A previsível e precoce eliminação do Minas no Mundial de Clubes

Como a maioria de nós já esperava, chegou ao fim a luta do Itambé Minas pelo título do Mundial. Se o Minas surpreendeu em 2018, neste ano deixa a competição com o amargo gosto da decepção em sua torcida. E foi justamente contra o Eczacibasi, time que decepcionou no último mundial, com Natália como maior pontuadora e seu principal algoz - hoje destaque do outro lado.

Natália reencontrou o Minas nesta quarta-feira pelo Mundial - e venceu o ex-time (Foto: FIVB)


Por 3 sets a 0, as tigresas passaram com facilidade pelas brasileiras e eu diria que só não foi mais fácil porque Lloyd teve lá seus panes no segundo set, em uma sequência absurda de erros de precisão e de tempo. Boskovic, que estreou mal, já se recuperou: foram 21 pontos, mais do que o triplo de Bruna e Sheilla, as duas opostas do Minas.

Bruna fez 4 pontos e teve aproveitamento de ataque de 16%, enquanto Sheilla pontuou 2 vezes, aproveitamento de 20%. A comparação não é justa, mas Boskovic teve 61% de aproveitamento, número normal para uma central. O Eczacibasi ainda teve um bom jogo no passe e ótimo na defesa, principalmente com um dia inspirado de Akoz.

Tijana Boskovic foi a maior pontuadora do jogo com 21 pontos e 61% de aproveitamento (Foto: FIVB)


A defesa funcionou tão bem que nenhuma das extremas do Minas passou dos 5 pontos de ataque. Perdi as contas de quantas vezes o bloqueio do Eczacibasi amorteceu os ataques de Acosta. McClendon no banco foi a melhor decisão de Negro desde que assumiu o clube, finalmente ele teve essa coragem. Mas, como sabemos, Kasiely não é uma grande atacante. Gattaz e Thaísa foram as melhores atacantes do Minas, como todos nós já esperávamos também. Dava até para abusar mais do meio fraco do rival turco usando as duas.

E foi justamente a distribuição, em uma atuação abaixo de Macris que se tornou o mais fator mais questionado no jogo de hoje. E querem saber? Eu até entendo a atitude de Nicola Negro: chama-se desespero. Não que eu concorde, mas nenhuma de suas extremas roda, o passe não funciona o suficiente para usar as centrais sempre (embora eu faria isso com passe Z) e o outro time está defendendo tudo! Que levantadora faria milagre? Se Ognjenovic já perdeu finais com Boskovic, Baladin e Larson, quem dirá Macris com Acosta, Kasiely e Bruna (com todo o respeito). Alguma coisa Negro teria que mudar!  

Troca de Macris por Bruninha não agradou grande parte da torcida mineira (Foto: FIVB)


Entretanto, na contramão do que digo acima e conhecendo o voleibol brasileiro na atualidade e o valor técnico de Macris, ela seria a última jogadora que eu tiraria de quadra. Algumas pessoas já veem uma perda de credibilidade em Nicola Negro, não só por parte da torcida, mas também das jogadoras. Até aqui, o técnico condiz com o que apresentamos no post falando de seu histórico, infelizmente.

Todas essas coisas que eu disse aqui, já foram ditas ou previstas antes e poderiam ter sido evitadas com uma simples pesquisa na web ou alguns vídeos de jogos das atletas e do técnico que a diretoria contratou. Não acredito que a montagem desse time tenha sido mal feita por puro amadorismo. Mas também não encontrei ainda o seu sentido.

Situação de Nicola Negro na temporada não é boa (Foto: FIVB)

Mundial de Clubes - Grupo B


Eczacibasi Vitra 3 x 0 Itambé Minas (25-17, 25-23, 25-16)

ECZ: Boskovic (21), Gibbemeyer (4), Guveli (9), Kim (12), Natália (9), Lloyd (3) e Akoz (L). Sub: Alikaya.

MIN: Gattaz (7), Macris, Thaísa (8), Bruna (4), Kasiely (8), Acosta (5) e Léia. Sub: Vivian, Lana, Sheilla (2).

Eczacibasi venceu a primeira partida na competição e decide vaga em decisão direta contra o Guangdong (Foto: FIVB)

Comentários

  1. O time do minas foi muito mal montado. Se era para contratar duas ponteiras estrangeiras de tão baixo nível técnico, era melhor ter investido em ponteiras brasileiras.

    ResponderExcluir
  2. Investimento em posições que não eram primordiais: Thaísa e Sheilla eram totalmente dispensáveis. Bruna, apesar de não ser espetacular, é uma boa coadjuvante, desde que a responsabilidade não recaia toda sobre ela. Deveria ter investido em boas ponteiras e mantido Mara ou Mayany. Acosta é mediana e Deja é ainda pior. As duas não tem nível sequer pra jogar num "São Caetano da vida" (com todo respeito). A única chance do Minas nessa temporada é o jogo com as centrais, mas isso só será possível com passe, coisa que o Minas desconhece.

    ResponderExcluir
  3. Minas voltou a ser um time mediano e coadjuvante como sempre foi, temporada passada foram carregadas pela Gabi e Natália.

    ResponderExcluir
  4. DEJA PIOR CONTRATAÇÃO DA HISTÓRIA DE UM TIME BRASILEIRO

    ResponderExcluir
  5. Dica construtiva: colocar o link do do post mencionado no texto, a respeito da previsibilidade do que ia acontecer com Minas e seu técnico.

    Eu, como leitor, fiquei curioso e abriria o link para reler a matéria!

    ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)