Champions League: a distribuição de vagas da Itália para a temporada 2018/2019

Esse é o segundo post sobre a série das alterações de vaga da Champions League. O primeiro da série vocês conferem clicando aqui.

E se a CEV (Confederação Europeia de Voleibol) mudou as regras para os países em seu ranking, a partir da temporada 2018/2019, uma das nações beneficiadas foi a Itália. Na Champions League, a LVF (Lega Volley Femminile) terá três vagas. Turquia, Rússia e Alemanha seguirão o padrão comum: campeão, vice e terceiro colocado, mas não é assim para a Itália.

Itália terá direito a três representantes no maior campeonato interclubes do mundo, a CEV Champions League (Foto: CEV)


Aliás, a LVF garante a primeira vaga de sua liga à Champions League antes de todos os outros países: uma vaga é garantida ao líder da fase classificatória, ou seja, ao Igor Volley Novara. Essa regra foi mantida do último ano. Sendo assim, mesmo que caia nas quartas de final, o Novara jogará a Champions em 2019.

Igor Volley Novara já tem vaga garantida na Champions League 2018/2019 (Foto: CEV)


Sobram duas vagas e elas são decididas em formato comum, daqui para frente: campeão e vice-campeão do Campeonato Italiano. Mas corre o risco de que o Novara chegue à final e ele já tem vaga garantida. O terceiro colocado assume? Não. O terceiro colocado não tem direito a jogar a Champions apenas por ser o terceiro colocado.

Se o Novara chegar à final, a vaga é do campeão da Copa Itália. O problema é que o atual campeão da Copa Itália é justamente o Novara! Nesse caso, a vaga é dada ao segundo melhor colocado da fase regular, ou seja, o Savino Del Bene Scandicci. Mas vale lembrar que Scandicci só ganha vaga se o Novara chegar à final.

Jogando como um gigante, Savino Del Bene Scandicci pode conquistar vaga inédita na Champions League (Foto: Savino Volley)


Em suma, a ordem para as vagas da Champions 2018/2019 é:

1. Campeão Italiano 
2. Igor Volley Novara (líder da fase classificatória)
3. Vice-campeão italiano
4. Campeão da Copa Itália (Novara, já tem sua vaga, regra não valerá)
5. Savino Del Bene Scandicci (se o Novara chegar à final do Italiano)
6. Imoco Volley Conegliano (se Novara e Scandicci chegarem à final do Italiano)

Se Novara e Scandicci chegam á final, a vaga é automaticamente do Imoco Volley Conegliano (Foto: CEV)


Lembrando que essa decisão da CEV foi tomada durante a temporada do Italiano que já vale como classificatório à CEV Champions League. Portanto, a LFV teve que se adaptar a ela e manteve esse ranqueamento tradicional. As regras, no entanto, podem mudar para 2019/2020.

Comentários

  1. torcendo para que as duas ultimas vagas sejam do savino e do imoco, pois merecem muito mais que os outros times... alem disso, se o savino conseguir será um feito inédito e com certeza, o investimento irá ser muuuuuito maior!!! scandicci vai ter que ralar pra manter adenizia e haak no time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haak, se lembro correctamente, tem um contrato trienal.

      Excluir
  2. Essa regra parece no primeiro momento confusa ou injusta. Mas se você parar para ver ela permite que seja dinâmica a disputa. Não adianta relaxar na fase de grupos do campeonato principal, nem relegar para segundo plano a Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho nem confusa e muito menos injusta. Apenas quem não tem CÉREBRO �� para raciocinar é que deve achar confusa.

      Excluir
    2. Também não achei confusa nem injusta, achei justíssima!!! Então, vc acharia justo que o Firenze ganhasse um "sorteio" pra jogar a Champions??? Lógico que não... Claro que os últimos dois vai depender de quem se apresentar melhor nos playoffs e forem pra final, mas teoricamente quem merecem ganhar são Scandicci e Conegliano!!!

      Excluir
    3. Claro que as duas últimas vagas*****

      Excluir
  3. Por falar na Liga Itáliana, gostaria de saber se é verdade que na próxima haverá uma redução de 4 para 3 titulares estrangeiras em quadra. Li algumas coisas a respeito, mas não sei se é verdade. Vocês do To Fly tem essa informação? Caso seja verdade vejo o Novara um passo a frente dos demais,pois geralmente o time já atua com 4 italianas e 3 estrangeiras (Plak, Skorupa e Gibbemeyer). As vezes atuam as 4 com a Enright substituindo a Piccinini, mas ainda sim o time se encaixaria nessa regra porque tem a boa central Sara Bonifácio que pode substituir a Gibbe. Estou supondo que boa parte do elenco do Novara irá renovar. O Conegliano, por outro lado, sofrerá bastante, pois no atual elenco, o time pena na Liga quando tem que deixar Fabrís ou De Kruijf (antes da lesão) de fora, pois na champions jogava com as 5 estrangeiras. O time terá que manter um trio principal, talvez Hill, De Kruijf e Fabrís e reforça-se com boas italianas. O Scandicci tem uma boa levantadora italiana reserva da americana e creio que a prioridade do time seja renovar com Adenízia e Haak. Enfim, caso essa regra fique valendo, boas jogadoras italianas, como Lo Bianco, Malinov e Orro (levantadoras), Tirozzi, Caterina Bossetti, Lucia Bossetti, Gennari, Sylla (pontas) serão muito valorizadas. Líberos a Italia tem de sobras, as melhores centrais já estão nos times mais fortes (com exceção da Guiggi que está no Pomí). O mercado do vôlei italiano tem tudo pra balançar o voleibol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há disputas entre os clubes a liga por o número de estrangeiras, mas ainda não há nada de definido. Já o ano passado falavam da redução, mas não foi finalizada.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)