Em atuação magistral de Boz, Turquia salva set 'perdido' e elimina Polônia do sonho olímpico

Eu não sou fã de Giovanni Guidetti como pessoa, não gosto do italiano. Mas sou obrigado a reconhecer que trata-se de um dos melhores técnicos do mundo, senão o melhor. Vejam que Guidetti, praticamente "do nada", resolveu promover Meryem Boz para a titularidade da seleção. Isso quer dizer que a grande revelação dessa seleção no ciclo, a jovem Ebrar Karakurt, que se destacou muito na VNL e foi a maior pontuadora da equipe, foi para o banco. O destino premia os competentes e corajosos e hoje Boz fez 36 pontos em um jogo.

Eu nunca vi Boz tão em chamas como nessa noite. Ela é 8 ou 80: vira tudo ou dá um pane. Em uma Turquia rendida, ela caiu como uma luva. Humilde, Meryem merece toda nossa atenção: foi desprezada por muitos técnicos que nunca deram chance à ela, apostando em jogadoras como Polen e Seda. É curioso que Guidetti tenha escolhido uma jogadora de 31 anos para ser sua oposta titular e deu certo.

Meryem Boz teve atuação de gala com 36 pontos na vitória que eliminou a Polônia (Foto: FIVB)

A Turquia não fez um bom jogo, Cansu foi mal no levantamento, Akyol também não entrou bem e nem conseguiu acertar as bolas com ErdemIsmailoglu fez um jogo ridículo e Ercan seguiu o mesmo conceito. Mas a Polônia conseguiu ser pior. O jogo terminou no quarto set, quando a Turquia salvou 6 match points da Polônia.

É aí que um técnico limitado fica em destaque. É neste momento que Stysiak ataca para fora, que Smarzek larga, que Stenzel deixa uma largada cair na sua frente. A Turquia não faz isso, embora Naz tenha insistido em cometer alguns erros com Erdem. É nessa hora que Smarzek tem que bater no peito e definir e se errar, que entre uma passadora para cobrir Stysiak e que ela assuma a responsabilidade. Faltou coragem para o técnico Nawrocki, que manteve Smarzek em quadra com 28% de aproveitamento em ataques. Alguém precisa chamar a responsabilidade sem se omitir, é isso que constrói uma grande seleção. Isso sem contar que Medrzyk paga um preço caro demais por ser a única jogadora de linha que passa, linha de duas passadoras.

Jacek Nawrocki não conseguiu organizar a Polônia efetivamente (Foto: CEV)


A queda no quarto set eliminou a Polônia, que já se sentou completamente abatida após o 33x31. Dava para ver a cara de choro de Smarzek, de Stysiak. Mas, meu Deus, ainda tinha um set! Elas entraram no tie-break de igual para igual, se sustentando, mas entregaram 4 erros de saque na parcial. Aí a bola espirra, o braço pesa e não dá para brincar com Boz voando do outro lado. É muito fraca a defesa polonesa.

A Turquia vai à final com méritos, buscando se vingar da valente Alemanha. Agora é tudo ou nada: leva a favorita ou a azarona.

Qualificatório Europeu - Semifinal 

Turquia 3 x 2 Polônia (19-25, 25-18, 23-25, 33-31 e 15-11)

TUR: Cansu, Baladin (16), Ismailoglu (3), Boz (36), Erdem (15), Guhnes (12) e Akoz (L). Sub: Ercan (2), Akyol (3), Karakurt (1) e Aykaç (L).

POL: Alagierska (8), Kakolewska (11), Stysiak (25), Wolosz (5), Medrzyk (10), Smarzek (22) e Stenzel (L). Sub: Lukasik (2), Plesnerowicz e Gorecka.

Turquia de Giovanni Guidetti faz a final amanhã contra a Alemanha (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Vale destacar que Akoz salvou um match point com uma defesa espetacular, e Eda teve uma atuação magistral e decisiva no block. Seu ataque ficou muito comprometido em função da Naz. E Ercan apenas quase colocou tudo a perder. Boz maravilhosa, fez o jogo da sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Impressionantes os 10 pontos de bloqueio de Eda Erdem. Uma super bloqueadora e boa atacante, apesar da partida ruim no ataque hoje. Gunes também é ótima central. Do lado polonês, as centrais só têm altura. Kakolewska bloqueia muito bem. Mas tanto ela quanto Aligierska são atacantes fracas, falta potência e velocidade. Resumindo, Thaísa coloca todas juntas no bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaísa com a perna mecânica >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Excluir
  3. Sou um dos que são contra a aumentar o número de vagas europeias em Jogos Olímpicos, mas vendo o quanto três das quatro semifinalistas (exceto a Holanda) deram a vida, o sangue, a alma nessas partidas, é de partir o coração saber que apenas uma delas ficará com essa vaga.

    Amanhã não torcerei por ninguém, porque qualquer uma dessas seleções é DIGNA dessa vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisam aumentar as vagas européias. Basta distribuir uma vaga por continente para garantir representatividade e mais o país sede. Depois 6 vagas abertas para o mundo. Os melhores levam. No basquete é assim e é o justo. Já havia EUA e Canadá, para que mais o México na Rio 2016? Daí, craques como Sokolov, Grozer, Atansijevic ficaram em casa.... Os mesmos, ao lado também de Cebulj, Urnaut e Stern, assistirão pela TV a grande seleção colombiana ou venezuelana em Tokyo 2020.

      Excluir
    2. É por pura politicagem (votos e dinheiro) qua a FIVB faz esse esquema bizarro de vagas. Não é pelo esporte.

      Excluir
    3. "Não precisam aumentar as vagas européias. Basta distribuir uma vaga por continente para garantir representatividade e mais o país sede. Depois 6 vagas abertas para o mundo."

      Mas já é assim LOL.

      As vagas continentais estão sendo disputadas agora. As vagas 'mundiais' foram disputadas em agosto. Ninguém tem culpa que Bulgária e Coreia do Sul, por exemplo, não tiveram competência suficiente de fechar os jogos nos qualis intercontinentais para garantir Tóquio. Para os búlgaros a conta já chegou dia 9, vamos ver o que aguarda as sul-coreanas logo mais.

      Excluir
    4. Pois é, parece que é assim, mas não é.... A FIVB inverte a ordem natural das coisas, ai Brasil e EUA conquistam a vaga antecipada. E sobra uma vaga pra uma seleção capenga no continente.... E nas outras Olimpíadas, quando precisava-se dar aquela força para o Japão ir, ainda tinha o patético pré-olímpico mundial junto com o asiático, com a regra absurda beneficiando uma dupla classificação asiática. Enfim, a FIVB e seus regulamentos antidesportivos que temos que engolir.

      Excluir
    5. Se começássemos pelas vagas continentais, teríamos Brasil, China, EUA, Sérvia e Quênia classificados.... Depois as 6 vagas mundiais. Coréia do Sul, Tailândia, Rep Dominicana, Turquia, Alemanha, Holanda, Polonia e mais quem tivesse condições completariam os classificados. Não teríamos Argentina no feminino, nem Colombia no masculino. Vão fazer o que em Tokyo? Coréia, Tailândia e Rep dominicana teriam que ralar muito para brigar por uma vaga. Mas isso nunca vai acontecer, principalmente, porque para 2024 o Japão terá que conquistar a vaga "na quadra".

      Excluir
    6. Faz sentido o que vcs falaram de começar pelo continentes e depois ir para o mundo. Porém, algumas vagas continentais ficariam marcadas como a do Brasil. Tbm faz sentido começar pelo mundo, pois os favoritos continentais já podem garantir as vagas antecipadamente. Caso não consigam, têm mais uma chance nos continentes. Assim, as outras forças locais tbm possuem uma chance real de ir à Olimpíada.

      O problema da Europa não pode ser solucionado em nenhum dos dois jeitos. O velho continente tem muitas seleções boas e sempre várias irão sobrar, não tem jeito. E não me venham com a palhaçada de dobrar o número de vagas como no Mundial pq é justamente isso que faz a Olimpíada ser o torneio mais difícil do vôlei.

      Excluir
    7. Argentina e Colômbia tiveram muito mais chances de ir à Olimpíada pq o Brasil se classificou primeiro. Faz sentido começar pelo mundo, 'liberando' as principais seleções do mundo primeiro, para as demais forças locais disputarem mais de forma mais 'democrática' no continente. Os arcos olímpicos não são à toa.

      Excluir
    8. Isso não significa que eu não ache a FIVB corrupta, muito pelo contrário. Quem paga mais tem mais vantagens: Japão, China e Polônia que o digam. Ary Desgraça é um corrupto sujo.

      Excluir
  4. Quinta-feira, o técnico da Eslovênia esperou o Brizard fazer 3 aces seguidos no tie-break para parar o jogo. Hoje a Polônia vencia o tie break por 8 a 7 e eis que seguem-se 5 pontos da Turquia contra 1 da Polônia, 12x9 para a Turquia e só então o gênio polonês para o jogo. Viva ZRG que com todas as críticas que sofre, algumas bem justas, jamais cometeria tamanhas lambanças.

    ResponderExcluir
  5. RDM em quadra neste momento em jogo pegado com o Canadá; Brenda estar jogando e Bethania com cabelo dourado nas pontas. CAN 1 x 1 RDM. As "cubanas do caribe" deve abrir o olho e não achar que irão vencer quando quiser!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso sem contar o erros da arbitragem em favor da Polonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais?
      Eu lembro que o juiz parou um ponto absolutamente do nada depois da Stysiak salvar uma bola quase perdida com o pé e mandá-la de volta para o lado turco. Não teve nada de irregular e ele depois pediu desculpas por ter parado o ponto no meio.

      Excluir
    2. Ele voltou o ponto e aí a Turquia pontuou em seguida ¬¬

      Excluir
  7. Incrível como Akoz joga dms na seleção e no clube é apenas uma jogadora regular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, SIM! Eu não consigo entender isso. Tbm não compreendo o Guidetti não convocar a líbero do Vakif nem que seja pra ser reserva.

      Excluir
    2. Eu acho que é porque já tem muitas jogadoras do Vakifbank: Özbay, Günes, Karakurt, Ismailoglu. E também porque a Aköz na seleção é soberana.

      Excluir
  8. RDM x Canadá: https://www.wipr.pr/envivo/ ( vai começar 0 4 set)

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. I got it, bitches!

      https://www.facebook.com/ronnie.suriz.3/videos/503409480607759/UzpfSTEwMDAyNjcxMzQ0NDkwMzo4MzY4MzE1MzY3Njc2NzI/?hc_ref=ARQkhr11WacMRHvbqjFPWJUYpU5Ma__nOeXVKTVGj1MEzmU-xFbXQ4vMhjtblIqCR10

      Excluir
  10. Torcida canadense mais morta do que a holandesa KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Latinos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  11. Vejo que a maioria torcia pela Polônia, principalmente pela simpatia que é a Smarzek, me incluo nesse grupo. Infelizmente não deu, não assisti o jogo, mas acho difícil a Turquia não ganhar a vaga, não pelas jogadoras, mas pelo técnico. Não gosto dele, mas concordo com o blog, ele é sim um dos melhores técnicos do mundo, arrisco dizer que se ele estivesse à frente da Holanda ou Polônia elas quem levariam a vaga. Torço pela Alemanha amanhã, se Guidetti estivesse lá a vaga seria delas.

    ResponderExcluir
  12. Sou alemão desde o nascimento a partir de agora!

    ResponderExcluir
  13. CUB x CAN : https://www.facebook.com/ronnie.suriz.3/videos/503456710603036/

    ResponderExcluir
  14. Vamos ter que engolir a Turquia nas olimpíadas, meu Deus...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A única coisa boa nessa vitória do antipatico time da Turquia, é comprovar a superioridade da Boz em relação a Karakurt, acho que tá na hora de o técnico parar de tentar fazer ela acontecer, medianíssima na seleção e no Vakif está péssima também, fez uma competição boa e disseram ser a nova Egonu/Boskovic, as citadas desconhecem ela.

    ResponderExcluir
  17. Algum link para a transmissão de Turquia e Alemanha, por favor?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)