24 irmãs do voleibol mundial que você precisa conhecer!

Irmãos... Aquela relação eterna de amor e ódio que nunca vai nos abandonar, não é mesmo? Imagine só encontrá-los em casa, no trabalho, no vôlei. E o voleibol feminino mundial é composto de várias duplas de irmãs! Algumas delas apresentamos a vocês agora, as quatro primeiras, irmãs-gêmeas. Confiram:

Monique e Michelle Pavão

As duas gêmeas mais conhecidas do voleibol brasileiro são Monique Pavão e a Michelle Pavão. As duas têm 30 anos e foram reveladas pelo Fluminense. Monique e Michelle apareceram nacionalmente na equipe de Macaé e depois passaram juntas pelo Rexona. Por duas temporadas foram companheiras também no Praia Clube. Curiosamente, hoje jogam separadas por esse dois times: Monique é oposta e defende atualmente o Rexona Sesc por mais uma vez. Já Michelle joga em um de seus principais rivais em títulos, o Dentil Praia Clube. Além disso, jogam juntas pela seleção brasileira, como no Grand Prix 2016.

Última passagem de Michelle e Monique juntas foi pelo Praia Clube (Foto: Marcos Ribeiro)

Rebecka e Alexandra Lazic

As suecas Rebecka Lazic e Alexandra Lazic têm 22 anos e nasceram em Uppvidinge, Suécia e começaram a carreira no VBK Falkoping. Mas as gêmeas ficaram conhecidas a partir de 2012, quando jogaram juntas por três temporadas no francês RC Cannes. Rebecka é oposta e foi a primeira a deixar o clube, separando-se da irmã pela primeira vez em 2014 e atualmente joga no romeno Alba Blaj. Já Alexandra é ponteira e só deixou o Cannes no ano passado. Ela joga sua primeira temporada com um rival do time francês, o Le Cannet.

Gêmeas idênticas, as suecas Rebecka e Alexandra Lazic (Foto: Roger Bengtsson)

Gozde e Orge Kirdar

A Turquia é apaixonada pelas gêmeas Kirdar! As duas nasceram em Kütahya, cidade da Turquia e tem 31 anos. Gozde Kirdar é ponteira e ficou mais conhecida pelo seu sobrenome de casada, Sonsirma. A jogadora atua pelo Vakifbank desde 1999. Ao contrário de sua irmã, Ozge Kirdar já passou por vários clubes do voleibol turco e alguns do exterior. Atualmente é levantadora do Bursa BBSK e também ficou mais conhecida pelo sobrenome de casada, Çemberci. Gozde e Orge atuaram juntas pela seleção da Turquia.

Ozge e Gozde Kirdar defendem a seleção turca de voleibol (Foto: Eurosport)


Katarzyna e Malgorzata Skorupa

Pouca gente sabe disso, mas a levantadora polonesa Katarzyna Skorupa tem uma irmã gêmea, a central Malgozarta Skorupa. As gêmeas nasceram em Radom e têm 33 anos. Malgozarta iniciou sua carreira antes da irmã, em 1997. Katarzyna só estreou no voleibol em 2002, quando as duas jogaram juntas no Skra Warszawa. Fora da Polônia desde 2011, Katarzyna joga hoje pelo italiano Imoco Conegliano e Malgozarta nunca deixou o país, atualmente no Atom Trefl Sopot.

Katarzyna e Malgorzata Skorupa (Imagem do Youtube)

Lucia e Caterina Bosetti

Todo mundo conhece as irmãs mais famosas do voleibol italiano! Lucia Bosetti é ponteira, tem 27 anos, nasceu em Tradate na Itália. Começou a carreira pelo Amatori Orago em 2002 e lá ficou até 2007. Justamente o ano em que iniciou-se a carreira da irmã mais nova, também ponteira, Caterina Bosetti pelo mesmo clube. As duas já estiveram do mesmo lado da quadra no Villa Cortese em 2011, mas normalmente sempre foram rivais. Na Turquia, Lucia jogou pelo Fenerbahçe enquanto Caterina era sua rival pelo Galatasaray. Atualmente são rivais, para variar: Lucia joga pelo Casalmaggiore e Caterina pelo Modena. As irmãs atuaram juntas por vários anos, mas somente na seleção.

Caterina e Lucia Bosetti defendem a Itália juntas há vários anos (Foto: FIVB)

Valeriya e Nataliya Goncharova

A principal estrela da Rússia também tem uma irmã mas velha no voleibol: Valeriya Goncharova tem 29 anos e é central. A irmã dispensa apresentações, Nataliya Goncharova tem 27 anos e é oposta. As duas nasceram em Skole, na Ucrânia, ainda no período da extinta URSS. Apesar de ser mais nova, Nataliya estreou no voleibol antes atuando em 2002 pelo ucraniano Ivano-Frankivsk. Valeriya só ingressou no voleibol no ano seguinte, em 2003, quando jogou ao lado da irmã pelo também ucraniano Regina Rivne. Em 2007 atuavam juntas pela seleção juvenil da Ucrânia e Natalia chegou à seleção principal. Exatamente nesse ano, foram contratadas pelo Dínamo Moscou e posteriormente, ambas se naturalizaram russas. Nataliya está até hoje no Moscou, em sua décima temporada consecutiva. Valeriya está afastada das quadras, seu último time foi Odintsovo em 2016.

Nataliya Goncharova e a irmã mais velha Valeriya quando atuaram juntas pelo Dínamo Moscou (Foto: vldinamo.ru)


Brayelin e Jineiry Martinez

As irmãs dominicanas têm apenas um ano de diferença de idade. As duas nasceram em Santo Domingo, Brayelin Martinez tem 20 anos e Jineiry Martinez tem 19. Brayelin, a ponteira de 2m01, começou no voleibol em 2010, pelo Distrito Nacional. Jineiry, central de 1m90, só chegou ao voleibol em 2013. Em 2014 as irmãs jogaram juntas pela primeira vez no Boca Chicas e em 2015 no Mirador. Ficaram conhecidas por serem campeãs mundiais sub 2015. Brayelin é atualmente jogadora do italiano Busto Arsizio e Jineiry está fora das quadras, tendo como último clube o francês Le Cannet.

Brayelin e Jineiry Martinez comemoram ponto em jogo pela República Domincana (Foto: FIVB)


Sarah e Rebecca Pavan

Nascidas em Kitchner, a oposta Sarah Pavan, de 30 anos e a central Rebecca Pavan, de 26 anos, figuram mais um caso de irmãs no vôlei. Mas aqui, com currículos bem diferentes. A única semelhança entre Sarah e Rebecca é ter iniciado no voleibol universitários dos EUA. Na carreira profissional, sequer jogaram pelo mesmo país. Sarah foi recentemente eliminada do campeonato com o time chinês de Shanghai e Rebecca disputa o campeonato polonês com o Budowlani Torun. As irmãs chegaram a defender poucas vezes a seleção do Canadá juntas, já que Sarah transferiu-se para o voleibol de praia.

O duplo de Rebecca e Sarah Pavan contra os Estados Unidos (Foto: Rebecca Pavan, acervo pessoal)


Jenna e Natalie Hagglund

Os Estados Unidos também têm 'sisters' em quadra e essas sim já atuaram diversas vezes juntas pela seleção nacional. O curioso é que tanto Jenna Hagglund, levantadora de 27 anos quanto Natalie Hagglund, líbero de 24 anos, começaram a carreira em times juniores antes de ingressarem na universidade. Jenna chegou à seleção nacional em 2013 e Natalie em 2014, as duas compuseram o elenco do time norte-americano até o ano final da corrida olímpica. Hoje as duas irmãs estão fora de quadra depois do último ciclo. Jenna atuou pelo Busto Arsizio na última temporada e o último clube de Natalia foi o Volero Zurich em 2015.

Jenna e Natalie (de azul) em quadra juntas pela seleção americana (Foto: acervo pessoal, Jenna Hagglund)


Senna e Marija Usic

As irmãs croatas nasceram em Zagreb, Senna Usic tem 30 anos e Marija Usic tem 25. As duas começaram pelo mesmo clube, o croata Azena Velika Gorica e Senna deixou o clube exatamente quando Marija foi contratada. Senna é ponteira, tem grandes passagens pela Itália e jogou a temporada na China, pelo Shanghai. Já Marija, que é líbero, também tem diversas passagens internacionais, mas atualmente joga pela liga croata no OK Porec. Senna e Marija jogaram juntas por duas temporadas no Scavolinni Pesaro da Itália e defendem a seleção croata desde 2010.

Senna ao centro observa trabalho na recepção da irmã Marija (Foto: FIVB)


Yelena e Oksana Parkhomenko

Nascidas em Baku, a central Yelena Parkhomenko e a levantadora Oksana Parkhomenko compõem a dupla de irmãs mais vitoriosa do Azerbaijão. A carreira profissional de Yelena começou em 1999 pelo Neftyag, enquanto a Yelena jogava pelo Nagliyatchi, ambos azeris. Foram companheiras de clube de 2001 a 2007 pelo Azerrail Baku e se reencontraram nessa temporada no Azeryol Baku. Ainda no ano passado, Oksana anunciou sua saída das quadras.

Yelena e Oksana durante disputa do Mundial 2014 na Itália (Foto: Roberto Dianini)


Chaïne e Kim Staelens

Apesar de ambas estarem aposentadas da carreira de atleta, uma lista de irmãs não pode passar sem falarmos da ponteira Chaïne Staelens, de 36 anos e da levantadora Kim Staelens, de 34 anos. Chaïne e Kim nasceram em Courtrai, na Bélgica e anos mais tarde se naturalizaram neerlandesas. As irmãs jogaram por duas temporadas juntas alemão USC Munster, de 2002 a 2004. Na seleção foram companheiras de longa data, inclusive no título do Grand Prix 2007. As duas deixaram a seleção em 2011, após o insucesso para a qualificação olímpica. Chaïne anunciou sua aposentadoria das quadras em 2013, depois de três temporadas pelo japonês Pioneer Red Wings. Kim aposentou-se em 2014, em sua última temporada pelo romento Stiinta Bacau e atualmente é técnica de voleibol.

Kim e Chaïne em partida pela seleção da Holanda (Foto: FIVB)

Comentários

  1. A dupla de irmãs mais talentosa é Caterina e Lucia Bosetti, principalmente esta última. Como dá gosto de vê-la jogar! <3

    ResponderExcluir
  2. To Fly e essa história da Vedacit patrocinar o time de Osasco em maio pro Mundial? Vocês tem mais informações? Verba? Se fica por mais tempo? Já estão falando em um investimento pesado pra reforçar o time. Se eu fosse reforçar esse time já iria atrás da Walewska(que não deve continuar no Praia) e da Oposta Polina Rahimova, cujo time já foi eliminado na liga japonesa.
    Camila Brait
    Dani Lins/Polina Rahimova
    Walewska/Ana Beatriz
    Malesevic/ Tandara.

    Acho que já daria pra começar a brincadeira. Kkk

    ResponderExcluir
  3. Tem que trocar a levantadora, antes de mais nada.

    ResponderExcluir
  4. E o post sobre a Copa CEV? Já temos Dinamo Kazan, Busto Arsízio e Pomì Casalmaggiore nas semifinais. Hoje o Galatasaray deve confirmar a vaga hoje. Teremos ótimas semifinais:
    Pomì x UYBA
    Kazan x Galatasaray.
    No confronto italiano tudo pode acontecer, mas como sempre torço pro Pomì, embora o time tem se enfraquecido sem a Fabrís. O Caprara tá fazendo o que pode pondo Guerra na saída as vezes a Turlea. Tirozzi vem mais ou menos e Bossetti é a melhor do time. Ela vem queimando minha lingua que nao aprovei a contratação dela.
    Aposto em Pomì x kazan na final e com a Fabrís já recuperada um ligeiro favoritismo pro valente time de Cremona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir das semifinais da CEV Cup, assim como a Challenge. Hoje acontece o último jogo entre Budowlani e Galatasaray. Depois desse resultado, a gente fala da Cup ;)

      Excluir
  5. Pomì Casalmaggiore passa pelo UYBA e Kazan pelo Galatasaray.
    Na final, o Pomì é favorito por ter um conjunto melhor.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente há também as irmãs gêmeas univitelinas norteamericanas Kadie e Amber Rolfzen defendendo o Dresdner, da Alemanha.

    ResponderExcluir
  7. As irmãs brasileiras e as italianas se sobressaem das demais no conjunto. Me impressiona o quanto a Monique evoluiu nas mãos do Bernardinho. Jogadora muito técnica e sempre regular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)