No último dia 16 conhecemos a 7ª seleção a classificar-se para as olimpíadas do Rio: Camarões derrotou o Egito na final por 3x2 (25-14, 25-27, 21-27, 25-23, 15-7) e garantiu uma classificação inédita às olimpíadas, derrotando seus mais tradicionais adversários. Não é tão surpreendente assim, Camarões jogou o Mundial 2014 por exemplo ao lado da Tunísia. As duas últimas edições olímpicas tiveram a Argélia como representante da CAVB, apesar do domínio queniano durante todo o ciclo. A vitória de Camarões de Nana Tchoudjang sobre a Argélia é compreensível, mas a derrota queniana por 2x3 para o Egito é complicada de se compreender...
![]() |
Camarões de Tchoudjang disputou o Mundial e agora jogará a Olimpíada |
Fato é que Camarões garantiu-se no Rio e jogou Egito e Quênia (que bateu a arquirrival Argélia por 3x0 na disputa do bronze) para o polêmico IQT, o novo qualificatório da FIVB que prioriza seleções com menos chances de classificação. Porto Rico e Colômbia são as outras seleções garantidas no torneio. Mas tudo está prestes a mudar: o Quênia anunciou oficialmente hoje sua desistência de disputar o IQT. A seleção de Mercy Moim foi sincera, alegou que não tinha condições financeiras de participar do torneio que acontecerá em Porto Rico, a federação queniana não pode pagar pela viagem, pela hospedagem e pelos serviços às atletas, já que não recebem muita ajuda do governo.
![]() |
Quênia pediu desistência do IQT, alegando não ter condições de jogar o torneio em Porto Rico |
A desistência do Quênia acendeu uma luz sobre a corrida olímpica: quem substituirá a nação africana? Teoricamente deveria ser a Argélia, mas não é tão simples assim. Afinal, haveria uma alteração evidente no regulamento: a Argélia não é o 3º colocado do africano! Isso reacendeu a esperança de uma nação que respira voleibol e tem um dos melhores campeonatos do mundo: a Turquia. Afinal, a seleção de Neslihan Demir é a 4ª colocada do EQT e assim se coloca na mesma situação da Argélia, do Canadá e da Venezuela, países com pouca tradição no voleibol. Em Atlanta 1996, nenhuma equipe africana demonstrou interesse em participar da Olimpíada, justamente pela precariedade de suas federações. Na ocasião, a FIVB elegeu "wild cards" (convites) continentais e o melhor ranqueado dentre eles se classificou, no caso, a Rússia. A desistência do Quênia, pode salvar o sonho turco de vir ao Rio: quem determinará é a FIVB.
![]() |
Esperança: Turquia pode voltar à corrida olímpica com a desistência do Quênia |
A Cuba nao fez a mesma coisa em 2012, desistiu do Qualificatorio por situacao financeira? Mais dai a FIVB or algum acabou pagando pela Cuba e elas foram ao Japao?
ResponderExcluirAcho que o Quenia estaja fazendo o mesmo.
Claro que seria melhor se a Turquia fosse convidada e nao a ALgeria.
Mais dai nao seria justo com Italia/Holanda/Republica Dominicana que jogaram o torneio mais dificil.
Não. Na época a Mireya arrecadou doações para as cubanas disputarem o qualificatório. Mas as caribenhas falharam na disputa.
ExcluirSobre o caso das quenianas: O mais justo seria convidar a Argélia. Não acredito que a FIVB substituiria pela Turquia. Seria uma injustiça ridícula e inaceitável, embora já seja do cunho da federação.
Resumindo: Esse IQF é uma verdadeira piada. Que cancelem esse torneio e convidem logo a Turquia para as Olimpíadas. xD
^^^
ExcluirAcabei falando besteira LOL
Ainda temos o World Qualifier pela frente, o qual a Turquia nem se classificou. (para nossa tristeza)
Mas entre Argélia e Turquia quem determinará é a FIVB (como bem disse o autor), embora eu ache que a Argelia tem vantagem, pois o IQF de uma forma ou de outra dá duas vagas para África e nenhuma para a Europa.
Gente, mas nós analisamos assim: a FIVB dá o direito a todas as confederações de terem seu qualificatório continental e obrigatoriamente, classificarem 1 seleção de cada. A criação do IQT visou dar a todas as confederações, uma segunda chance aos seus 2º e 3º colocados. A vaga não é da CAVB, é do 3º colocado do AQT, o quali africano. Se ele não quer, alguém ter que ser escolhido e não obrigatoriamente a Argélia. Argélia, Turquia, Canadá e Venezuela são 4º colocados de seus QT's e teoricamente, estão na mesma situação.
ExcluirO mais justo e sensato é a ARGÉLIA substituir o QUÊNIA. A TURQUIA sediou o PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU e acabou dando o MAIOR VEXAME DENTRO DE CASA, perdendo 3 jogos seguidos para HOLANDA, RÚSSIA E ITÁLIA. Logo, como castigo, a TURQUIA não merece a vaga do QUÊNIA porque fez um PAPELÃO diante de sua torcida!!!
ResponderExcluirCerto Aline, se a FIVB considerar que essa vaga é da CAVB e não do 3º colocado do AQT. Entretanto, como 4ª colocada de um QT, a Argélia está na mesma situação da Turquia.
ExcluirO mais justo e sensato é a ARGÉLIA substituir o QUÊNIA. A TURQUIA sediou o PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU e acabou dando o MAIOR VEXAME DENTRO DE CASA, perdendo 3 jogos seguidos para HOLANDA, RÚSSIA E ITÁLIA. Logo, como castigo, a TURQUIA não merece a vaga do QUÊNIA porque fez um PAPELÃO diante de sua torcida!!!
ResponderExcluirUm time desse como Turquia, não era p depender de migalhas, ter perdido p aquele time juvenil da Italia foi a picada..
ResponderExcluirConcordo, perder para as juvenis da Itália foi a maior humilhação que a Turquia poderia sofrer dentro de casa, portanto, não merece mesmo estar nas Olimpíadas. Xô Turquia!
ExcluirDe fato foi sofrível, esperávamos a Turquia na final! E aquela Itália estava muito mal...
ExcluirQuênia tem tradição no vôlei africano. São as atuais vencedoras do grupo 3 do Grand Prix. A FIVB deveria ajudar a equipe queniana a participar do pre-olímpico, assim como fizeram com Cuba.
ResponderExcluirPelos classificados, Quênia poderia fazer a final com Porto Rico.
Quenia não ia vencer a Colombia, ainda mais se elas tivessem Montano. As duas equipes africanas disputariam apenas o 3 lugar.
ExcluirCaio Valadares, se atualize
ExcluirQuênia no Grand Prix deixou pra trás: Colômbia (com Montaño), Austrálias, Cazaquistão, CUBA... e na final derrotou o Peru.
Como vc diz q Quênia ñ poderia vencer a fraquíssima equipe colombiana?
Quenia perdeu pro pro peru porque elas estavam num mal dia e grande parte da equipe é juvenil. Acompanhei o grand prix, inclusive a final peru x quenia. Te situe voce. Se Colombia fosse pra final elas certamente venceriam. Estão numa crescente muito boa e algumas de suas jogadoras tem experiencia internacional.
ExcluirO mesmo Quenia que venceu facil o peru, teve dificuldade pra vencer o Peru B na copa do mundo e perdeu pro Egito.
Então menos, que so no sonho delas elas venceriam as colombianas. Se tivessem montano então, aí que as chances não existiriam mesmo.
Carlos Edu, a Montaño que estava no Grand Prix era a Central Ivonne Montaño,de apenas 20 anos,jogadora do Clube Liga Vallecaucana e não a oposta Madelaynne Montaño do Chemik Police.Já no Pré-Olímpico Intercontinental, a Colômbia irá com as 2 Montaño, a central e a oposta, e dessa forma estará muito mais forte que no Grand Prix. Acho que com as 2 Montaño a Colômbia conquista a vaga olímpica.
ExcluirÉ verdade Edu, no Grand Prix a Colômbia estava apenas com uma Montaño só, porém no Pré-Mundial as duas Montaños estarão presente. A Colômbia estará muito mais forte!!!
ExcluirPra mim seria muito injusto dar a vaga pra Turquia. Argelia não é o 3º colocado mas é um pais africano. Turquia e as outras não tem nada a ver. E quando uma seleção desiste de algo, a proxima colocada assume seu lugar.
ResponderExcluirCaio, a fórmula visa conceder uma segunda chance a todos os segundos colocados continentais. A desistência do Quênia só gera uma baixa. Apesar de acreditar que a FIVB possa optar pela Argélia mesmo.
ExcluirA desistência do Quênia só mostra como é equivocado este sistema qualificatório. A equipe tem chances reais de conseguir a vaga olímpica, disputando contra equipes do terceiro escalão do voleibol mundial e mesmo assim nem se dará ao trabalho de ir à competição. Enquanto isso, já temos Turquia fora, e teremos, por exemplo, equipes como Tailândia e República Dominicana também longe do Rio. Só quem perde com isso é o torcedor e a competição em si, que terá menos jogos interessantes.
ResponderExcluirEu considero TODA a fórmula de classificação da FIVB injusta. A criação do Intercontinental Qualifier Tournament para mim é o pior golpe.
ExcluirO objetivo da FIVB na minha opinião é muito claro e também lamentável. Necessitam-se de 3 jogos rápidos por dia para antecederem as partidas mais longas e tornar viável a realização de 6 jogos por dia, agrupados de 2 em 2.
ResponderExcluirQuando o Quênia desistiu do IQT, muita coisa passou a fazer sentido sobre esse torneio que até então, não tinha nenhum rs.
ExcluirA Turquia não merece essa vaga, mas se a FIVB quiser será outra história, que venha a tona a vergonhosa participação da R. Dominicana no Pré Olímpico Sul-Americano para Olimpíada de 2004, o Peru tinha tudo pra ir para Atenas ( a Argentina ainda na era páreo ) mas as caribenhas ficaram com a vaga vencendo as peruanas. A vaga deve ser da Argélia.
ResponderExcluirBem lembrado anonimo....a FIVB contrariou a geografia e colocou a R. Dominicana na America do Sul.
ExcluirGente, o texto fala: em 1996 a Rússia foi a Atlanta como melhor equipe africana hahahaha.
ExcluirNão faz sentido algum a vaga ser da Turquia.
ResponderExcluirA vaga é africana, se o 3º desistiu que venha o 4º, o 5º lugar em diante. Nem que seja o último, o regulamento prevê as vagas para a ÁFRICA, se um time desiste, o mais prudente é um critério que privilegie um competidor do mesmo campeonato/continente.
A vaga não é necessariamente da CAVB, é do 3º colocado do seu torneio classificatório. Argélia está para o IQT, como Turquia, Canadá e Venezuela: não-classificadas. A FIVB tem que escolher um novo critério para a substituição do Quênia, seja pelo melhor time do AQT depois do Quênia, do melhor ranqueado entre os 4º colocados ou qualquer outro.
ExcluirSe tem um time que não merece a vaga do Quênia, este time é a Turquia! A Turquia já teve privilégio demais:
ResponderExcluir-Sediou o pré-olímpico europeu, mesmo com a Guerra contra o Estado Islâmico estar a acontecer ali perto, tanto que as russas estavam com medo de ir para lá.
-Deu o maior vexame da história do voleibol turco, perdendo 3 partidas seguidas diante da própria torcida contra a Holanda, Rússia e o time B da Itália.
Concordo com a maioria aqui que acha que a vaga do Quênia deve ir para a Argélia, nada a ver ir para a Turquia!
E mais, acredito na classificação da Colômbia.