Desde a última quarta-feira (26), acontece em Lima, no Peru, a segunda edição da Challenger Cup, torneio que dá vaga ao campeão para disputar a Liga das Nações de Vôlei (VNL) em 2020. O classificado substituirá a Bulgária, campeã da Challenger em 2018 e rebaixada da VNL neste ano.
Seis equipes participaram da competição: Peru (anfitrião), República Tcheca (campeã da Liga Europeia), Croácia (vice-campeã da Liga Europeia), Taipé Chinês (ranking asiático), Canadá (qualificatório da Norceca) e a última vaga deveria ser dividida entre a África e a América do Sul (de novo isso), mas os países africanos se recusaram a participar.
![]() |
Campeã da Liga Europeia, República Tcheca desponta como favorita à Challenger (Foto: CEV) |
O favoritismo repete o rito de 2018: o campeão da Liga Europeia tende a ser o campeão da Challenger, neste caso, a República Tcheca. O torneio tem forças secundárias dos continentes e a Europa é superior neste sentido. Já nas semifinais, a Challenger já marcou o reencontro entre os representantes da CEV, repetindo o resultado do confronto na Liga Europeia, RTC 3 x 1 Croácia.
Assim como as tchecas, o Canadá, ascendente no voleibol feminino, está invicto. Também pudera: Argentina e Taipé não são os mais complicados adversários. Pobre Peru, fez a festa em casa para enfrentar os dois times europeus e ser eliminado na primeira fase.
Alexa Gray supera duplo da Argentina; Canadá é a segunda seleção invicta do torneio (Foto: FIVB) |
Os confrontos serão República Tcheca x Argentina e Croácia x Canadá acontecem hoje (29), às 19h e às 22h de Brasília respectivamente. As tchecas são favoritas e as croatas também, embora o Canadá possa ser mais complicado pelo bom trabalho que vem fazendo. A final será amanhã (30), às 21h.
Challenger Cup 2019
Grupo A
Croácia 3 x 1 Peru
Rep. Tcheca 3 x 1 Croácia
Rep. Tcheca 3 x 1 Peru
Grupo B
Argentina 3 x 0 Taipé
Canadá 3 x 0 Taipé
Canadá 3 x 0 Argentina
Semifinais (hoje)
Rep. Tcheca x Argentina
Croácia x Canadá
![]() |
Croácia de Samanta Fabris é a principal adversária da Rep. Tcheca na Challenger (Foto: CEV) |
Vi Aki só pra dizer que o Canadá apresenta o voleibol menos ruim do torneio de Várzea
ResponderExcluirAgora eu entendo quando diziam que a Leyva era a melhor jogadora do Peru.
ResponderExcluirO flop kkkkk. Mas é pouco, é impressionante a inveja que os peruanos têm da seleção brasileira, chega a ser doentio (sei que não são todos). Quando eles se derem conta que o time principal do Peru não tem,atualmente, nível nem para rivalizar com o Brasil e que o problema da decadência de décadas deles não é a gente talvez a dignidade volte. No mais, vão continuar dando dinheiro a FIVB para passar vergonha em casa. Rsrsrsrs
Excluir