Não foi dessa vez que um time conseguiu tirar o Vakifbank do topo da Turquia. As comandadas de Giovanni Guidetti bateram o Eczacibasi Vitra em seu melhor jogo na série por 3 a 0 (25-17, 25-18, 25-21). O título é o 10º da equipe, a terceira maior campeã da história da Liga Turca.
Vakifbank é decacampeão turco (Foto: TVF) |
Mas, para isso, Guidetti precisou voltar atrás em sua incoerência: se Di Iulio não pontua e Karakurt vive uma fase ruim, quem deveria ser a oposta titular? Sim, Sloetjes voltou à quadra depois de três jogos fora. O italiano aprendeu, mas deixou Rasic de fora do jogo decisivo - não que ela viesse sendo decisiva.
E infelizmente a grande partida que vimos no quarto jogo não aconteceu hoje porque o Eczacibasi desapareceu. O time cometeu 23 erros em 3 sets em uma partida decisiva. E o Vakif também mudou a direção de saque, trocando Akoz por Kim e foi justamente a coreana que pifou hoje em quadra. Das 21 bolas que Kim recebeu, 8 foram pontos do Eczacibasi, 7 do Vakifbank e 6 foram defendidas.
Yeonkoung Kim deixou a desejar no último jogo (Foto: TVF) |
Não entendo a implicância de Marco Aurélio Motta com Arici, ela é a melhor central do time e sempre é substituída. Quero pensar que é uma motivação física, porque Cansu é ridícula. Motta perdeu parte do meu respeito. Insistir em Alikaya? Não tirar Kim de quadra? Llevar 2 a 0 numa final e não mudar nenhuma peça? É muita inocência.
Guidetti e o Vakif, que não têm nada com isso, passaram o trator. O time errou 14 vezes, 10 delas no saque, deixando bem claro que a ideia era incomodar Kim no passe. E Obzay foi melhor na distribuição, embora as duas levantadoras sejam penosas e usem pouco as meios. Nas pontuações o Eczacibasi foi até melhor nas extremas do que o rival, mas compensou nos erros.
Quanto às melhores atacantes, Zhu fez 14 pontos, todos de ataque, nenhum erro em nenhum fundamento. É assim que joga uma atacante decisiva. Já Boskovic a gente ainda perdoa (mais ou menos) pela idade: foram 15 pontos de ataque e 8 erros, 1 ace e 1 erro, além de um ataque bloqueado.
Vence quem é melhor e durante a temporada o Vakifbank cresceu, melhorou na defesa e principalmente na distribuição. O time joga assim, cresce nas decisões. E levanta hoje pela 10ª vez o caneco de campeão.
Campeonato Turco - Final (Jogo 5)
Eczacibasi 0 x 3 Vakifbank (17/25, 18/25, 21/25)
ECZ: Boskovic (16), Arici, Alikaya, Cansu (2), Larson (13), Kim (8), Akoz (L). Onal, Ismailoglu, Gibbemeyer (1), Dilik, Yilmaz, Atlier (2).
VAK: Cansu, Zhu (14), Akman (10), Robinson (7), Sloetjes (11), Gunes (8), Orge (L). Di Iulio (1).
Foto: TVF |
Classificação Final
- Vakifbank (Champions League)
- Eczacibasi (Champions League)
- Fenerbahçe (Champions League)
- Galatasaray (CEV Cup)
- Kameroglu (Challenge Cup)
- THY
- Nilufer
- Besiktas
- Karayollari
- Aydin
- Çanakkale (rebaixado)
- Halkbank (rebaixado)
Melhores do Campeonato
MVP e Melhor Ponteira: Ting Zhu (Vakifbank)
Melhor Oposta: Tijana Boskovic (Eczacibasi)
Melhor Levantadora: Cansu Ozbay (Vakifbank)
Melhor Central: Kubra Akman (Vakifbank)
Melhor Líbero: Gizem Orge (Vakifbank)
Revelação da Liga: Merve Atlier (Eczacibasi)
Melhores do Campeonato Turco 2019 (Foto: TVF) |
Dá pra levar a sério um campeonato que tem Akman como melhor central?
ResponderExcluirErdem foi a melhor ANOS-LUZ à frente de todas, inclusive da Rasic.
ExcluirEm 2018 o Guidetti trabalhou com Erdem, Gunes e Arici na seleção turca. Acho que esse ano uma das duas últimas roda em função da Akman (provavemente a Arici).
ExcluirErro do Ecza deixar a Larson sair, quem tina que vazar era a Kim... Além disso, não renovaria com Boskovic e faria uma proposta tentadora a Oszoy pra poder usar uma levantadora estrangeira pra ser titular por toda a temporada!
ResponderExcluirWolosz/Oszoy
Natália/Larson
O problema fica com as centrais, visto que só podem 3 estrangeiras, mas rumores que Akin pode pintar no time!
Exatamente. Apesar de não querer menosprezá-la (nunca se menospreza uma lenda) não tem nada que a Kim faça atualmente que a Larson não faça melhor.
ExcluirO problema do turco é que as jogadoras turcas são muito limitadissimas... Caso o italiano também diminuisse o limite pra 3 que nem na Turquia (até mesmo pra 2 como aqui no Brasil) ainda seria um compeonato disputadissimo, visto que a Itália ainda tem uma boa safra de jogadoras novas e veteranas que jogam um bolão! Por esse motivo acho que o campeonato italiano e o brasileiro são melhores que o turco, pelo ato de algumas jogadoras nacionais poderem substituir muitas vezes a altura uma estrangeira, coisa que dificilmente acontece na turca!
ExcluirE outra, acho que o Fenerbahce está a frente de todos próxima temporada...
ExcluirMiha/Robinson
Vargas/Naz
Eda/(tentaria pegar a Gunes)
ta muito forte
Boskovic não é o problema, logo não tem pq tirá-la do clube. O problema é que quase nenhuma levantadora turca é boa. E mais uma vez o Ecz dormiu no mercado já que a Akyol foi pro Fener.
ExcluirSe eu fosse a Akin não iria pro Ecz, já que bancaria a temporada toda pelo limite de estrangeiras como aconteceu com Gibbemeyer e Adams.
Não há duvidas de que os campeonatos italiano e brasileiros são muito melhores do que o turco.
Robinson pode ficar no Vakif, mas se o Fener conseguir cobrir a oferta será uma boa contratação por causa do fundo de quadra.
brasileiro*
ExcluirO problema do Eczacibasi nem são as levantadoras, com a Ognjenovic não resolveu. É a base turca do time, principalmente as centrais. A Busra fez uma temporada horrível, a melhor meio do time era a Arici e ela se machucou, a Atlier mal teve oportunidade. Deixaram a promissora Guveli escapar...
ExcluirMas não dá para defender nenhuma levantadora turca que não sejam Naz e Cansu. Chocante é que o Ecza foi campeão europeu com a Karakoyun de levantadora.
Gustavo, a Karakoyun era ao menos precisa. Tinha lá suas jacas, mas a distribuição muito boa. O Caprara ficava businando na cabeça dela e ela jogava com quem tinha que jogar: ora Larson, ora De La Cruz, ora Darnel (que trio na época). Furst e a Poljak recebiam na boa.
ExcluirPor que não tirar Kim e a Busra e colocar Meliha e Gibb? Não que elas iriam mudar o jogo, mas já muda a energia.
Decepcionado com o VitrA.
Nunca desejei tanto KARADEKU em quadra, mais foi bom ver a diva holandesa mostrando para Nariz que decide também.
ResponderExcluirVakif é o segundo maior vencedor da Liga Turca atrás apenas do Ecz.
ResponderExcluirMotta tem o mesmo defeito do ZRG: faz as substituições quando o set está praticamente perdido ¬¬
É o terceiro. Antes de existir a "Liga Turca" existia o "Campeonato Turco" (o que mudou foi isso haha). O Campeonato era um torneio muito pequeno e foi disputado de 1956 até 1983. Em 1984 surge a Liga, maior e com mais times. Somando tudo, Campeonato e Liga, o Eczacibasi tem 28 títulos, o Fenerbahçe 13 e o Vakifbank 10 (e até o Galatasaray tem 5). Mas isso, repito, nas décadas de 50-80, sendo que o Vakifbank só foi fundado em 1986, quando a Liga já existia.
ExcluirCampeonato Brasileiro e Italiano* mandam beijos (by Rahimova) pra esse Intercolegial turco.
ResponderExcluir*Italiano só no nome, lá as estrangeiras que mandam (Egonu é a exceção é claro).
Os fatos jogados na mesa.
ExcluirE o Guidetti nojento falso abraçando a Sloetjes no final do jogo KKK
ResponderExcluirConfesso que até pela minha idade não acompanhei Marco Aurélio Motta no Brasil e na seleção, mas desde que acompanho voleibol não vejo nenhum diferencial nesse técnico, apático e antipático, não parece ser do tipo que as jogadoras gostem de trabalhar.
ResponderExcluirCom todo respeito que ela merece, Kim é hoje uma jogadora comum...
Zhu e Lang Ping virão com sede de vingança, e o alvo principal é a Itália, podem ser que nas liga das nações não mostrem força, mas eu conheço a ditadora Lang Ping sangue de barata, ela é perigosíssima! e a inumana Zhu que é outro perigo!
ResponderExcluir