Sem salários, jogadoras cumprem promessa e Krasnodar sofre WO no russo

Uma notícia triste sobre a 15ª rodada do campeonato russo: as atletas do Dínamo Krasnodar cumpriram a promessa e abandonaram a equipe durante partida que aconteceria ontem em Kazan, contra o Dínamo local. Sem a presença das atletas de Krasnodar, a súmula do jogo foi fechada em 3 sets a 0 (25: 0, 25: 0, 25: 0) para o Dínamo Kazan, vice-líder do campeonato. O boicote sucedeu o do time masculino de Krasnodar, um dia antes contra o Yenisei. A diferença entre gêneros é que no masculino o Krasnodar é o lanterna do campeonato e no feminino, briga por medalha. A razão de abandonar a partida, são os quase seis meses sem receber salários e a capitã do Krasnodar, campeã mundial em 2010 com a Rússia, Maria Perepelkina, deu entrevista coletiva comentando a situação:

"Nós não temos mais forças para suportar esta situação, então, junto com a comissão técnica tomamos uma decisão difícil de boicotar o jogo. Não há outra forma para mudar as coisa, não mais. A situação há um bom tempo saiu do controle, embora nos foi prometido que as dívidas seriam quitadas antes do Ano Novo. Então, novamente, nos pediram para esperar mais um mês. E agora ele está chegando ao fim, mas nenhuma solução foi tomada. Antes de sairmos para o último jogo, conversamos com o presidente do clube Sergei Kucheruk e ele disse que o patrocinador transferiu o dinheiro e agora seria necessário esperar quando o governador (do centro administrativo de Krasnodar) irá distribuí-lo. Mas nenhuma data foi definida. Nos foi prometido um encontro com o governador depois de uma semana, mas ele não estava lá. Não há um limite de tempo, nada foi dito, nada mudou e era necessária alguma atitude porque estamos desesperada. O boicote ao jogo é algo que certamente não queríamos. Nós somos uma família, por isso, decidimos apoiar a equipe masculina."

Maria Perepelkina deu coletiva de imprensa justificando o boicote à partida (Foto: Russia Volley)


A capitã do Dínamo Kazan, Evgeniya Startseva, comentou sobre a situação do Krasnodar, time que seria seu adversário neste domingo:

"Honestamente é muito decepcionante, porque eu já joguei nesse clube. Estive contente por voltar. É uma pena, porque é uma boa equipe e tudo o que está acontecendo, não é bom. Nós até mesmo derrubamos algumas lágrimas, porque as meninas realmente estão muito sentidas. Maria Perepelkina disse palavras que não podem ser fáceis de ouvir e aceitar. É lamentável que uma equipe perca no campeonato da Rússia. Mas quando foi que a equipe simplesmente não saiu para jogar? É triste."

Jogadoras do Kazan, Evgeniya Startseva (13) e Elena Ezhova (3) abraçam central do Krasnodar, Maria Perepelkina, em lágrimas (Foto: Russia Volley)


Segundo matéria do Rsport, o vice-governador de Krasnodar, Andrew Alekseenko, marcou uma reunião com os times de ambos os gêneros para esta terça-feira para que a situação seja resolvida.

Fontes: Championat, Rsport

Comentários