Classificações, desistências, vagas por pandemia: saiba tudo sobre a Champions 2021!

A Confederação Europeia confirmou na última semana as 29 equipes que disputarão a CEV Champions League 2020/2021. Várias alterações foram feitas no formato de qualificação do torneio devido à pandemia de Covid-19 que fez com que as temporadas de todos os campeonatos europeus fossem canceladas.

Sem campeões, a CEV e as federações nacionais optaram por dar suas vagas na Champions para os times mais bem colocados no momento da suspensão do campeonato.  Mas afinal, o que mudou?

Um dos virtuais favoritos em 2020, Conegliano foi o último time a jogar na Champions antes da pandemia (Foto: CEV)

Vagas por ranking

Todas as federações europeias têm direito a uma vaga, mas as 10 primeiras colocadas do ranking europeu têm vaga diretamente na fase de grupos, o que a CEV chama de 4º Round.

O Top 3 do ranking tem Turquia, Itália e Rússia e essas federações têm direito a 3 vagas na fase de grupos. 4ª e 5ª colocadas, Polônia e França têm direito a 2 vagas, enquanto Romênia, Alemanha, Suíça, Bulgária e Bielorrússia têm 1 vaga cada.

Punições e desistências

Em 2019, cinco times desistiram da fase principal da Champions League: o Bucuresti pela Romênia, o Volero Zurich pela Suíça, o Pribuzhie Brest pela Bielorrússia, o Azerrail Baku pelo Azerbaijão e o ŽOK Železničar pela Sérvia.

Essas desistências levaram a punições que tiraram o direito de vaga dessas federações na fase de grupos. Só que a Romênia tinha duas vagas no último ano e neste ano ainda teve direito a uma na fase de grupos. Porém, o Alba Blaj desistiu.

Quem se deu bem com esse patamar foram o tcheco VK Olomouc e o finlandês LP Salo, que herdaram as vagas. A desistência do Alba Blaj deu uma vaga a mais ao 1º round na fase de classificação.

Alba Blaj desistiu de sua vaga na fase principal da Champions. Essa vaga foi deslocada para a fase classificatória (Foto: CEV)

Vagas devido à pandemia

Normalmente, os países do Top 5 do ranking da CEV só têm direito a vagas no quarto round e não jogam a fase classificatória. No entanto, a CEV concedeu excepcionalmente uma vaga a todos os quartos colocados de Turquia, Itália e Rússia, e também aos terceiros colocados de Polônia e França que tenham disputado pelo menos duas das três últimas Champions.

Isso garantiu o direito à participação de Savino Scandicci (Itália), Dinamo Moscow (Rússia), LKS Lodz (Polônia) e Allianz Stuttgart (Alemanha) no 1º round, a fase classificatória. Se juntam a esses quatro gigantes o Michanka Minsk (Bielorrússia), Obrenovac (Sérvia), Vasas Budapest (Hungria), Calcit Kamnik (Eslovênia), Kfar Saba (Israel), Mladost Zagreb (Croácia), SC Prometey (Ucrânia) e Khimik Yuzhny (Ucrânia).

GRATIDÃO DE MOSCOW: depois de um ano péssimo no Russo, time acabou ganhando vaga na Champions devido à pandemia (Foto: CEV)


Dos 12 times em negrito acima, 3 passarão para a fase de grupos com outras 17 equipes pré-selecionadas.

Uma observação importante é que há dois times ucranianos e a CEV não explicou o porquê. No site da Federação Ucraniana, a informação é de que o presidente da instituição conseguiu garantir a vaga do Yuzhny, o time mais "badalado" do país, que no momento do cancelamento da liga tinha três derrotas a mais do que o SC Prometey.

Sentiu falta de alguém?

Se você é um amante de voleibol, deve estar se perguntando: cadê o Galatasaray? Notem que usualmente a Turquia tem somente três vagas no grupo principal e nenhuma na fase classificatória. Com a hegemonia da trinca Vakifbank, Eczacibasi e Fenerbahçe, o Galata jogou apenas uma Champions nos últimos 6 anos. Sendo assim, literalmente, o time não cumpriu o requisito.

Fase de Grupos

É aqui que a coisa começa a acontecer, serão 5 grupos com 4 times cada, totalizando 20. Jogos de ida e volta entre todos eles, com os cinco melhores de cada grupo e os três segundos melhores colocados avançando às quartas. Quartas e semifinal em jogos de ida e volta até a Super Final.

Nenhum campeonato estava finalizado na Europa quando a crise de Covid-19 abateu o continente, então as federações consideraram as vagas conforme fase classificatória. E ficou assim:

Turquia: Vakifbank, Eczacibasi e Fenerbahçe
Itália: Conegliano, Busto Arsizio e Novara
Rússia: Dinamo Kazan, Lokomotiv e Uralochka
Polônia: Chemik Police e Rzeszow
França: Mulhouse e Nantes
Alemanha: Schwerin
Bulgária: Maritza
Rep. Tcheca: Olomouc
Finlândia: LP Salo

Os 17 times acima se juntam aos três vencedores da fase classificatória. Todos os sorteios serão realizados nesta sexta-feira, às 07h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CEV.

Com campanha acima do esperado no Italiano, Novara, último campeão da Champions, é um dos 17 classificados (Foto: CEV)

Comentários

  1. No último parágrafo do texto você escreveu 13, na verdade são 17

    ResponderExcluir
  2. Em 2019 o Volero já não estava na França?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Volero Zurich ainda existe na Suíça, mas disputa a terceira divisão (salvo engano) com um time de base.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)