A prepotência de Barueri

Eu esperava mais do Hinode Barueri. O time começou com uma campanha muito convincente, deu trabalho e derrotou o Minas, ficou em terceiro lugar no turno. Fiquei me perguntando o que deu errado em Barueri. Será que a prepotência pesa em jogos decisivos como este? Pesa depois de fazer um 25x05 e não conseguir definir a parcial?

Vejam que me lembro particularmente de José Roberto em uma entrevista, referindo-se a atacantes que na hora do "aperto", não suportavam a pressão. Parece que o destino quis pregar uma peça no técnico, porque foram exatamente suas estrelas que erraram no quarto set em que Osasco se classificou: Thaísa errando saque, Skowronska bloqueada e Dani errando levantamento. 

E eu discordo de Dani Lins quando ela disse "ninguém tá virando". Sua oposta não estava virando, estilo de jogo em que ela se acostumou a escorar. Amanda, que nós tanto criticamos, fez uma partida excelente! Foram 18 pontos, 64% de aproveitamento em ataques - percentual maior do que de central, que tem números mais altos. Thaísa, por exemplo, teve 41%. Amanda fez o seu e o de Tainara, essa sim tem obrigação de definição.


Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto


E Tainara também foi mal, sobre ela tenho duas teses que se completam: precisamos parar de tratar talentos como "menininhas". Tem 19 anos e tem que estar rodando bola, nunca deveria ter bancado para Maira (com todo respeito a ela) e sentiu, teve pouca oportunidade de jogo. Não foi necessariamente a pouca idade, foi ritmo mesmo - e a marcação de Osasco, claro. Na minha opinião, Elina e Tainara deveriam disputar uma vaga, enquanto Amanda e Maira disputariam outra. 

Jogar a Superliga inteira se apoiando em Skowronska e achar que isso sempre daria errado, principalmente contra uma defesa forte como tradicionalmente tem Osasco é inocência. Barueri deixa a Superliga com Natinha como seu maior 'presente', líbero que deve estar na seleção e com um show de Skowronska, maior pontuadora da liga.

Comentários

  1. Penso exatamente isso. Tainara e Elina não tinham confiança. Ele só usou as duas efetivamente no lugar da Maira na última rodada da classificação. Ou seja, as duas jovens atletas não tiveram como ganhar confiança num clássico como esse.

    Mas depois desse temporada a Tainara já chega a um nível acima das outras atletas do mesmo nível dela. Merece estar na convocação da seleção adulta para a VNL.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! O time se apoiou na Skowronska a temporada inteira. Uma hora iriam acertar à marcação sobre ela. Burrice da comissão do Barueri foi contratar a Elina e Maira. Com o dinheiro que investiu nas duas, dava uma Mari Cassimiro que teve uma performance na recepção primorosa; Uma Vanessa Janke, que dá volume de jogo. São jogadoras rodadas, que onde vão não sentem o peso da camisa. Com uma recepção considerável (coisa que nessa temporada não teve:recepção) às meios de rede jogariam, e não ficava sobrecarregando a Skowronska. Saber contratar montar um time é vital, haja vista o Bauru que tem jogadoras de todos os perfis (jogadora de composição, de força, oposta que atua também como ponteira), enfim... Sesc e Barueri erram nas contratações e pagaram o preço com a eliminação.
    Como você mesmo disse, fica o lado positivo a Natinha, a volta da Thaísa, a excelente recuperação física da Skowronska, o amadurecimento da Juma. O lado negativo foi a fragilidade das ponteiras, os altos e baixos da Amanda durante toda a temporada, essa que pelo que mostrou não merece ser convocada.

    ResponderExcluir
  3. Creio que a Natinha sai como a maior surpresa da superliga, numa edição que "lançamos" Tainara e Mayany a líbero foi a que se mostrou mais regular ao longo da competição e nas ausências de Camila Brait e Léia, briga de igual pra igual com as demais líberos do país.

    ResponderExcluir
  4. Dani Lins, é extremamento comum, não ouso, não é precisa e tem uma visão arcaica q se assemelha ao jogo do Zé Roberto, só sabe jogar com passe A... Outra coisa que não entendo é como um Técnico Multi Campeão como o Zé, não consegue montar um time competitivo, tem jogadoras baratas, ou outras estrangeiras em má fase, como a De La Cruz, q cairia como uma luva nesse time. As Ponteiras contratadas são pessimas de ataque e principalmente passe.

    ResponderExcluir
  5. ZRG não sabe sair de situações difíceis. Skowronska tava com dificuldade de pontuar a partir do segundo set. Ele nem tentou substituir a oposta, não que a Sara fosse resolver, mas tentar algo diferente. É muito ultrapassado.

    ResponderExcluir
  6. Acho que Barueri jogaria mais contra o Minas do que Osasco,mas penso que parou onde merecia! Sem Passe; sem Ponteiras; Sem Centrais(Thaisa ainda está voltando e Milka terrível). Uma levantadora sem opções ao meu ver, Skowronska dando o show(mas uma andorinha só não faz verão). Fico triste por ela merecia mais e ngm tem que criticar ela, pq CARREGOU ESSE TIME NAS COSTAS!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)