Scandicci e Novara violam regra de estrangeiras em quadra (e ninguém percebe)

Uma situação curiosa aconteceu durante o Campeonato Italiano e pior: se repetiu. Carlo Parisi, técnico do Scandicci, e Massimo Barbolini, técnico do Novara, cometeram exatamente o mesmo erro durante as série de semifinal da liga.

Scandicci e Novara não perceberam seu próprio erro e nem o do adversário (Foto: Igor Volley)


Parisi foi o primeiro a errar. Na primeira partida, dia 18 de abril, quando seu time saiu vitorioso por 3 a 2 contra o Novara, o técnico excedeu o limite de quatro estrangeiras em quadra, como determinam as normas do Italiano. No final do segundo set, placar de 12 a 20 para o time, Isabelle Haak chega ao saque. Para reforçar a rede, Parisi substitui Ofelia Malinov pela russa Tatiana Kosheleva. Além de Haak, estavam em quadra Adenízia, Vasileva e Stevanovic, além das italianas Merlo e Bosetti, o que não permitira a entrada de Kosheleva no lugar de Malinov. Confira o vídeo:



A mesma coisa aconteceu ontem (22), na vitória do Novara por 3 a 2 contra o Scandicci. No segundo set do confronto, quando o placar marcava 17 x 18 para o Novara, Barbolini promoveu a entrada da argentina Yamila Nizetich no lugar de Cristina Chirichella, novamente trocando uma estrangeira por uma italiana. O anfitrião tinha em quadra Plak, Bartsch, Veljkovic e Carlini, além das italianas Egonu e Sansonna, excedendo também o número de estrangeiras com a entrada de Nizetich. Veja:



O curioso é que, em ambos os casos, nenhum dos árbitros, comissões técnicas, atletas ou o delegado da partida notaram as alterações irregulares, que só foram constatadas por jornalistas e fãs do voleibol italiano. 

Isso muda o resultado das partidas?

Não. O regulamento do Campeonato Italiano prevê que caso a regra seja descumprida sem a percepção da arbitragem e o número de atletas estrangeiras em quadra for posteriormente regularizado, não haverá sanção em pontos ou resultados. Mas há penalidade: o pagamento de € 2.600 (cerca de 11,5 mil reais). Se os erros tivessem sido apontados durante a partida, os times teriam sido advertidos por substituição irregular.

Os gêmeos (rs) Massimo Barbolini (esq) e Carlo Parisi erraram e não perceberam erro do adversário (Foto: Igor Volley)

Comentários

  1. O Savino não errou pq a central estrangeira tava no banco.
    Mas o Novara errou pq ele tirou Chirichela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errou mesmo, tem que ser maximo 4/7 estrangeiras. A adê estava no banco pelo libero, mas não substituida por uma italiana.

      Excluir
    2. É isso, Richard, 4/7.
      Se o time inscreve uma líbero, 'ganha' uma estrangeira. Mas nas 6 jogadoras de linha deve haver obrigatoriamente 3 italianas.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)