A Confederação Europeia confirmou na última semana as 29 equipes que disputarão a CEV Champions League 2020/2021. Várias alterações foram feitas no formato de qualificação do torneio devido à pandemia de Covid-19 que fez com que as temporadas de todos os campeonatos europeus fossem canceladas.
Sem campeões, a CEV e as federações nacionais optaram por dar suas vagas na Champions para os times mais bem colocados no momento da suspensão do campeonato. Mas afinal, o que mudou?
![]() |
Um dos virtuais favoritos em 2020, Conegliano foi o último time a jogar na Champions antes da pandemia (Foto: CEV) |
Vagas por ranking
Todas as federações europeias têm direito a uma vaga, mas as 10 primeiras colocadas do ranking europeu têm vaga diretamente na fase de grupos, o que a CEV chama de 4º Round.
O Top 3 do ranking tem Turquia, Itália e Rússia e essas federações têm direito a 3 vagas na fase de grupos. 4ª e 5ª colocadas, Polônia e França têm direito a 2 vagas, enquanto Romênia, Alemanha, Suíça, Bulgária e Bielorrússia têm 1 vaga cada.
Punições e desistências
Em 2019, cinco times desistiram da fase principal da Champions League: o Bucuresti pela Romênia, o Volero Zurich pela Suíça, o Pribuzhie Brest pela Bielorrússia, o Azerrail Baku pelo Azerbaijão e o ŽOK Železničar pela Sérvia.
Essas desistências levaram a punições que tiraram o direito de vaga dessas federações na fase de grupos. Só que a Romênia tinha duas vagas no último ano e neste ano ainda teve direito a uma na fase de grupos. Porém, o Alba Blaj desistiu.
Quem se deu bem com esse patamar foram o tcheco VK Olomouc e o finlandês LP Salo, que herdaram as vagas. A desistência do Alba Blaj deu uma vaga a mais ao 1º round na fase de classificação.
![]() |
Alba Blaj desistiu de sua vaga na fase principal da Champions. Essa vaga foi deslocada para a fase classificatória (Foto: CEV) |
Vagas devido à pandemia
Normalmente, os países do Top 5 do ranking da CEV só têm direito a vagas no quarto round e não jogam a fase classificatória. No entanto, a CEV concedeu excepcionalmente uma vaga a todos os quartos colocados de Turquia, Itália e Rússia, e também aos terceiros colocados de Polônia e França que tenham disputado pelo menos duas das três últimas Champions.
Isso garantiu o direito à participação de Savino Scandicci (Itália), Dinamo Moscow (Rússia), LKS Lodz (Polônia) e Allianz Stuttgart (Alemanha) no 1º round, a fase classificatória. Se juntam a esses quatro gigantes o Michanka Minsk (Bielorrússia), Obrenovac (Sérvia), Vasas Budapest (Hungria), Calcit Kamnik (Eslovênia), Kfar Saba (Israel), Mladost Zagreb (Croácia), SC Prometey (Ucrânia) e Khimik Yuzhny (Ucrânia).
![]() |
GRATIDÃO DE MOSCOW: depois de um ano péssimo no Russo, time acabou ganhando vaga na Champions devido à pandemia (Foto: CEV) |
Dos 12 times em negrito acima, 3 passarão para a fase de grupos com outras 17 equipes pré-selecionadas.
Uma observação importante é que há dois times ucranianos e a CEV não explicou o porquê. No site da Federação Ucraniana, a informação é de que o presidente da instituição conseguiu garantir a vaga do Yuzhny, o time mais "badalado" do país, que no momento do cancelamento da liga tinha três derrotas a mais do que o SC Prometey.
Sentiu falta de alguém?
Se você é um amante de voleibol, deve estar se perguntando: cadê o Galatasaray? Notem que usualmente a Turquia tem somente três vagas no grupo principal e nenhuma na fase classificatória. Com a hegemonia da trinca Vakifbank, Eczacibasi e Fenerbahçe, o Galata jogou apenas uma Champions nos últimos 6 anos. Sendo assim, literalmente, o time não cumpriu o requisito.
Fase de Grupos
É aqui que a coisa começa a acontecer, serão 5 grupos com 4 times cada, totalizando 20. Jogos de ida e volta entre todos eles, com os cinco melhores de cada grupo e os três segundos melhores colocados avançando às quartas. Quartas e semifinal em jogos de ida e volta até a Super Final.
Nenhum campeonato estava finalizado na Europa quando a crise de Covid-19 abateu o continente, então as federações consideraram as vagas conforme fase classificatória. E ficou assim:
Turquia: Vakifbank, Eczacibasi e Fenerbahçe
Itália: Conegliano, Busto Arsizio e Novara
Rússia: Dinamo Kazan, Lokomotiv e Uralochka
Polônia: Chemik Police e Rzeszow
França: Mulhouse e Nantes
Alemanha: Schwerin
Bulgária: Maritza
Rep. Tcheca: Olomouc
Finlândia: LP Salo
Os 17 times acima se juntam aos três vencedores da fase classificatória. Todos os sorteios serão realizados nesta sexta-feira, às 07h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CEV.
![]() |
Com campanha acima do esperado no Italiano, Novara, último campeão da Champions, é um dos 17 classificados (Foto: CEV) |
No último parágrafo do texto você escreveu 13, na verdade são 17
ResponderExcluirEm 2019 o Volero já não estava na França?
ResponderExcluirO Volero Zurich ainda existe na Suíça, mas disputa a terceira divisão (salvo engano) com um time de base.
Excluir