Condenado por racismo, Sergio Busato é confirmado como técnico da Rússia

A Federação Russa de Vôlei (VFV) oficializou nesta semana o italiano Sergio Busato como técnico da equipe para o ano de 2020, portanto, para a Olimpíada de Tóquio. Busato substitui o técnico Vadim Pankov, que se afastou supostamente por problemas de saúde.

Foi o bom resultado na Copa do Mundo, quando era técnico interino, que garantiu ao italiano a permanência na seleção. A Rússia chegou ao pódio do torneio e ganhou um bronze - algo que não acontecia já há algum tempo. 

No entanto, Sergio Busato protagonizou um caso recente de discriminação no voleibol. Depois de vencer a Coreia do Sul por 3 sets a 2 e classificar-se para a Olimpíada, Busato, ainda como auxiliar-técnico, comemorou de forma pejorativa, usando o gesto conhecido como "slant-eyed", prática de repuxar os olhos que é considerada racista. 

A Confederação Sul-Coreana (KOVO) entrou com uma representação na FIVB contra Sergio Busato. No entanto, a FIVB não tem um manual de sanções contra qualquer tipo de prática de racismo e decidiu punir Busato com três jogos de suspensão das quadras, aplicados ainda durante o Campeonato Europeu. 

Depois da representação, Sergio Busato chegou a pedir desculpas à equipe e às jogadoras da Coreia do Sul, mas disse não entender por que elas se sentiram ofendidas.

Sergio Busato e o gesto do "slant-eyed", prática racista condenada pela FIVB (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Respostas
    1. Kkkkk

      Eu me referi ao bizarro técnico russo e não a você, Gustavo. Não seja paranoico.

      Excluir
    2. Anjo, paranóico é meu sobrenome, eu sou escorpiano.

      Mas vamos convidar que seu comentário não ajudou né kkk

      Excluir
    3. Kkkk

      O meu deboche foi por não ter sentido firmeza no técnico italiano* da Rússia, apesar do bronze na Copa do Mundo. Ele me lembrou o Marichev na hora de pedir os desafios rssss. Mas foram as próprias atletas que pediram à Federação Russa para efetivá-lo. E ele já falou que vai chamar a Kosheleva ano que vem pensando em Tóquio.

      Excluir
  2. Certo que o cara parece ser um tremendo idiota, mas não acho que foi racismo, só retardo mental mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas é. É a mesma lógica da black face, utilizar de um método ou um gesto para caracterizar ou ridicularizar uma raça.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)