O sofrimento previsível do Eczacibasi e como o Fenerbahçe ajudou a provar isso

Passa ano, entra ano e o Eczacibasi sempre nos garante a sensação de que cometeu os mesmos erros de novo. São contratações e renovações que previsivelmente não darão certo, mas que o tigre turco insiste em apostar.

Hoje, em duelo atrasado da 18ª rodada, o Eczacibasi voltou a perder para o Fenerbahçe, dessa vez por 3 sets a 1 (25/13, 25/17, 21/25 e 25/23). Na temporada passada, o Eczacibasi venceu os quatro jogos que fez contra as rivais amarelas e nesta temporada já perdeu dois.

Turno e returno, além das derrotas para Vakifbank (2x3), Galatasaray (2x3) e Nilufer (2x3), muito disso pela falta de ritmo pela Covid-19 como explicação. Embora tenha feito frente em todas as suas derrotas, ficou naquele "quase" que ainda não lhe permitiu vencer seus rivais mais fortes no Turco.

A culpa é de qualquer uma, menos de Boskovic. Hoje a sérvia carregou seu time, mais uma vez, como um fardo pesado. Foram 28 pontos, 47% de aproveitamento, maior pontuadora do jogo e melhor índice de sucesso em ataque das extremas dos dois times. Mas não se vence no vôlei sozinha, a maior pontuação do Ecza depois desses 28 foi 6.

Andorinha sozinha: Boskovic fez 28 pontos no clássico, mas nenhuma de suas companheiras passou de 6 (Foto: divulgação/TVF)


Baladin sofreu muito no passe e nem dá para julgá-la, já sofreu antes, em anos atrás por essa mesma equipe. Cresceu muito nesse fundamento, mas querer que ela se torne referência para cobrir Thompson na recepção é demais. Pior ainda se Thompson não funcionar no ataque, caso de hoje, e aí você perde duas jogadoras em uma só tacada.

As centrais do Vitra são todas limitadas, excedendo Ogbogu, que tende a só poder jogar com a jovem Elif Sahin, que não passa confiança principalmente no jogo pelo meio. Aí vem Mirkovic que, com todo respeito do mundo, não entendo porque está nesse time como solução, sendo que nem sua compatriota Ognjenovic foi capaz de fazê-lo campeão com um elenco muito mais forte. 

É difícil entender o Eczacibasi de Marco Aurélio Motta, de quem sou fã e de que já sabemos que deixará o comando da equipe. Ao contrário de Zoran Terzic, seu rival hoje. Nem tem grandes feitos, o jogo do Fenerbahçe é mais cantado do que "Evidências".

O problema é quando Naz Akyol resolve jogar seu melhor voleibol e suas turbinas ofensivas correspondem: 23 de Vargas, 15 de Mihajlovic. Do outro lado, as quatro ponteiras do Eczacibasi juntas fizeram 14 pontos.

Sozinha, Mihajlovic pontuou mais do que as quatro ponteiras do Eczacibasi juntas (Foto: divulgação/TVF)


O sistema tático é até parecido, a diferença é que quem segura o passe no Fener é Busa, solução barata e já acostumada a fazer isso na seleção com o próprio Terzic. Bom para Busa, bom para o Fener, bom para a Sérvia. Busa também pontuou mais do que qualquer ponteira tigresa, 10 vezes (Saliha Sahin fez 6).

E assim, com um jogo a menos, o Eczacibasi fixa-se em terceiro, permitindo que o Fenerbahçe tome novamente o lugar de segundo maior clube do país. Ainda é cedo para conclusões, mas o 0 a 2 já é bem mais significativo do que o 4 a 0 da temporada passada. E olha, sorte do Vitra que o Galatasaray não montou um grande time como em verões passados. Senão o dano poderia ser bem pior...

Além do clássico, o PTT venceu o Yesilyurt por 3 sets a 2, também em um jogo de atraso. Na próxima quarta-feira (20) encerram-se os jogos atrasados e o Turco volta a ser regular.

Campeonato Turco - Classificação

  1. Vakifbank - 69
  2. Fenerbahçe - 65
  3. Eczacibasi - 57*
  4. THY - 51
  5. Nilufer - 51
  6. Galatasaray - 45*
  7. Aydin - 38
  8. PTT - 36 (12 v)
  9. Yesilyurt - 37* (11 v)
  10. Karayollari - 32
  11. Kuzeyboru - 26
  12. Sariyer - 24*
  13. Kale - 19
  14. Ilbank - 17
  15. Besiktas - 3
  16. Beylikduzu - 0
Nikolova ataca contra bloqueio do Yesilyurt; PTT venceu por 3 a 2 (Foto: divulgação/TVF)


Comentários

  1. Acho engraçado como os times turcos não usam as centrais... elas recebem pouquíssimas bolas, o que acaba sobrecarregando as jogadoras de extremidade. Nesse ponto acho o volei brasileiro muito superior

    ResponderExcluir
  2. Fui assistir o jogo e fiquei tão decepcionado. Já esperava uma vitória do Fenerbahçe, mas o nível do jogo foi muito aquém e pra ser bem sincero, se pegarmos os jogos entre os top 5 times aqui da superliga não devemos nada para o campeonato turco. As centrais lá só fazem figuração, jogos definidos por uma jogadora. A base turca é, no geral, fraca e só as selecionáveis se salvam.

    ResponderExcluir
  3. A Seleção Russa vem avassaladora no Masculino. Muserskiy afirmou que pretende jogar como oposto!!! Ele já estar confirmado entre os olímpicos, pode continuar sendo central ou ser escalado como oposto destruidor. Afirmou que a meta é jogar contra o Brasil no mata mata!!! Só Muserskiy e Gamava detêm os recordes de maiores pontuadores em finais olímpicas de tempos!!!! Na Seleção russa há uma safra impressionante!! Veteranos, campeões olímpicos, campeões mundiais juvenis e muitos outros. A Rússia conta com o fulminante Poletaev e Mihkaylov e agora pode ter o Muserskiy!!! Os Centrais tem Kurkaev como jovem líder. Pelo menos uns 4 levantares disputam 2 vagas. O irmão da Pankova estar entre eles. Pavel Pankov é um dos mais velozes no levantamento. A Rússia é tão favorita quanto a Polônia que tem o cubano Leon, como Rei.

    ResponderExcluir
  4. * Só Muserskiy e Gamava detêm os recordes de maiores pontuadores em finais olímpicas de TODOS os tempos!!!! São/ foram astros que atraem todos os holofotes do mundo. Em Tokyo, Muserskiy Vem como um das principais atrações do vôlei olímpico. A Seleção Russa vem com tudo! O atual treinador, Tuomas Sammelvuo, tem apoio da Federação Russa e ao que parece não irá esconder o jogo. Mas escalação máxima só em Tokyo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Gamava' se aposentou dopada e sem ouro olímpico.

      E Muserskiy, assim como os outros vagabundos russos dopados, floparam no último Mundial com força máxima.

      Excluir
  5. Pódio masculino: 1 - Rússia; 2 - Polônia ( muito choro do Leon e Kurek); 3 - Itália ( pena, mas perdem para a RUS na semi, mesmo c Zaytsev e Juantorenna); 4 - Brasil ( será massacrado por Leon)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mãe Dináh é russa e eu não sabia? kkkk

      Excluir
  6. Pavel Pankov é tetracampeão mundial entre as categorias de base, uma delas foi reconhecido como MVP. Ele disputa com os campeões olímpicos: Grankin e Butko vaga direta para Tokyo. O filho do consagrado e salvador da pátria em Londres 2012, Tetyukhin é uma revelação que poderá estar na Olimpíada. A Rússia já tem os 4 atacantes para as vagas em Tokyo e entre eles tem o Kliuka, atual fera russa. Mas o nome russo mesmo tem nome e sobrenome: Muserskiy! Pode ate jogar com levantador!!! Houve momentos em que fez levantamentos em plena olimpíada!! São muitas opções. Uma pena que o COI não permite 14 inscritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Levantador' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  7. Desculpa minha ignorância, mas a Rússia não está fora dos Jogos Olímpicos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RUS vai disputar sem a bandeira. Porém terá mesma estrutura que iriam levar se estivessem com a bandeira. Irão escolher uma canção folclórica para substituir o hino nacional. Mas o favoritismo, a potencia e o medo que causam aos oponentes será o mesmo. Acredito que eles entrarão muito mais motivados. No feminino, o técnico - um italiano que nunca comandou uma seleção - é péssimo, as jogadoras irão mostrar o que sabem, mas sem favoritismo. O feminino estar no grupo da morte. Elas irão enfrentar uma defesa implacável que a Lang Ping estar trabalhando na China. Há possibilidades de um BRA x RUS nos 2 naipes no mata mata. A RUS no masculino, sim, vem com status de grande candidato ao titulo. Mas tem que reforçar a recepção e a defesa.

      Excluir
    2. Rússia irá disputar as Olimpíadas sem bandeira e sem hino pois é um país PODRE que montou um sistema sofisticado de dopagem desde a época da URSS.

      E os grandes candidatos ao ouro no vôlei masculino são Brasil e Polônia.

      Excluir
    3. Quem é esse doido aficcionado pela Russia? O Brasil vai ganhar o ouro no masculino. Só ver o mundial de 2019. Aliás, todos os jogadores da seleção estão bem em seus respectivos clubes, principalmente o Lucarelli no Trentino.

      Excluir
    4. É um doente mental chamado SOVTCHEV (https://www.facebook.com/sovtchev.brasil.1) que há anos espalha nos blogs de vôlei esses textos horrorosos e prolixos passando pano para os dopados russos. Lixo.

      Copa do Mundo de 2019*

      Melhor coisa que o Lucarelli fez foi ir para o Trentino. Nossa dupla titular de ponteiros chegará afiadíssima em Tóquio - isso se tiver mesmo Olimpíada.

      Excluir
    5. A RUS e todos os europeus não foram completos para a Copa do Mundo em 2019. Nem a POL se apresentou com força máxima. Naquele os europeus priorizaram outros campeonatos.
      Em 2020 não houve confrontos entre as seleções.
      * No Mundial 2018, a RUS errou ao ter substituído os levantadores campeões, em cima do Brasil, no Liga das Nações.
      * Rússia não precisa de cubano para tentar ficar no grupo dos 4.
      * Acabou amarelos!! Agora têm a RUS completíssima, com os melhores levantadores; tem a Polônia Bicampeão Mundial e tem a Itália, além do USA. Ainda tem a França. Acabou Amarelos!!!

      Excluir
    6. Polônia estava com o elenco completíssimo na Copa do Mundo que foi justamente o último campeonato da temporada 19 de seleções, animal.

      O que tem a ver Mundial com Liga das Nações? Kkkk Torneios absolutamente diferentes.

      Os russos não precisam de um cubano, mas de doping na veia isso sim.

      Os 'melhores levantadores' russos floparam no Mundial kkk. Itália? KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  8. Vendo Pinheiros x Praia ontem, reparei que a Martínez só pisou na linha umas duzentas vezes, atacando do fundo, e a arbitragem não marcou nada. Queria ver se fosse contra o time da chiliquenta italiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem seria a 'chiliquenta italiana'? A loira misteriosa do Minas? KKKKK

      Excluir
    2. Ah tá, entendi agora KKKKKKKKKKKKK /lento. Mas com certeza a cópia barata do Lavarini faria um escândalo daqueles tipo quando tomou a surra do Oz kkk.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Quem aguenta esse russo de Taubaté surtando, Gustavo? Aff.

      Excluir
  10. Fiquei muito feliz com a Mari no Fluminense. Lembrei dos bons tempos dela no Osasco. Torço muito por ela!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)