O estranho ranking de clubes da CEV em que a Itália é apenas a 7ª colocada

A CEV, Confederação Europeia de Voleibol, divulgou em março seu ranking de clubes para a temporada 2017/2018. Para quem não sabe, é esse ranking que determina quantos clubes jogarão as três competições da confederação e como isso acontecerá. Na última semana, a CEV nomeou os clubes que jogarão a Champios League, a CEV Cup e a Challenge Cup.

As quatro primeiras federações têm direito a dois representantes cada na fase de grupos da Champions League, maior torneio interclubes do mundo. Da 5ª à 8ª colocada, apenas um clube por federação se garante diretamente à essa fase. Com esses 12 representantes definidos, a CEV tem um classificatório em que todas as federações podem levar apenas um clube. 14 delas farão isso na temporada 16/17, disputando uma vaga. 

Bem, parece algo normal. O estranhamento é pelo ranking. Vejam seu top 8:

1. Turquia
2. Rússia
3. Polônia
4. Azerbaijão
5. Alemanha
6. Suíça 
7. ITÁLIA
8. França

Perceberam? A Itália, federação que para mim tem a melhor liga do mundo, é apenas a 7ª colocada do ranking da CEV! Fica bem difícil de compreender o porquê disso. Então, vamos analisar os últimos anos dessas federações:

Bandeiras da Itália hasteadas ao lado de brasão da CEV (Foto: CEV)


A Turquia merece a liderança, indiscutivelmente. Ganhou 5 das 10 últimas Champions e desde 2010 tem pelo menos um time no pódio da competição. A Rússia em segundo também é compreensível, afinal tem uma Champions em 2014 com Kazan e há três temporadas consecutivas é a detentora da CEV Cup e desde 2013 está no pódio da Challenge, com dois títulos nessa fase.

Chegamos na Polônia, 3ª colocada, e já fica complicado de entender. A última medalha da Polônia na Champions foi um bronze em 1978! Sua última aparição no Final Four foi um quarto lugar com o Police em 2015, quando sediou o torneio. Antes disso, só em 2000 .

Chegamos na grande injustiça: o Azerbaijão em 4º lugar. Como assim? A situação no país é tão grave que só quatro times disputaram a última liga e três deles pediram dispensa de torneios da CEV, sendo que o Telekom, vice-campeão nacional com direito a jogar a Champions já na fase principal, só aceitou jogar a Challenge. De 2011 a 2014, duas pratas e um bronze ao extinto Rabita Baku - que foi associado ao Telekom Baku e é erroneamente tido como o mesmo time, o que seria dizer que Piacenza e Modena são o mesmo clube. Na CEV Cup, o melhor resultado dos azeris foi um bronze. OS ÚNICOS ouros em competições europeias para o Azerbaijão foram em 2011 e 2012, a Challenge Cup com Azerrail e Lokomotiv.

O quinto lugar é da Alemanha. País que desde 1992 não aparece no Final Four da Champions... Sim, isso mesmo. As únicas medalhas da Alemanha foram quando ainda era dividida entre Oriental e Ocidental. O máximo que tem a Alemanha unifica são bronzes na Cup e na Challenge. O ouro mais recente em competições europeias da Alemanha foi em 2010 na Challenge. 

Antes da Itália ainda tem a Suíça, sexta colocada. Nem sabemos o porquê dela estar nessa lista. Na Champions não existem medalhas para a federação. O Volero chegou ao F4 sediando o evento em 2007, mas terminou em quarto. Única aparição do time de Zurique entre os melhores. Na CEV Cup, uma prata em 2004. Única medalha. Na Challenge, nada. Será que só os resultados do Volero Zurich, que nem são tão bons assim, conseguiram alavancar o time ao 6º lugar?

Chegamos finalmente à Itália. Vamos falar de títulos? Na história da Champions são 15, superada apenas pela extinta União Soviética com 22. Nos últimos 10 anos, ficou de fora apenas de um F4 e ganhou quatro deles. Nos três últimos três anos, 1 ouro e 2 pratas. Desde 2005 reveza com a Turquia o título de nação campeã da Champions, excedendo em 2014 quando a Rússia levou. Tem uma prata e um bronze na última edição da Cup e não aparece muito bem na Challenge, competição em que a Alemanha fica mais próxima do F4.

MIRACOLO ROSA: nem título d a CEV pelo Casalmaggiore em 2016 foi suficiente para melhorar posição da Itália no ranking da CEV (Foto: OAS Sports)


Provavelmente a CEV considere as colocações, não só os títulos e resultados. Mas vejam só s resultados de times de Itália, Suíça, Alemanha e Azerbaijão nessa última temporada:

2017 - Champions | Cup | Challenge
Itália: 5º e 8º | 2º e 3º | x
Suíça: 5º | 17º e 17º | 32º
Alemanha: 13º | 5º e 32º | 3º
Azerbaijão: 8º e 13º | x | x
Polônia: 9º e 9º | 8º | x

E quem também anda revoltado com o ranking e a fórmula da Champions é o presidente da LVF (Liga de Vôlei Feminino, órgão independente da FIPAV), Mauro Fabris. Fabris disse que a CEV prejudica o calendário da A1 e o Conegliano:

"Estamos de novo diante de um cronograma internacional que provavelmente afetará as atividades da nossa Série A1, que é considerada um dos melhores campeonatos do mundo. Especificamente, força o Imoco Volley Conegliano, vice-campeão da Europa e também os organizadores do último Final Four, a jogar duas rodadas de qualificação ou quatro jogos, entre outubro e novembro, para entrar na disputa por grupos, o que é absolutamente inaceitável! Aliás, isso acontece em favor de equipes que nunca jogaram a Liga dos Campeões ou têm o mérito de pertencer a federações que inexplicavelmente têm um ranking melhor que o italiano." - encerrou Fabris.

O presidente alegou ainda que caso a FIPAV, a CEV e a FIVB não se manifestem, times italianos podem boicotar as competições da CEV em 2018. No site da CEV não existem explicações sobre as pontuações do ranking, nem na galeria própria para os rankings, nem na coleção de documentos (onde só há a lista). O campeão da Itália, Igor Volley Novara é o único garantido na fase de grupos da Champions.

Mauro Fabris, presidente da liga italiana, quer atitudes de CEV, FIVB e FIPAV (Foto: Filippo Rubin)

Comentários

  1. Superliga Italiana >>> Turca...
    Visto que os resultados de cada jogo da primeira citada é sempre uma incógnita, nunca existe favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A liga italiana é a melhor do mundo, sem dúvidas. Tem mais equilíbrio, não existe favoritismo e tem ótimos jogos! A turca, apesar de ter 3 ou 4 dos melhores times do mundo, fica com isso, não passa de 5 bons times. Na Itália eles sobram!

      Excluir
  2. Liga Italiana é, sem dúvidas, a mais imprevisível e equilibrada competição de clubes de voleibol feminino...pela qualidade e variedade de ótimas equipes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Por isso a classifico como a melhor do mundo e acho esse ranking injusto =]

      Excluir
  3. Na suica so tem um time, nem mais isso agora ne,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)