Conegliano atropela Novara e garante 1º lugar: o previsível e maçante Italiano

O maior e mais forte campeonato do mundo tornou-se um dos mais sofríveis de acompanhar. Em meus anos assistindo voleibol italiano, nunca vi nada parecido: ninguém consegue fazer frente ao Imoco Conegliano, invicto há 49 partidas.

Dessas 49, 23 estão na atual temporada do Italiano: foram 16 jogos vencidos por 3 a 0 e sete jogos vencidos por 3 a 1. O Conegliano não sabe o que é jogar um tie-break no Italiano, 69 pontos disputados, 69 pontos conquistados. 

Hoje entrou em quadra contra o Novara, segundo colocado. A diferença de pontos entre eles era de 11 pontos até a partida, o Novara já havia perdido três vezes e hoje perdeu a quarta, Conegliano 3 a 0.

O Novara lutou, mas em mais um dia fraco de Chirichella e Smarzek e com Bosetti sendo marcada, só Herbots conseguiu se sair bem. O jogo ficou tão bucólico que no terceiro set, Stefano Lavarini tirou todas as suas titulares de quadra para poupá-las para o confronto da Champions na terça-feira.

Enquanto Smarzek deixou a quadra com 25% de aproveitamento, Egonu deixou com 60%. Aí fica muito desigual! A polonesa é peça-chave para que o Novara possa sonhar em bater de frente com o gigante rival. E não consegue.

Paola Egonu ataca contra bloqueio duplo do Novara; oposta foi a maior pontuadora do jogo (Foto: Imoco Volley)


Não é demérito só do Novara: Monza, Scandicci, Chieri, Busto Arsizio, ninguém consegue bater de frente com o gigante de Villorba. A disputa ficou boa e acirrada pelo segundo lugar, porque o primeiro já está garantido. Até a luta pelo rebaixamento está mais empolgante.

Nada disso é culpa do Cone, seu único demérito é ser bom demais, uma equipe completa, bem treinado, com algumas das melhores do mundo em várias posições. O problema é que ninguém quer acompanhar um campeonato onde já se sabe o resultado. Qual é a graça da vitória certa e sem competitividade?

Ninguém consegue mais tomar o primeiro lugar do Conegliano, mas ainda acho possível que Novara e Busto Arsizio façam frente ao gigante nos playoffs. Porém, todo seu elenco tem que funcionar em seu melhor - o que ainda não aconteceu.

O vôlei dá muitas voltas e tudo pode mudar. Mas por enquanto, todas elas giram em torno do Conegliano, assim como um dia foi o Suíço ou o Francês - que hoje em dia são mais equilibrados do que o Italiano.

Comentários

  1. Pior que ano que vem vai ser igual, já que o Cone vai basicamente manter o mesmo time. O jeito é acompanhar a Champions.

    ResponderExcluir
  2. O campeonato só termina quando acaba, o próprio Cone já ficou sem ir pra final tendo dominado a fase classificatória de um campeonato italiano alguns anos atrás.

    Em 2019, ganhou todas as partidas da final contra o proprio Novara, os dois times fizeram a final da Champions e o resultado óbvio seria Vitória do Cone, que perdeu por 3 x 1, o Novara ganhou até com certa facilidade aquele jogo.

    O Osasco passou invicto em uma superliga até a Semi quando perdeu as 2 partidas.

    O Toray estava invicto no japonês e perdeu a final.

    Na final de Londres 2012, os EUA eram muito favoritos o Brasil foi freguês delas durante praticamente todo o ciclo, mais venceu aquele jogo por 3x1 com certa facilidade.

    Acho que nos playoffs todo mundo vai jogar tudo contra esse time do cone e podemos ter surpresas, pois aí já será outro campeonato onde vale a sobrevivência e são atletas de auto nível envolvidos não Acho que será fácil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)