Se você não escolher a história, a história vai escolher você

O destino às vezes te dá uns trancos e você precisa entender de onde eles vieram. Acho que José Roberto Guimarães sentiu um desses ontem (08), quando o azarão São Paulo Barueri pôs fim ao favoritismo de Osasco, vencendo a equipe pela segunda vez consecutiva, por 3 sets a 2 (22x25, 20x25, 26x24, 25x22 e 15x12).

São Paulo Barueri é campeão do Paulista 2019 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)


Então, era isso que esperávamos de você no ciclo todo. Não dói renovar, Zé! Foi ousando, como você fez ao assumir esse time de Barueri, que Zoran Terzic apresentou Tijana Boskovic, foi ousando que Marco Bonitta apresentou Paola Egonu, foi ousando que Lang Ping fez Ting Zhu crescer. Você tem essa chance agora, Zé, e o principal desses nomes é Lorenne Teixeira.

Primeiro, Lorenne. Por um descuido ela virou a maior atacante brasileira da atualidade, do ano de 2019. Ares de fenômeno, eu diria, por quê não? Vocês já pensaram que se não fosse a lesão de Tandara a oposta provavelmente seria cortada da fase final da VNL, quando despertou para o grande público? Quando foi decisiva para o Brasil chegar à final e, o mais importante depois, decisiva para a classificação olímpica. Ontem foram 29 pontos em uma vitória de virada, comandada não menos do que por ela mesma...

Lorenne Teixeira foi a maior pontuadora do jogo com 29 pontos (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC.net)


Vamos falar de Nyeme, ninguém se perdoaria, nem eu e nem vocês, se ela não fosse citada aqui. Nyeme tem 21 anos, 1m75 e veio do interior do Maranhão, da cidade de Barra da Corda, com pouco mais de 85 mil habitantes. Era ponteira e quase desistiu do vôlei, tornou-se líbero, foi para a seleção juvenil e Zé Roberto, esperto, trouxe-a para Barueri. E que estreia, que show de atuações! Como pode alguém tão nova ofuscar o brilhantismo de Camila Brait, a melhor líbero brasileira? Ela fez isso e nós a "descobrimos". 

Nyeme recebendo homenagem em escola no Maranhão em 2017, após prêmio de melhor líbero do Mundial Sub-20 (Foto: Ivan Silva/Sistema Jitirana)


Mayany foi a segunda jogadora mais decisiva com 16 pontos, 6 deles de bloqueio. Só perde em atuação pelo meio para a ex-colega de time, Mara, que merece destaque aqui: 17 pontos, 7 de bloqueio. Mas acalmem-se, Osasco merece um post só dele. Voltamos a Barueri: Maira se superou, principalmente no segundo jogo da semifinal. Juma também cresceu muito e Tainara mostrou um surpreendente aproveitamento na recepção.

É isso, Zé. É isso que tanto pedimos! Pedimos que você acredite nessas e em outras meninas, como fez em seu clube. A verdade é que você nunca foi conhecido por ser um grande formador de atletas, mas sempre foi um grande treinador. E essas meninas estão aí para dizer que estamos errados, que você pode e é capaz de levar pelo menos Lorenne voando a Tóquio. Talvez você faça isso Zé, talvez não. Todavia, já estamos gratos e mais tranquilos. Essa reta final e esses resultados inesperados nos servem pelo menos para olharmos com mais otimismo para o nosso esporte no nosso país. Ao São Paulo Barueri e a essas meninas que se superaram em quadra, nós só podemos agradecer por nos permitirem voltar a acreditar no futuro do voleibol brasileiro. 

O destino tem dessas coisas. Às vezes, quando você não escolhe construir uma história, ela escolhe você para fazer parte dela.

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Comentários

  1. Que texto incrivel. Lúcido demais na análise. E a ultima frase disse tudo. "Às vezes, quando você não escolhe construir uma história, ela escolhe você para fazer parte dela".

    ResponderExcluir
  2. E pensar que perdemos tantas competições importantes justamente pela falta de CORAGEM e OUSADIA de Zé Panela (tô digitando e chorando agora). Mas antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  3. "Chamo a atenção de vocês para como a posição de oposta na China é debilitada - nem a melhor oposta do voleibol chinês pontua mais do que uma ponteira selecionável."

    Gustavo comentando o óbvio mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a China tem a ver com o post???? Kkkkkkk (juro que não entendi)

      Excluir
    2. Nem eu, não entendi bulhufas. Eu falei isso há 4 posts atrás hahaha

      Excluir
    3. é que tá rolando um barraco no post da china e tem duas "pessoas" falando um monte de absurdo um pro outro kkkkk

      aliás Gustavo, c bem que podia dar uma moderada nesses coments com ofensas néam?

      Excluir
    4. Aforest, ajuda esse blogueiro. Eu tô em reta final do semestre da faculdade e fazendo o TCC D=

      Excluir
    5. Eita, é post da Zhu neh? vou já lá colocar lenha na fogueira, pq sou desses...

      Excluir
    6. Foi vc que comparou Gong com Sheilla? kkkk

      Excluir
  4. Vou ter que deixar um comentário: que incrível a evolução de Lorenne.
    Seria inteligente legar Tandara, Lorenne e Sheila (já que é a intenção do Zé).
    Sei que ficaria um pouco bagunçado, mas com 3 ponteiras excelentes: Gabi, Natalia e Garay, tem espaço pra Tandara atuar de ponteira se precisar e Lorenne entrar de titular ou nas inversões.

    Algumas opções:

    Macris/Lorenne
    Thaisa/Fabiana
    Natalia/Gabi
    Brait

    Fabíola/Sheyla
    Mara/Bia (apesar de preferir Mayany)
    Tandara/Garay

    (sendo a Tandara um trunfo: pode começar como oposta, pode ser opção para ponteira, com Lorenne de oposta). Vejo Sheila entrando nas inversões apenas... No meio, Fabi e Thaisa são o que temos de melhor pra jogar Olímpiada e com certeza Mara, Mayany, Bia assumem próximo ciclo.

    Levantadora: apesar de gostar de mais de tudo que Dani Lins fez pela seleção, não levaria. A preferência seria por Juma, por ser ousada, mas como já temos Macris... A experiência de Fabíola pode ajudar mais nesta competição.

    Brait sem dúvidas merece ir, não tem o que discutir.
    Ponteiras: Natalia e Gabi são titulares. Se Garay aceitar vão revezar.... Não descarto Tandara na ponta com Lorenne. Creio que ficaria um timaço e o sonho da medalha fica vivo.

    Enfim, essa superliga vai ditar bastante o ritmo e a VNL também. Torcendo para o Zé abrir um pouco a cabeça e inovar ao fechar este time, acho ele um técnico fod#.

    Sobre as meninas de Barueri, fantásticas! Jogaram com vontade.
    Próximo ciclo temos bastante opções: Juma, Tainara, Lorenne, Nyene, Maira, Mayany, Kisy*, e três outras... Quem assumir a seleção tem que botar pra jogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tandara de ponteira não dá certo. Não vale a pena levar Sheilla e cortar uma ponta.

      Bia não tem um padrão de jogo, principalmente atacando na rede de dois kkk. Levar uma central para pingar bolas em plena Olimpíada não dá.

      Excluir
    2. Eu tb não gosto da Tandara na ponta, ela perde a eficiência. HOJE, eu levaria:

      Macris/Fabíola
      Tandara/Lorenne
      Gabi e Natália/Garay e Drussyla (ou Amanda)
      Thaísa, Gattaz e Mara (ou Bia)
      Brait

      Excluir
    3. Morto que o Gustavo prefere a quinadora Drussylla ou Amanda e Mara ou a terrível Bia (SCRR) invés de Jaque (que está voando) e Fabiana que não é a mesma de antes mais é muito superior a elas, até Adenizia que bloqueia pacas é melhor que essas duas.

      Excluir
    4. Ah sim! Também não gosto de Tandara na ponta pessoal!
      O comentário é uma mistura do que eu penso ser interessante já combinando com as decisões do Zé. Vocês tem dúvida que ele levará Sheilla? Eu creio que levará!
      Lorenne jogando no clube a tendência é a preferência por ela aumentar e, de verdade, seria um absurdo deixar Tandara de fora. Por isso creio nas três...

      Sobre Bia, também não gosto do padrão de jogo que é volátil (altos/baixos).
      Unanimidade: Thaisa e Fabiana. Preferências reservas: Mara ou Mayany.
      Quem eu acho que vai: Thaisa/ Fabiana/ Bia. (Bia será a nova Adenizia).

      Quem vai pra Tóquio:

      Macris/Fabiola
      Lorenne/Sheilla
      Natália/Gabi/Tandara/Garay
      Thaisa/Fabiana/Bia
      Brait

      Pelo amor de Deus: Amanda não vai rolar... prefiro Tandara de ponta sim!

      Excluir
    5. Fabiana ainda é opção melhor do que Bia. Os cortes de centrais serão os piores \:

      Excluir
    6. Adenizia tbm é uma opção dependendo de como voltar.

      Excluir
  5. Ainda bem que a Roberta saiu do Rio, no momento mais importante do jogo no tie break foi cometer 2 toques kkkkk, ontem ela estava péssima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta é muito previsível e não tem precisão. Começou este ciclo olímpico fazendo um GP primoroso e depois disso só tá peidando na farofa. Muita coragem de algumas pessoas que defendem a ida dela pra Tóquio. Bia idem. Aquela china dela é o erro! Pelo amor de Deus! Todo mundo sabe que ela vai pingar. Totalmente previsível.

      Excluir
    2. a única vantagem que a Roberta tem em relação as outras levantadoras tipo Macris é a altura e o facto de defender bem só isso, mas isso é só a minha opinião

      Excluir
    3. O principal que uma levantadora deve fazer é justamente levantar bem. Block e defesa são secundários.

      Excluir
  6. Essa líbero do Barueri é um MONSTRO! Ela estava em TODAS as bolas. Completa: tanto passa quanto defende bem. Isso sem falar nos levantamentos espetaculares, de toque e com finta. E o mais engraçado é que fisicamente acho ela parecida com a Brenda Castillo. Olho nessa menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Próximo ciclo, bota ela pra jogar. Arrisco mais, se na VNL vamos de reservas colocaria Brait (pra dar ritmo) e ela entrando nos jogos mais fáceis... Já vai pegando renovando pro ciclo já...

      Excluir
    2. Minha seleção tbm seria a mesma do Gustavo, com uma ressalva: a quarta ponteira eu escolheria a Jaque. Não gosto da arrogância dela, mas tá mostrando que pode sim render muito. No mais, levaria exatamente o time que ele citou, e digo mais, seríamos um dos três favoritos, pelo menos.

      Excluir
    3. Chega de Jaque. Já deu! Ela só grita, parece uma papagaia.

      Excluir
    4. Mais um hater acéfalo da Jaque, quem grita são as raparigas (sim sou português) sérvias, parecem cabritas no cio.

      Excluir
    5. Kkkkkkkkk É constrangedor ver a Veljkovic gritando feito uma esquizofrênica em quadra. Ela só perde nos surtos para a desequilibrada da Karakurt kkkk. Ozbay é outra insuportável, aff.

      Excluir
  7. E a Thaísa que fez 22 pontos na final do Mineiro? A força que essa mulher tem é surreal. Vai conquistar a vaga em Tóquio na bola.

    ResponderExcluir
  8. Dá para engolir todas as convocações possíveis, exceto alguma que tenha BIA. Pelo amor de Deus, devo estar cego, como alguém pode considera-la com nível pra seleção. Péssima, nunca vi em toda história do voleibol uma jogadora pingar tanto, e o pior de tudo: uma central pingar tanto. É quase inadmissível. Numa posição que não estamos tão mal assim não se pode considerar BIA uma opção. Misericórdia senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, tem pelo menos, cinco centrais melhores do que, e mais: que nem na seleção estão!

      Excluir
  9. ZRG montou um time bem coeso: Juma está numa crescente incrível e na hora decisiva não inventa! Lorenne amadureceu muito, descobriu seu real valor e tá comendo a bola.
    Tainara e Maira: a primeira ainda é ansiosa demais no ataque, com o tempo deve conseguir ter uma regularidade maior no fundamento. Maira calou a boca dos haters e se preocupou em fazer o dela, aprendeu a usar mais o bloqueio e dar constância no fundo de quadra.

    Nyeme ofuscou a Brait! Se o time do Barueri for muito longe, acredito que a mesma posso fazer com o que o TRICORTE seja real. Bola pra isso ela tem!

    O time tem um excelente plantel de centrais, Mayani (Melhor central do Mundial de Clubes), Lays com sua china mortal e Diana com seu excelente posicionamento no bloqueio (só tem que puxar mais a china).

    O que me preocupa são as ponteiras reservas e a 4° central: uma Ana Cristina,Gleici e Lorena dariam mais opções pro ZRG.

    Espero que a ideia de fazer um time jovem, faça com que Pinheiro,Sanca e Flu parem de contratar velhas medianas e façam times com jogadoras novas e com futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu cu que a Brait vai ser cortada por essa novata.

      Excluir
    2. KKKK Exato, último anônimo. Essa nem é uma possibilidade real, pelo amor de Deus.

      Excluir
    3. Aa beeshas piram quando eh aventada a hipótese de tirar uma jogadora velha e colocar uma novinha. Elas mesmo são como o ZRG, engessadas.
      Se a Nyemi mostra-se melhor na SL pq não convocá-la??

      Excluir
    4. A questão é de experiência internacional e de aguentar a pressão de uma Olimpíada, gay. Brait se aposenta após Tóquio e, a partir de 2021, os caminhos de Nyeme e Natinha estão livres na seleção.

      Excluir
  10. Gente vocês acham a Nyeme melhor que a Natinha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e as duas serão as líberos do Brasil no próximo ciclo. Brait se aposenta da seleção de vez ano que vem após a Olimpíada.

      Excluir
    2. As duas boas mas a nyeme é mais ousada

      Excluir
  11. TRICORTE? Com a saída da Léia, Brait estava certa em Tóquio, mas Nyeme encheou os olhos. Fiquei abismado com a atuação dela. Perfeição e constância na hora de maior pressão. Ok, foram alguns jogos apenas, mas impressionou. Temos que ficar atentos, alguns talentos acima da média pulam etapas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim é brait em tóquio e nyeme nas outras competições as outras liberos podem assistirem de casa mesmo, suelen pra mim já ta fora da seleção plds, leia nao joga mais pela seleção entao sobrou a brait para olimpiada e nyeme para outras competições podendo ainda chamar a natinha para as competições fora olimpíadas.

      Excluir
  12. Quanto à seleção com Bia/Mara desbancando Fabiana: um minuto de silêncio.

    ResponderExcluir
  13. Dar o biscoito a quem merece. Se a Jaque resolver jogar certinho essa temporada, sem estrelismo e apostando em um crescimento ao longo da superliga pode esquentar sim a teoricamente aberta briga na quarta ponta. Me perdoem os haters, mas jogadoras como Jaque, Larson nos EUA e as Bosetti's são os tipos de pilares que mesmo no "truque" você não joga fora tão fácil. Incrível mesmo uma temporada parada a mulher ainda rende horrores.

    Sobre o Barueri: como disseram acima uma bela lição a várias equipes:
    As grandes que praticamente não dão chances as mais novas
    E as de "segundo escalão" que muitas vezes também fazem isso de modo bem incipiente. Barueri com um dos seus menores investimentos desde que foi formado mostra um vôlei de alto nível, impressionante!

    Não sei se essa excelente impressão se mantém durante a superliga, mas torço muito que sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o Barueri consiga chegar nos playoffs, daí em diante pode acontecer qualquer coisa.

      Excluir
    2. se o São Paulo Barueri jogar a super liga igual jogou o paulista é cotado para ser um dos finalistas, creio que o top 4 esse ano vem com praia clube, sesc rio, sao paulo barueri e sesi bauru, osasco e minas correm por fora

      Excluir
  14. Que jogo sensacional para equipe do SP Barueri, todas as jogadoras de parabéns.
    Sou novato aqui, na medida do possível tenho acompanhado curiosamente algumas postagens.
    Parabéns pelo site, textos muito bons e comentários curiosos da galera.

    ResponderExcluir
  15. Exatamente isso o que ele devia ter feito no final de 2016 renovado a seleção brasileira agora ficamos na expectativa que no próximo ciclo haja uma limpa geral é o novo técnico coloquem as jovens para atuar..sempre fui contra esses clubes gastando rios de dinheiro contratado estrangeiros sendo que na nossa base tem melhor e mais barato.

    ResponderExcluir
  16. Roberta Carrijo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Não sou fã e odeio o MIMIMI dela, mas se Jaqueline continuar bem como nesse jogo e se ainda melhorar não tem como, se houver justiça claro, ficar fora de Tóquio. Gabi, Natália, Garay e Jaque deveriam ser as ponteiras. Não dá pra defender Drussyla, essa pra mim não passa de uma jaqueira, toqueira e quinadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confio em Drussyla e Amanda. Jaqueline tem a favor o fundo de quadra maravilhoso que poucas conseguem fazer. Mas como ZRG quase não a utilizou na Rio 2016, não sei se ele apostaria de novo na Jaque em Tóquio. É óbvio que ela quer disputar mais uma Olimpíada. Agora vai depender de como vai jogar a SL pelo Oz. Uma que está absolutamente sedenta pela vaga olímpica é a Thaísa. A mulher é uma fênix, fico de cara.

      Excluir
    2. Gabi, Nati, Garay e Jaque jogando como estão, seriam as ponteiras mais fortes de uma seleção em Tóquio. Inclusive qualquer uma poderia ser titular sem problema. Pelo meio eu levaria Fabiana, Gattaz e Thaisa. Aliás, maravilha ver o entrosamento da Macris e da Thaisa, parece q jogam juntas há anos.

      Excluir
    3. Quero muito ver a Gattaz na seleção ano que vem. A rede de dois dela é muito boa. Thaísa é uma fortaleza. Espero que o joelho dela e o da Natália estejam controlados para a Olimpíada.

      Excluir
    4. Se Jaque mal utilizada na Rio, muito menos Amanda e Drussylla, se convocadas serão utilizadas em Tokyo.
      Ah meu Deus!!! Quando lembro que se a Jaque tivesse entrado naquele finalzinho de 2° set no lugar da QuiNatalia o resultado teria sido completamente diferente, duvido se a China teria tido forças pra virar um 2x0 brasileiro.

      Excluir
    5. Tudo que o ZRG acertou nos playoffs de Londres 2012 acabou errando naquele jogo maldito contra a China na Rio 2016. Espero que a redenção dele aconteça em Tóquio 2020.

      Excluir
  18. Depois do título paulista conquistado pelo Barueri fica claro que Sheilla e Fabiana não podem ir a Tóquio 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não mesmo a época delas já foi agora é das novinhas kkkkk

      Excluir
  19. Lindo o texto do Gustavo e maravilhosa essa renovação estar sendo tão bem sucedida no Barueri. Espero que as meninas mantenham o rendimento na SL, que é bem diferente do Paulista e espero também que a opção por esse time de novinhas não seja apenas por falta de investimento. Que este projeto siga em frente e que o Zé consiga evoluir as meninas pro ciclo de 2024. Muitas tem condições de chegar em altíssimo nível até la.

    ResponderExcluir
  20. Só eu que acho engraçado quando o Luizomar fala com as estrangeiras em português ?? kkkkkk eu fico me perguntando se a Casanova ou a Beljica entendem alguma coisa kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bjelica entende plenamente e fala um pouco. Por mais doido que pareça, os eslavos têm facilidade em se adaptar a nossa língua, prova disso é a Miha . Casanova também não deve ser dificultoso haja vista a semelhança com o espanhol e observando a integração perfeita dela com as outras atletas (acompanho as redes sociais hahahaha)

      Excluir
  21. chega de jaque mesmo, nossa ela tomou varios blocks varios tocos devia ter vergonha kkkk deve ter tido pesadelos a noite kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VTntC débil mental, tu não entende porra nenhuma de voleibol, hater imbecil.

      Excluir
  22. Gustavo, cadê o post só de Oz ? Desistiu de fazer ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)