D. Kazan x Stuttgart
Vakifbank x Atom
Ljiubjiana x Novara
Chemik x Casalmaggiore
Dresdner x Impel
Piacenza x Alba Blaj

21/01/2016
Volero x Cannes
Vizura x Uralochka
Fenerbahçe x Telekom

Comentários

  1. Bom! Como eu esperava até aqui o grupo C realmente é o grupo da morte. O casalmaggiore lidera após duas vitórias de 3 pontos contra o Agel e tendo vencido fora o Eczacibasi por 3x2 e ter perdido em casa para o Chemik police por 3x2. O time do Casalmaggiore tem um volume de jogo muito bom e mesmo com um orçamento inferior ao de Vitra e Chemik consegue jogar contra eles de igual para igual. As centrais são muito efetivas. Guibb e Stevanovic formam uma das melhores duplas de centrais da Europa. Kozuch vem sendo um desafago na saída e para mim faz uma temporada acima das expectativas. Piccinini e Tirozzi são muito boas no volume de jogo. Lloyd faz boa temporada e a líbero é uma das melhores da Itália. O vitra tem ocilado bastante e quem rouba a cena nessa champions num elenco estrelar e experiente com Demir, Larson, Oszoy e Calderon é a jovem revelação servia, Tijana Boskovic. Essa garota joga bola demais. Sem dúvidas Boskovic e Zhu Ting foram as grandes atacantes reveladas ao volei mundial nesse ciclo olimpico. No chemik police me agrada muito o trio Werblinska - Havelkova - Montaño aliado a boa central servia Vejlicovic.

    Observando os números e pontuações dos demais 3* colocados posso observar que tem grandes chances (diria mais de 90%)de os 3 classificados saírem desse grupo, o que na minha análise seria o mais justo. Por exemplo, supondo que o Vitra confirme as expectativas e vença o Agel conquistando 3 pontos: nesse caso já iria a 11 pontos. E por exemplo, o jogo chemik x casalmaggiore termine 3 a 2 pro time polonês: os dois times iriam a 10 pontos. O único time 3* colocado que poderia alcançar essa pontuaçáo seria o impel. Mesmo no atual cenário Com 9 pontos já vejo o casalmaggiore com a classificação bem encaminhada.

    Por fim gostaria de saber de vocês do to fly o que estão achando da 1* participação do Casalmaggiore na champins (no grupo da morte)? Caso avance de fase tem chances de surpreender e quem sabe chegar entre os 6 primeiros ou mesmo ao final four e brigar por um lugar no pódio?

    Obs: creio que os dois próximos jogos contra Chemik (fora) e Vitra (em casa) serão os dois testes de fogo desse valente time de cremona e nos dará indícios de até onde o Pomí Casalmaggiore pode chegar/surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem chances de chegar entre os 6 primeiros com certeza. Porém dificilmente bateria Vakif, Fener, Dinamo Moscow e Volero Zurich.

      Excluir
  2. Pessoal do to fly sempre que possível seria bom que vocês fizessem matérias sobre as rodadas da Superliga. Ontém, por exemplo, teve um jogo interessante entre Camponesa/Minas x Dentil/Praia Clube. Em quadra o Praia venceu com autoridade. Walewska se recuperou nessa temporada e voltou a ser aquela central efetiva no ataque e que ajuda muito no bloqueio. A Claudia esta mais leve, mais rápida e ontém taticamente conseguiu "ganhar seu duelo" de levantadoras contra a Naiane. A Ramirez segue muito efetiva no ataque e ontém encaixou 3 bloqueios contra a Carla. A Michele cumpriu seu papel muito bem no passe e a Alix jogou até bem, apesar de levar 2 bloqueios em bolas de fundo. O Minas precisa de Tandara na melhor forma. Uma definidora como ela,em forma, pode ajudar muito o time.
    Emgraçado, que li um certo blog e este falava que a liderança do Praia era algo que ninguém esperava antes da superliga. E que chega a ser surpreendente a boa temporada de Alix Klineman no Brasil. No mínimo ele não acompanhou a temporada da Alix na Itália e na final contra Casalmaggiore ela foi a principal jogadora do Novara. E como é inesperada A liderança de um time que possui um investimento alto com duas estrangeiras de grande porte (Alix e Ramirez) uma campeã olímpica como a Wal e tem um bom elenco com jogadoras rodadas como Pri Daroit e ju costa no banco?

    Acho que em termos de folha salarial o Praia possui hoje o 2* elenco mais caro do Brasil perdendo apenas para o Volei Nestlé.

    Vcs acompanharam o jogo? O que acham do time do Praia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)