Vakifbank muda estratégias, faz seu melhor jogo na série e é decacampeão turco

Não foi dessa vez que um time conseguiu tirar o Vakifbank do topo da Turquia. As comandadas de Giovanni Guidetti bateram o Eczacibasi Vitra em seu melhor jogo na série por 3 a 0 (25-17, 25-18, 25-21). O título é o 10º da equipe, a terceira maior campeã da história da Liga Turca.

Vakifbank é decacampeão turco (Foto: TVF)

Mas, para isso, Guidetti precisou voltar atrás em sua incoerência: se Di Iulio não pontua e Karakurt vive uma fase ruim, quem deveria ser a oposta titular? Sim, Sloetjes voltou à quadra depois de três jogos fora. O italiano aprendeu, mas deixou Rasic de fora do jogo decisivo - não que ela viesse sendo decisiva.

E infelizmente a grande partida que vimos no quarto jogo não aconteceu hoje porque o Eczacibasi desapareceu. O time cometeu 23 erros em 3 sets em uma partida decisiva. E o Vakif também mudou a direção de saque, trocando Akoz por Kim e foi justamente a coreana que pifou hoje em quadra. Das 21 bolas que Kim recebeu, 8 foram pontos do Eczacibasi, 7 do Vakifbank e 6 foram defendidas. 

Yeonkoung Kim deixou a desejar no último jogo (Foto: TVF)

Não entendo a implicância de Marco Aurélio Motta com Arici, ela é a melhor central do time e sempre é substituída. Quero pensar que é uma motivação física, porque Cansu é ridícula. Motta perdeu parte do meu respeito. Insistir em Alikaya? Não tirar Kim de quadra? Llevar 2 a 0 numa final e não mudar nenhuma peça? É muita inocência. 

Guidetti e o Vakif, que não têm nada com isso, passaram o trator. O time errou 14 vezes, 10 delas no saque, deixando bem claro que a ideia era incomodar Kim no passe. E Obzay foi melhor na distribuição, embora as duas levantadoras sejam penosas e usem pouco as meios. Nas pontuações o Eczacibasi foi até melhor nas extremas do que o rival, mas compensou nos erros. 

Quanto às melhores atacantes, Zhu fez 14 pontos, todos de ataque, nenhum erro em nenhum fundamento. É assim que joga uma atacante decisiva. Já Boskovic a gente ainda perdoa (mais ou menos) pela idade: foram 15 pontos de ataque e 8 erros, 1 ace e 1 erro, além de um ataque bloqueado. 

Vence quem é melhor e durante a temporada o Vakifbank cresceu, melhorou na defesa e principalmente na distribuição. O time joga assim, cresce nas decisões. E levanta hoje pela 10ª vez o caneco de campeão.

Campeonato Turco - Final (Jogo 5)

Eczacibasi 0 x 3 Vakifbank (17/25, 18/25, 21/25)

ECZ: Boskovic (16), Arici, Alikaya, Cansu (2), Larson (13), Kim (8), Akoz (L). Onal, Ismailoglu, Gibbemeyer (1), Dilik, Yilmaz, Atlier (2).

VAK: Cansu, Zhu (14), Akman (10), Robinson (7), Sloetjes (11), Gunes (8), Orge (L). Di Iulio (1).

Foto: TVF

Classificação Final

  1. Vakifbank (Champions League)
  2. Eczacibasi (Champions League)
  3. Fenerbahçe (Champions League)
  4. Galatasaray (CEV Cup)
  5. Kameroglu (Challenge Cup)
  6. THY
  7. Nilufer
  8. Besiktas
  9. Karayollari
  10. Aydin
  11. Çanakkale (rebaixado)
  12. Halkbank (rebaixado)

Melhores do Campeonato

MVP e Melhor Ponteira: Ting Zhu (Vakifbank)
Melhor Oposta: Tijana Boskovic (Eczacibasi)
Melhor Levantadora: Cansu Ozbay (Vakifbank) 
Melhor Central: Kubra Akman (Vakifbank)
Melhor Líbero: Gizem Orge (Vakifbank)
Revelação da Liga: Merve Atlier (Eczacibasi)

Melhores do Campeonato Turco 2019 (Foto: TVF)

Comentários

  1. Dá pra levar a sério um campeonato que tem Akman como melhor central?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erdem foi a melhor ANOS-LUZ à frente de todas, inclusive da Rasic.

      Excluir
    2. Em 2018 o Guidetti trabalhou com Erdem, Gunes e Arici na seleção turca. Acho que esse ano uma das duas últimas roda em função da Akman (provavemente a Arici).

      Excluir
  2. Erro do Ecza deixar a Larson sair, quem tina que vazar era a Kim... Além disso, não renovaria com Boskovic e faria uma proposta tentadora a Oszoy pra poder usar uma levantadora estrangeira pra ser titular por toda a temporada!
    Wolosz/Oszoy
    Natália/Larson
    O problema fica com as centrais, visto que só podem 3 estrangeiras, mas rumores que Akin pode pintar no time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Apesar de não querer menosprezá-la (nunca se menospreza uma lenda) não tem nada que a Kim faça atualmente que a Larson não faça melhor.

      Excluir
    2. O problema do turco é que as jogadoras turcas são muito limitadissimas... Caso o italiano também diminuisse o limite pra 3 que nem na Turquia (até mesmo pra 2 como aqui no Brasil) ainda seria um compeonato disputadissimo, visto que a Itália ainda tem uma boa safra de jogadoras novas e veteranas que jogam um bolão! Por esse motivo acho que o campeonato italiano e o brasileiro são melhores que o turco, pelo ato de algumas jogadoras nacionais poderem substituir muitas vezes a altura uma estrangeira, coisa que dificilmente acontece na turca!

      Excluir
    3. E outra, acho que o Fenerbahce está a frente de todos próxima temporada...
      Miha/Robinson
      Vargas/Naz
      Eda/(tentaria pegar a Gunes)
      ta muito forte

      Excluir
    4. Boskovic não é o problema, logo não tem pq tirá-la do clube. O problema é que quase nenhuma levantadora turca é boa. E mais uma vez o Ecz dormiu no mercado já que a Akyol foi pro Fener.

      Se eu fosse a Akin não iria pro Ecz, já que bancaria a temporada toda pelo limite de estrangeiras como aconteceu com Gibbemeyer e Adams.

      Não há duvidas de que os campeonatos italiano e brasileiros são muito melhores do que o turco.

      Robinson pode ficar no Vakif, mas se o Fener conseguir cobrir a oferta será uma boa contratação por causa do fundo de quadra.

      Excluir
    5. O problema do Eczacibasi nem são as levantadoras, com a Ognjenovic não resolveu. É a base turca do time, principalmente as centrais. A Busra fez uma temporada horrível, a melhor meio do time era a Arici e ela se machucou, a Atlier mal teve oportunidade. Deixaram a promissora Guveli escapar...

      Mas não dá para defender nenhuma levantadora turca que não sejam Naz e Cansu. Chocante é que o Ecza foi campeão europeu com a Karakoyun de levantadora.

      Excluir
    6. Gustavo, a Karakoyun era ao menos precisa. Tinha lá suas jacas, mas a distribuição muito boa. O Caprara ficava businando na cabeça dela e ela jogava com quem tinha que jogar: ora Larson, ora De La Cruz, ora Darnel (que trio na época). Furst e a Poljak recebiam na boa.

      Por que não tirar Kim e a Busra e colocar Meliha e Gibb? Não que elas iriam mudar o jogo, mas já muda a energia.

      Decepcionado com o VitrA.

      Excluir
  3. Nunca desejei tanto KARADEKU em quadra, mais foi bom ver a diva holandesa mostrando para Nariz que decide também.

    ResponderExcluir
  4. Vakif é o segundo maior vencedor da Liga Turca atrás apenas do Ecz.

    Motta tem o mesmo defeito do ZRG: faz as substituições quando o set está praticamente perdido ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o terceiro. Antes de existir a "Liga Turca" existia o "Campeonato Turco" (o que mudou foi isso haha). O Campeonato era um torneio muito pequeno e foi disputado de 1956 até 1983. Em 1984 surge a Liga, maior e com mais times. Somando tudo, Campeonato e Liga, o Eczacibasi tem 28 títulos, o Fenerbahçe 13 e o Vakifbank 10 (e até o Galatasaray tem 5). Mas isso, repito, nas décadas de 50-80, sendo que o Vakifbank só foi fundado em 1986, quando a Liga já existia.

      Excluir
  5. Campeonato Brasileiro e Italiano* mandam beijos (by Rahimova) pra esse Intercolegial turco.
    *Italiano só no nome, lá as estrangeiras que mandam (Egonu é a exceção é claro).

    ResponderExcluir
  6. E o Guidetti nojento falso abraçando a Sloetjes no final do jogo KKK

    ResponderExcluir
  7. Confesso que até pela minha idade não acompanhei Marco Aurélio Motta no Brasil e na seleção, mas desde que acompanho voleibol não vejo nenhum diferencial nesse técnico, apático e antipático, não parece ser do tipo que as jogadoras gostem de trabalhar.

    Com todo respeito que ela merece, Kim é hoje uma jogadora comum...

    ResponderExcluir
  8. Zhu e Lang Ping virão com sede de vingança, e o alvo principal é a Itália, podem ser que nas liga das nações não mostrem força, mas eu conheço a ditadora Lang Ping sangue de barata, ela é perigosíssima! e a inumana Zhu que é outro perigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)