A Federação Russa de Vôlei (VFV) oficializou nesta semana o italiano Sergio Busato como técnico da equipe para o ano de 2020, portanto, para a Olimpíada de Tóquio. Busato substitui o técnico Vadim Pankov, que se afastou supostamente por problemas de saúde.
Foi o bom resultado na Copa do Mundo, quando era técnico interino, que garantiu ao italiano a permanência na seleção. A Rússia chegou ao pódio do torneio e ganhou um bronze - algo que não acontecia já há algum tempo.
No entanto, Sergio Busato protagonizou um caso recente de discriminação no voleibol. Depois de vencer a Coreia do Sul por 3 sets a 2 e classificar-se para a Olimpíada, Busato, ainda como auxiliar-técnico, comemorou de forma pejorativa, usando o gesto conhecido como "slant-eyed", prática de repuxar os olhos que é considerada racista.
A Confederação Sul-Coreana (KOVO) entrou com uma representação na FIVB contra Sergio Busato. No entanto, a FIVB não tem um manual de sanções contra qualquer tipo de prática de racismo e decidiu punir Busato com três jogos de suspensão das quadras, aplicados ainda durante o Campeonato Europeu.
Depois da representação, Sergio Busato chegou a pedir desculpas à equipe e às jogadoras da Coreia do Sul, mas disse não entender por que elas se sentiram ofendidas.
![]() |
Sergio Busato e o gesto do "slant-eyed", prática racista condenada pela FIVB (Foto: reprodução) |
Hmm kkk bjs.
ResponderExcluirBjs, obrigado pelos view$.
ExcluirKkkkk
ExcluirEu me referi ao bizarro técnico russo e não a você, Gustavo. Não seja paranoico.
Anjo, paranóico é meu sobrenome, eu sou escorpiano.
ExcluirMas vamos convidar que seu comentário não ajudou né kkk
Kkkk
ExcluirO meu deboche foi por não ter sentido firmeza no técnico italiano* da Rússia, apesar do bronze na Copa do Mundo. Ele me lembrou o Marichev na hora de pedir os desafios rssss. Mas foram as próprias atletas que pediram à Federação Russa para efetivá-lo. E ele já falou que vai chamar a Kosheleva ano que vem pensando em Tóquio.
Certo que o cara parece ser um tremendo idiota, mas não acho que foi racismo, só retardo mental mesmo.
ResponderExcluirEntão, mas é. É a mesma lógica da black face, utilizar de um método ou um gesto para caracterizar ou ridicularizar uma raça.
Excluir