Busto se agiganta contra Novara e torna playoffs indefinidos no Italiano

Terminou neste domingo (28) a 24ª e última rodada do Campeonato Italiano, apesar de que, excedendo Conegliano, Novara, Chieri e Cuneo, todos o times têm um ou dois jogos em atraso. 

Mas os resultados desta rodada foram extremamente importantes para a definição dos playoffs.

É importante lembrar que...

O Italiano tem um formato diferente neste ano: haverá oitavas de final. Os times que terminarem a fase regular entre 1º e 4º lugares já avançam diretamente às quartas e três deles nós já conhecemos: Conegliano, Novara e Monza.

Do 5º ao 12º colocados terão que disputar as oitavas e o 13º encerra o campeonato, além de ser rebaixado (cruel, não é?). Vamos seguir!

A ressurreição do Busto Arsizio

Elas chegaram a ficar em 11º lugar e agora brigarão pelo quarto, para se classificarem às quartas diretamente. O Busto Arsizio fez um returno impecável, com apenas uma derrota e para o Conegliano, o que, convenhamos, é aceitável.

No ano de 2021 o Busto ainda não perdeu e suas última vítima fora o gigante Fenerbahçe. Até ontem, quando o Busto bateu o vice-líder do Italiano, o Novara, por 3 sets a 1. Foi a primeira vez em seis anos que as borboletas venceram as "mosquitas". 

Não que o Novara tenha feito uma péssima partida, mas Gray veio para ser mortal: a canadense fez 26 pontos na vitória, ofuscando até sua colega de time, a oposta Mingardi que fez 19. Gray assume a condição de sexta maior pontuadora do Italiano e de ponteira que mais marcou na temporada. 

Gennari comemora ponta contra o Novara; time quebrou jejum de 6 anos (Foto: reprodução/UYBA)


A sinuca de Lavarini

Gray é a ponteira que mais pontuou seguida de quem? Da dupla do Novara: Cate Bosetti e Herbotts, que carregam o time. E mesmo quando elas jogam abaixo, são as maiores pontuadoras isso porque a oposta Smarzek é praticamente inútil ao sistema ofensivo, com todo respeito.

O Novara é um time extremamente forte, só falta oposta eficiente. Bosetti fez 16, a central Washington 15, Herbots 14 e Smarzek marcou 11. Até Chiricella, com 10 pontos de ataque, foi mais eficiente do que Smarzek com 9 bolas viradas em quatro sets. Pobre Hancock!

E o técnico Lavarini não tem muito o que fazer, já que a oposta reserva, Zanette, tem desempenhos ainda mais fracos que a polonesa. Ele vem optando for Daalderop, que é ponteira de origem e não tão eficiente na saída. Eu manteria a holandesa como titular, ainda que fosse pelo fundo de quadra, já que Smarzek definitivamente não resolve o problema no ataque.

Smarzek (17) não consegue repetir bons desempenhos da seleção no clube (Foto: Igor Volley)


Usar ou não as titulares?

Para o Novara, ainda não entendi. Não vejo algo que explique o uso das jogadoras titulares por Lavarini entre dois jogos contra o Fenerbahçe. O clássico contra o Busto não valia absolutamente nada para o Novara e já na quarta-feira receberam os anjos para defender a classificação à Champions.

Para o Busto sim, valia muito! O Busto segue vivo na disputa pelo quarto lugar, podendo se classificar diretamente às quartas. O Chieri tem 44 pontos e já cumpriu todos os seus jogos, mas o Busto tem 42 contra 45 do Scandicci. 

O Scandicci enfrentará o Monza, 3º colocado, no jogo faltante e o Busto Arsizio terá pela frente o Casalmaggiore, 10º colocado. Se empatarem em pontos, o Busto pode vir a vencer no set average.

O adeus do Brescia

Depois de perder por 3 a 1 para o Monza e com a inesperada vitória do Perugia sobre o Firenze, o modesto Banca Valsabbina Millenium Brescia não resistiu: o time está matematicamente rebaixado para a série A2. Só uma desistência (muitos apontam o fim do Bergamo) salvaria o Brescia. 

O time sofreu com lesões, mas contratou também, incluindo a oposta alemã Hippe, que chegou na reta final da temporada para jogar improvisada de central e acabou no banco com o retorno da titular.

Nicoletti cai no bloqueio do Monza; leoas de Brescia estão rebaixadas (Foto: Vero Volley)


Outros resultados

A vitória do Scandicci por 3 a 0 sobre o Trentino ajudou o time a chegar ao 4º lugar, ultrapassando o Chieri, que perdeu por 3 a 1 para o Conegliano. O único resultado que não mudou praticamente nada foi o 3 a 2 do Cuneo sobre o Casalmaggiore. Confira todos:

Saugella Monza - Banca Valsabbina Millenium Brescia 3-1 (25-23 20-25 25-13 25-22)

Il Bisonte Firenze - Bartoccini Fortinfissi Perugia 1-3 (22-25 16-25 25-21 19-25)

Bosca S.Bernardo Cuneo - VBC èpiù Casalmaggiore 3-2 (23-25 25-19 32-30 16-25 15-11)

Reale Mutua Fenera Chieri - Imoco Volley Conegliano 1-3 (23-25 25-22 23-25 29-31)

Savino Del Bene Scandicci - Delta Despar Trentino 3-0 (25-15 25-18 25-15)

Igor Gorgonzola Novara - Unet E-Work Busto Arsizio 1-3 (23-25 22-25 25-19 17-25)

Bergamo folga.

Classificação

  1. Imoco Volley Conegliano 72 (24-0); 
  2. Igor Gorgonzola Novara 55 (19-5); 
  3. Saugella Monza 51 (18-5); 
  4. Savino Del Bene Scandicci 45 (15-8); 
  5. Reale Mutua Fenera Chieri 44 (14-10); 
  6. Unet E-Work Busto Arsizio 42 (14-9); 
  7. Bosca S.Bernardo Cuneo 25 (10-14); 
  8. Delta Despar Trentino 22 (7-15); 
  9. Il Bisonte Firenze 22 (8-15); 
  10. Vbc èpiù Casalmaggiore 22 (7-16); 
  11. Zanetti Bergamo 20 (6-17); 
  12. Bartoccini Fortinfissi Perugia 19 (7-16); 
  13. Banca Valsabbina Millenium Brescia 14 (2-21).
(entre parênteses, vitórias-derrotas)

Comentários

  1. Nossa, verdade que o Bergamo pode acabar?

    ResponderExcluir
  2. "No ano de 2021 o Busto ainda não perdeu e suas última vítima fora o gigante Fenerbahçe." Novara que venceu o Fener na Champions.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também notei, elas ganharam do gigante turco Vitra, quando puder corrija Guga ;)

      Excluir
  3. Smarzek nunca conseguiu repetir o desempenho da seleção nos clubes que jogou.

    ResponderExcluir
  4. Talvez Lavarini quis dar ritmo às suas titulares para o jogo decisivo contra o Fener.

    ResponderExcluir
  5. Rosa deve subir mais um degrau na próxima temporada e ir para um time melhor do que o Casal. E já como cidadã italiana, liberando o futuro clube para contratar mais uma estrangeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia esse time ser o próprio Novara, já que o Lavarini está insatisfeito com o desempenho da Smarzek.

      Excluir
    2. Pode ser, mas parece que o clube já acertou com a Karakurt. Vamos esperar as negociações vierem a público oficialmente.

      Excluir
  6. Gustavo, você podia fazer um post igual a esse sobre a nossa Superliga. Salvo engano, os playoffs já começam semana que vem (não tenho certeza). Acho que teremos surpresas.. Bauru cresceu no final do returno, Minas perdeu Cuttino por lesão, Praia instável... tudo é possível

    ResponderExcluir
  7. Também acho que seria legal. Sesc deu uma melhorada e Osasco deu uma oscilada, ambos na última partida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)