Invencibilidade perdida na final: JT Marvelous derruba Toray de virada e é tricampeão japonês

O voleibol e suas crônicas quase inacreditáveis e o personagem da vez é o Toray Arrows. As arqueiras disputaram neste domingo (21) a final do Campeonato Japonês contra o atual campeão JT Marvelous e o final vocês já podem imaginar.

Mas antes é importante dizer que o Toray vinha de 22 vitórias em 22 jogos da liga, em toda a temporada só havia perdido um jogo: a final da Copa do Japão para o mesmo JT Marvelous que enfrentou hoje. Na liga, porém, já havia vencido o JT por duas vezes. 

Será que o destino subjugaria o Toray à sua segunda derrota consecutiva em uma final para o JT? E foi exatamente o que aconteceu: de virada, por 3 sets a 1 (23-25, 25-21, 25-21 e 25-20), o JT Marvelous sagrou-se bicampeão japonês.

JT Marvelous venceu a final do Japonês por 3 a 1 (Foto: reprodução)


Início melhor do Toray

E olha que o Toray começou voando, com uma dupla extremamente eficiente: as ponteiras Ai Kurogo e Mayu Ishikawa comandaram o primeiro set. As duas são jogadoras de confiança da seleção e seu poder ofensivo é considerável. 

A levantadora Namani Seki acelerou o jogo e furou a defesa do JT. Kurogo joga eventualmente na saída para que Jana Kulan possa marcar o ataque da oposta rival. E jogou muito bem! Tanto que Seki resguardou Kulan. Mas ainda no final do primeiro set, o JT mostrou sinais de reação.

Reação verde

O JT não tem grandes nomes do Japão, mas tem ponteiras extremamente eficientes em todas as funções. Enquanto Mizuki Tanaka comanda o ataque, a pequena Kotona Hayashi é a habilidosa da rede de dois. E a partir do segundo set, as estrangeiras entraram de vez pro jogo.

Annie Drews comandou o setor ofensivo, mesmo muito marcada, rasgando a excelente defesa do Toray. A central tailandesa Nuekjang Thatdao teve atuação de gala e montou uma parede para o ataque japonês. O Toray sentiu e o rendimento de Ishikawa caiu a ponto de ser substituída. Não deu para sustentar a tática e Seki começou a usar Kulan.

A boa Aki Momii, levantadora do JT, correspondeu acelerando o jogo. O JT defende muito setor comandado pela selecionável líbero Mako Kobata. As pontas começaram a funcionar melhor e o bloqueio a amortecer seus ataques. O Toray não resistiu à força do JT e aos ataques decisivos de Drews que culminaram em sua derrota.

A americana deixou a quadra com 25 pontos, seguida da grande atuação de Thatdao com 17 - não é comum que uma central tailandesa pontue tanto e Tanaka fez 14. No Toray, Kulan fez 28, seguida de Kurogo com 17 e Ishikawa com 14.

Comentários

  1. Como eu amo a Drews. O MVP foi dela? Excelente vitória do JT!!! Dia difícil para as haters...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MVP de 2020 foi, o de 2021 foi da Maiko Kobata, a líbero. Acho que é a primeira vez na história que o Japão dá um MVP a uma líbero.

      Excluir
  2. https://worldofvolley.com/Latest_news/Othercountries/112705/srb-w-rasic-pauses-on-her-career-at-end-of-season.html

    É capaz de a Rasic nem jogar as Olimpíadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com o post, mas a Rasic deve se aposentar em 2022 ^^"

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)