CEV Champions League - Formato, Desistências, Classificação e Grupos

Começa hoje (20) a CEV Champions League 2018/2019. A competição é a maior interclubes do mundo e conta com 20 equipes dentre campeões, vice e terceiros colocados das melhores ligas da Europa. Para tirar as dúvidas sobre seu formato, escrevemos esse post. Confira:

Quem tem direito de jogar a Champions?

Dezoito times: o campeão, o vice e o terceiro colocado dos três melhores países no ranking da CEV (Turquia, Itália e Rússia); o campeão e o vice do 4º e do 6º colocados no mesmo ranking (Polônia e França); os campeões suíço, romeno, alemão, sérvio e tcheco; os dois qualificados na fase classificatória.

Campeão nacional, Vakifbank vem para defender o título (Foto: CEV)

Desistências e Substituições

Além do Azerbaijão que abdicou de suas duas vagas (ele é o 5º do ranking da CEV), três equipes optaram por não disputar o torneio: Volero Zurich (o time suíço, o francês Volero Le Cannet não tem direito a vaga), Vizura Beograd e VK Projestov. 

Os substitutos são os países na lista do ranking, ou seja, Bielorrússia (Minsk), Bulgária (Maritza) e Finlândia (Hameelinna).

Troca de país custou a vaga ao tradicional Volero de Stav Jacobi (Foto: CEV)

As vagas restantes - fase classificatória

Chamada de "1º round", a fase classificatória reuniu nove equipes de países diferentes, incluindo vice-campeões e terceiros colocados dos países não classificados automaticamente. Foram eles: Budowlani Lodz (Polônia), MTV Stuttgart (Alemanha), ASPTT Mulhouse (França), CSM Alba Blaj (Romênia), UP Olomouc (República Tcheca), Békéscsabai RSE (Hungria), ŽOK Bimal-Jedinstvo Brčko (Bósnia e Herzegovina), Sliedrecht Sport (Holanda) e UVC Holding Graz (Áustria).

Como o número era ímpar, houve uma primeira fase entre os dois piores classificados, Holding Graz e Sliedrecht e o time holandês venceu os dois jogos por 3 a 0, eliminando o rival. Na fase dois o Alba Blaj venceu o UP Olomouc por 3x2 e 3x0; o Sttutgart venceu o Sliedrecht por duplo 3x0; o Mulhouse venceu o Bimal-Jedinstvo por 3x1 e 3x0; o Budowlani venceu o Békéscsabai por 3x1 e 3x0.

Na decisão de vagas, o Alba Blaj venceu o primeiro jogo contra o Stuttgart por 3 a 1, mas as alemãs empataram a partida em casa vencendo por 3 a 0 e levando o jogo para o golden set. De virada, o Sttugart fez 15 a 7 e eliminou o atual vice-campeão da Champions. Na outra decisão o Budowlani venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e o segundo por 3 a 2. Assim, MTV Sttugart e Budowlani Lodz conquistaram as vagas da fase classificatória.

MTV Stuttgart virou série contra Alba Blaj e eliminou o romeno (Foto: CEV)

Formato de disputa 

São cinco grupos com quatro times cada. Na primeira fase eles se enfrentarão em jogos de ida e volta como já é tradicional. O líder de cada grupo e os três melhores segundos colocados em geral avançarão, ou seja, oito equipes. Daí em diante começa o mata-mata em jogos de ida e volta nas quartas de final e na semifinal. A final será disputada em jogo único e em campo neutro, segundo a CEV. Portanto, não existirá mais Final Four ou classificação automática para as semifinais.

As equipes e seus grupos

Grupo A
Vakıfbank Spor Kulübü | Campeão da Turquia
Beziers VB | Campeão da França
Allianz MTV Sttutgart | Vice-campeão da Alemanha
Maritza Plovdiv | Campeão da Bulgária

Grupo B
Eczacıbaşı Vitra Spor Kulübü | Vice-campeão da Turquia
Dínamo Kazan | Vice-campeão da Rússia
Hameenlinna | Campeão da Finlândia
Uralochka NMTK | 3º colocado da Rússia

Grupo C
Igor Volley Novara | Vice-campeão da Itália
Racing Club de Cannes | Vice-campeão da França
Budowlani Lodz | 3º colocado da Polônia
Michanska Minsk | Campeão da Bielorrússia

Grupo D
Imoco Volley Conegliano | Campeão da Itália
Savino Del Bene Scandicci | 3º colocado da Itália
LKS Commercecon Lodz | Vice-campeão da Polônia
SSC Palmberg Schwerin | Campeão da Alemanha

Grupo E
Fenerbahçe Spor Kulübü | 3º colocado da Turquia
Chemik Police | Campeão da Polônia
Dínamo Moscow | Campeão da Rússia
CSM Bucuresti | Campeão da Romênia

ENCONTRO DE GIGANTES: reeditando semifinal do último Italiano, Conegliano e Scandicci se enfrentam em grupo da Champions (Foto: Rubin/LVF)

Comentários

  1. Parabéns pelo ótimo trabalho que é desenvolvido no blog. As matérias sempre bem escritas, bem detalhadas e com linguagem simples de entender. Além disso, o editor interage com os leitores do blog por meio dos comentários, o que engrandece ainda mais a página.

    Gostaria de sugerir que fosse colocada a programação dos jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernando! =D
      Fico muito feliz em ler esse comentário, tento fazer o possível para gerar um conteúdo informativo e interessante no blog hehe.

      Sobre as programações, estamos trabalhando para postar mais tabelas daqui pra frente.

      Obrigado pelo comentário, abraços!

      Excluir
  2. Alguém sabe me dizer onde a Belien tá jogando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Belien está jogando no Besiktas, mesmo time da Rykhliuk.

      Excluir
    2. Exatamente. Ela deixou o extinto Bursa para sua segunda temporada na Turquia, agora pelo Besiktas (adoro a pronúncia, bêchíquitas hahaha).

      Excluir
  3. Um campeonato tão longo, para final em jogo único, lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não sei se gosto muito disso... Bom, mas ainda está melhor do que o Final Four, que até era legal, mas era menos justo. O Alba Blaj, por exemplo, pegou um vice-campeonato sem disputar a pior parte da fase classificatória e o Casalmaggiore foi campeão do mesmo jeito. Isso claramente beneficiava os time...

      Excluir
  4. É triste ver como a liga azeri caiu de nível. Saudades do Rabita Baku da Nootsara, Skowronska, Akinradewo e companhia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só caiu, praticamente não existe mais. Eu nem consigo acompanhar. A última vez que tive conhecimento, na temporada passada tinha 4 times.

      O Rabita faliu, o Lokomotiv faliu, o Azeryol faliu, acho que só restou o Azerrail (e olhe lá).

      Excluir
  5. Acho que os times da Rússia, Bielorússia,França,Alemanha não terão chance...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)