Por que Kiraly não convoca as três melhores opostas dos EUA para a seleção?

Por Gustavo Aguiar

Historicamente a seleção dos Estados Unidos sofre com a posição de oposta. Nos últimos anos, os EUA tiveram nomes como Haneef Park e Karsta Lowe, sem muita relevância. Mas o momento é curioso para a seleção e para o técnico Karch Kiraly: claramente existem opostas melhores do que as três convocadas pelo técnico.

Destinee Hooker, Nicole Fawcett e Krystal Rivers (Fotos: MTC / Praia Clube / Beziers / Divulgação) 


Para defender este ponto de vista, começo falando sobre as três opostas convocadas. Kelly Murphy deixou o voleibol na última temporada para investir nos seus estudos. Ou seja, Murphy não atuou por nenhum clube após o Grand Prix 2017. E convenhamos: lá seu desempenho já não foi tão convincente. Com todo o carinho que tenho por Murphy, não dá!

Mesmo depois de uma temporada afastada, Kelly Murphy ganhou mais uma oportunidade do técnico americano (Foto: FIVB)


Então vamos à segunda oposta, Annie Drews. Drews ainda teve um 2017 melhor na seleção, mas não o suficiente. Por clubes, a oposta acabou bancando para Camila Mingardi no Filottrano e depois assinou com o Casalmaggiore - aonde não foi bem.

Andrea "Annie" Drews segue na lista de apostas de Kiraly (Foto: FIVB)


Por fim, a terceira aposta de Kiraly é em Aiyana Whitney, oposta contratada pelo Yunnan, da China, time que terminou nas últimas posições e não passou da primeira fase do chinês. Convenhamos que o elenco era muito ruim, mas Whitney não se sobressaiu.

Aiyana Whitney fez sua primeira temporada na China pelo modesto Yunnan (Foto: FIVB)


Chegar a um bom nível de voleibol nos Estados Unidos não é fácil, então Murphy, Drews e Whitney tem seus méritos. Mas a pergunta mais evidente é: por que não suas melhores opostas? 

Não há discussão que Destinee Hooker foi a melhor oposta dos últimos anos nos Estados Unidos. Trabalhando com Hugh McCutcheon, os EUA ficaram ao nível do Brasil, derrubando por várias vezes o maior campeão do Grand Prix. Hooker tem um temperamento distinto e os rumores são de que ela e Kiraly não tem um bom relacionamento. Mas cá entre nós, um almoço e uma conversa poderiam resolver isso. Não é fácil ter um dos melhores times do mundo e é preciso disposição e humildade.

Destinee Hooker foi uma das melhores opostas da história dos EUA (Foto: FIVB)


Se não Hooker, Kiraly deveria ter assistido à melhor temporada da carreira de Nicole Fawcett. Apesar de ter o estilo típico de oposta pesada dos EUA, Nicole correspondeu extremamente bem ao estilo de jogo brasileiro e foi a atacante decisiva da fase final da Superliga Brasileira. Campeã, já havia feito uma boa temporada pelo Novara, mas ficou consagrada no Brasil. Muito criticada, respondeu na bola, fez o ponto do título e ganhou a confiança do gigante Praia Clube, que renovou seu contrato.

Depois de corte polêmico (injusto) na olimpíada do Rio, Nicole Fawcett não voltou à seleção (Foto: reprodução)


Por fim, Kiraly tem uma opção radical, uma promessa do voleibol norte-americano: Krystal Rivers. A oposta foi sem dúvidas o destaque do campeonato francês, maior pontuadora com mais de 500 pontos. Rivers defendeu o Beziers, campeão inédito do francês e foi a protagonista desse ouro. Mas a oposta tem um revés: sua altura. Krystal mede apenas 1m80, mas ataca muito alto, a 3m25 do chão. A oposta chegou a ser inscrita na big list de Kiraly, mas foi cortada.

Krystal Rivers chegou a ser convocada, mas foi cortada para a Liga das Nações (Foto: Alabama Univ.)


Kiraly infelizmente viu jogadoras promissoras e consagradas deixarem as quadras durante sua gestão. Posso citar Alisha Glass, Krista Vansant e principalmente sua maior aposta, a oposta Karsta Lowe, titular na olimpíada. Esperamos que Karch leve o melhor à sua seleção e engradeça o voleibol mundial.

Karch Kiraly prometeu que vai pensar sobre o assunto (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Kiraly é RETARDADO ou o quê? O que ele tem com Fawcett? Eu chamaria essa Rivers e Fawcett. Hooker sem compromisso com os clubes! Lowe não é aquilo tudo, quase não explode no ataque!
    ZRG devia tentar contratar essa menina a tal de Rivers, ela ia dar o que falar na SL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rivers já assinou com o alemão MTV Suttgart e vai jogar o classificatório para a Champions League.

      Excluir
  2. Consegue ser mais paneleiro que o ZRG

    ResponderExcluir
  3. A primeira temporada da whitney nao foi na china, foi no sttugart da alemanha temporada passada. Mas tambem nao teve uma boa temporada por la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Diogo. Eu disse que foi a primeira temporada dela na China, não a primeira dela na carreira. Desculpe se ficou dúbio.

      Excluir
    2. De boa, o importante é que o EUA ta perdendo a força por conta de um absurdo que esse tecnico esta fazendo por lá. Pra me deveria colocar a bartsh de oposta, ficaria um time maravilhoso, faltando so uma libero descente...

      Excluir
    3. Eu concordo. Dentre as convocadas, a melhor opção é mesmo manter a Robinson de líbero e apostar na Bartsch, melhor atacante de extrema dentre as convocadas, na saída.

      Excluir
  4. Pq a Glass nn volta mais? E a libero Bawarcht que foi à Olimpiada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glass decidiu dar um tempo na carreira para dedicar-se à família e à sua vida pessoal. Banwarth, provavelmente, está investindo nos estudos e é assistente técnica da Univ. de Nebraska.

      Excluir
  5. O pessoal chama o incrível e sempre campeão José Roberto Guimarães de paneleiro porque eles sempre leva as mesmas atletas e acaba esquecendo de outras que realmente também poderiam ser testadas, porém essa panela a muito anos trás títulos para o Brasil inclusive a VNL desse ano ao contrário de Kiraly que não cansa de apanhar, desde 2014/15 os EUA parece ter caído escala a baixo se tornou filha da Sérvia e de outras que na teoria tem times menos competitivo, JR Guimarães leva jogadoras que realmente rodam na seleção! Eu não consigo passar a mão na cabeça da Kelly, caramba a mulher está ali só pra isso gente, está livre do passa e dos fundamentos de preparação, só é paga pra derrubar bolas e se eu fosse ela teria vergonha de ver nas estatísticas que em um jogo de 3sets de 25pontos eu ter marcado apenas 7!? Isso é por que ela joga com uma levantadora que é o terror das centrais mundiais, me deu até vontade de me tornar trans e naturalizar-me americano pra tentar a sorte nessa seleção de aventureiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZRG é um grande técnico. Mas assim como Kiraly, é um grande treinador e não um formador. Adoro a Murphy, mas não tem como defendê-la!

      Excluir
  6. O Karch Kiraly ESTÁ ACABANDO COM OS EUA!!! O Hugh McCutcheon SAIU PQ? - O CARA DEU UM SHOW COMANDANDO OS EUA, BRASIL PERDIA TUDO DE LAVADA COM AQUELA SELEÇÃO. BOM PROS OUTROS TIMES ELAS NÃO ESTAREM JOGANDO MAS PARA NÓS FÃS DO VOLEIBOL, ISSO É ABSURDAMENTE REVOLTANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Hugh saiu por escolha dele, Neto. Ele revolucionou os EUA.

      Excluir
  7. Eu acredito que certas vitórias mais atrasam do que qualquer coisa.
    Os dois últimos mundiais da Rússia deram a (falsa) impressão que era só jogar a bola no teto que resolviam e venciam qualquer time, afinal, passadora não ganha jogo.
    ZRG fez uma péssima gestão de pessoas no ciclo de Londres, e depois de se tornar tricampeão olímpico continuou insistindo nos erros evidentes.
    E temos os EUA, cujo técnico orienta respirar fundo e ficou com essa aura de gênio depois de conquistar o mundial com aquele time mais modesto. E vi muita gente aplaudir essa atitude de "o dono da bola sou eu".
    Ganhar é "fácil" (todas as aspas do mundo aqui), difícil é manter. Vejamos, o tempo é implacável.

    ResponderExcluir
  8. Não me conformo com a aposentadoria da linda Vansant, se encaixaria perfeitamente como ponteira do Osasco. Gamei nela no Pan 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque que ela aposentou? Tão nova

      Excluir
    2. Creio que ela tenha investido em incrementar seus estudos. Vou tentar falar com ela.

      Excluir
    3. Pf, tenta convencê-la a jogar na nossa SL. rsrsrs

      Excluir
    4. Para a grande maioria das jogadoras dos EUA, o vôlei é uma coisa temporária. Muitas jogadoras talentosas só jogam os Campeonatos da NCAA para manterem suas bolsas nas Universidades dos EUA e depois largam o vôlei e vão investir na sua carreira profissional, por isso muitas largam o vôlei cedo, são poucas que encaram o vôlei como uma “profissão”.

      Excluir
  9. Melhor temporada da carreira da Fawcett? Foi péssima nos 4 primeiros jogos da semi, se Osasco tivesse ganho o quinto jogo teria saído como uma péssima contratação. Claro que tem seus méritos em jogar muito no 5º jogo e na final, mas o título não supera outras temporadas melhores da americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve em consideração que ela, embora tenha jogado uma temporada aqui, não estava acostumada com o país, principalmente vindo da Europa. Sofreu com uma lesão logo no campeonato mineiro e início da SL. Realmente ela teve momentos de oscilação, mas não foram o suficientes para tirar o brilho da temporada. Não sei se é porque sou fã dela kkkk, mas concordo com o To Fly, melhor temporada da carreira da melhor oposta americana da atualidade.

      Excluir
    2. Eu não encontro temporada em que ela tenha jogado melhor... Sim, ela teve jogos ruins, mas nos momentos de decisão, chamou a responsabilidade e foi a maior definidora do Praia Clube, tanto no quinto jogo, quanto no segundo da final.

      Não obteve tanto sucesso na China e nem na Itália, na Coreia o nível é muito fraco. Seu auge para mim foi no Brasil.

      Excluir
  10. KIRALY gosta da Kelly Murphy porque ela é CANHOTA. Segundo Kiraly opostas CANHOTAS levam vantagem na saída de rede...
    Enfim,cada técnico tem suas manias e convicções, o Kiraly tem as dele, o Zé Roberto acredita em corcundas etc... e por aí vai!
    Além disso, um técnico não convoca as melhores, ele convoca as que são melhores de trabalhar no estilo dele. Nesse quesito HOOKER nunca voltará a jogar pelos EUA porque ela é muito sem comprometimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, isso não faz sentido rs.

      Canhotas levam vantagem quando são a Boskovic, a Demir. Quando são a Murphy, com todo respeito, são uma desvantagem.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gente parem de perseguir a Kelly Murphy, ela é uma excelente jogadora, todas as jogadoras podem ter um dia ruim, mesmo as melhores do mundo, e com Kelly Murphy não é diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso ela tá tendo dias, meses, anos ruins...

      Excluir
    2. Eu defendi a convocação da Murphy, adoro ela, acho que ela já foi injustiçada. Mas não acho que ela seja a melhor oposta dos EUA hoje para ser titular. Nem a segunda, nem a terceira...

      Excluir
  13. Não vejo problema na altura da Krystal Rivers com a impulsão que ela tem. Vejo muitas jogadoras de 1.90 que mal saem do chão. Melhor ter ela com 1.80 que salta muito, tem força e técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é só o bloqueio. Mas realmente é uma boa atacante!

      Excluir
    2. Nem no bloqueio vejo problemas! Jogadoras com boa impulsão têm um ótimo alcance de bloqueio. A Gabizinha, por exemplo, passa o peito da rede.

      Excluir
  14. É inacreditável mesmo. Com a Hoocker sabemos do motivo, mas as outras. Com relação à Fawcet você tem ideia To fly?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu chutaria que restou uma mágoa da Rio. Naquela época, a Fawcett já estava melhor do que a Murphy.

      Excluir
  15. A Vasant era a substituta da larson, ponteira completíssima. Fora q a Glass todos sabíamos era excelente. Mais a Lloyd tbm é. Bartsh é otima. Não gosto da Kingdon, Rolzfen é Boa mais n ta jogando. Hill é otima tbm.
    Tem também a Ebony Nwanebu que jogou a liga Universitária pelo Texas, Boa oposta.
    To Fly comenta sobre as atletas convocadas para copa Pan americana. Sobre os planteis de atletas divulgados pelas federações já. 😘

    ResponderExcluir
  16. Com a impulsão que tem a Rivers ela consegue quase parar no ar e esconder o golpe até o último momento, eu levaria pro mundial:

    Loyd/Hancok
    Hooker/Rivers
    Hill/Larson/Bartsch
    Akinradewo/Gibbemeyr/Alhassan
    Robinson/Orantes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)