Classificação de Camarões e desistência do Quênia reacendem sonho olímpico da Turquia

No último dia 16 conhecemos a 7ª seleção a classificar-se para as olimpíadas do Rio: Camarões derrotou o Egito na final por 3x2 (25-14, 25-27, 21-27, 25-23, 15-7) e garantiu uma classificação inédita às olimpíadas, derrotando seus mais tradicionais adversários. Não é tão surpreendente assim, Camarões jogou o Mundial 2014 por exemplo ao lado da Tunísia. As duas últimas edições olímpicas tiveram a Argélia como representante da CAVB, apesar do domínio queniano durante todo o ciclo. A vitória de Camarões de Nana Tchoudjang sobre a Argélia é compreensível, mas a derrota queniana por 2x3 para o Egito é complicada de se compreender...

Camarões de Tchoudjang disputou o Mundial e agora jogará a Olimpíada


Fato é que Camarões garantiu-se no Rio e jogou Egito e Quênia (que bateu a arquirrival Argélia por 3x0 na disputa do bronze) para o polêmico IQT, o novo qualificatório da FIVB que prioriza seleções com menos chances de classificação. Porto Rico e Colômbia são as outras seleções garantidas no torneio. Mas tudo está prestes a mudar: o Quênia anunciou oficialmente hoje sua desistência de disputar o IQT. A seleção de Mercy Moim foi sincera, alegou que não tinha condições financeiras de participar do torneio que acontecerá em Porto Rico, a federação queniana não pode pagar pela viagem, pela hospedagem e pelos serviços às atletas, já que não recebem muita ajuda do governo.

Quênia pediu desistência do IQT, alegando não ter condições de jogar o torneio em Porto Rico


A desistência do Quênia acendeu uma luz sobre a corrida olímpica: quem substituirá a nação africana? Teoricamente deveria ser a Argélia, mas não é tão simples assim. Afinal, haveria uma alteração evidente no regulamento: a Argélia não é o 3º colocado do africano! Isso reacendeu a esperança de uma nação que respira voleibol e tem um dos melhores campeonatos do mundo: a Turquia. Afinal, a seleção de Neslihan Demir é a 4ª colocada do EQT e assim se coloca na mesma situação da Argélia, do Canadá e da Venezuela, países com pouca tradição no voleibol. Em Atlanta 1996, nenhuma equipe africana demonstrou interesse em participar da Olimpíada, justamente pela precariedade de suas federações. Na ocasião, a FIVB elegeu "wild cards" (convites) continentais e o melhor ranqueado dentre eles se classificou, no caso, a Rússia. A desistência do Quênia, pode salvar o sonho turco de vir ao Rio: quem determinará é a FIVB.

Esperança: Turquia pode voltar à corrida olímpica com a desistência do Quênia

Comentários

  1. A Cuba nao fez a mesma coisa em 2012, desistiu do Qualificatorio por situacao financeira? Mais dai a FIVB or algum acabou pagando pela Cuba e elas foram ao Japao?

    Acho que o Quenia estaja fazendo o mesmo.

    Claro que seria melhor se a Turquia fosse convidada e nao a ALgeria.

    Mais dai nao seria justo com Italia/Holanda/Republica Dominicana que jogaram o torneio mais dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Na época a Mireya arrecadou doações para as cubanas disputarem o qualificatório. Mas as caribenhas falharam na disputa.

      Sobre o caso das quenianas: O mais justo seria convidar a Argélia. Não acredito que a FIVB substituiria pela Turquia. Seria uma injustiça ridícula e inaceitável, embora já seja do cunho da federação.

      Resumindo: Esse IQF é uma verdadeira piada. Que cancelem esse torneio e convidem logo a Turquia para as Olimpíadas. xD

      Excluir
    2. ^^^
      Acabei falando besteira LOL
      Ainda temos o World Qualifier pela frente, o qual a Turquia nem se classificou. (para nossa tristeza)
      Mas entre Argélia e Turquia quem determinará é a FIVB (como bem disse o autor), embora eu ache que a Argelia tem vantagem, pois o IQF de uma forma ou de outra dá duas vagas para África e nenhuma para a Europa.

      Excluir
    3. Gente, mas nós analisamos assim: a FIVB dá o direito a todas as confederações de terem seu qualificatório continental e obrigatoriamente, classificarem 1 seleção de cada. A criação do IQT visou dar a todas as confederações, uma segunda chance aos seus 2º e 3º colocados. A vaga não é da CAVB, é do 3º colocado do AQT, o quali africano. Se ele não quer, alguém ter que ser escolhido e não obrigatoriamente a Argélia. Argélia, Turquia, Canadá e Venezuela são 4º colocados de seus QT's e teoricamente, estão na mesma situação.

      Excluir
  2. O mais justo e sensato é a ARGÉLIA substituir o QUÊNIA. A TURQUIA sediou o PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU e acabou dando o MAIOR VEXAME DENTRO DE CASA, perdendo 3 jogos seguidos para HOLANDA, RÚSSIA E ITÁLIA. Logo, como castigo, a TURQUIA não merece a vaga do QUÊNIA porque fez um PAPELÃO diante de sua torcida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo Aline, se a FIVB considerar que essa vaga é da CAVB e não do 3º colocado do AQT. Entretanto, como 4ª colocada de um QT, a Argélia está na mesma situação da Turquia.

      Excluir
  3. O mais justo e sensato é a ARGÉLIA substituir o QUÊNIA. A TURQUIA sediou o PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU e acabou dando o MAIOR VEXAME DENTRO DE CASA, perdendo 3 jogos seguidos para HOLANDA, RÚSSIA E ITÁLIA. Logo, como castigo, a TURQUIA não merece a vaga do QUÊNIA porque fez um PAPELÃO diante de sua torcida!!!

    ResponderExcluir
  4. Um time desse como Turquia, não era p depender de migalhas, ter perdido p aquele time juvenil da Italia foi a picada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, perder para as juvenis da Itália foi a maior humilhação que a Turquia poderia sofrer dentro de casa, portanto, não merece mesmo estar nas Olimpíadas. Xô Turquia!

      Excluir
    2. De fato foi sofrível, esperávamos a Turquia na final! E aquela Itália estava muito mal...

      Excluir
  5. Quênia tem tradição no vôlei africano. São as atuais vencedoras do grupo 3 do Grand Prix. A FIVB deveria ajudar a equipe queniana a participar do pre-olímpico, assim como fizeram com Cuba.

    Pelos classificados, Quênia poderia fazer a final com Porto Rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quenia não ia vencer a Colombia, ainda mais se elas tivessem Montano. As duas equipes africanas disputariam apenas o 3 lugar.

      Excluir
    2. Caio Valadares, se atualize
      Quênia no Grand Prix deixou pra trás: Colômbia (com Montaño), Austrálias, Cazaquistão, CUBA... e na final derrotou o Peru.

      Como vc diz q Quênia ñ poderia vencer a fraquíssima equipe colombiana?

      Excluir
    3. Quenia perdeu pro pro peru porque elas estavam num mal dia e grande parte da equipe é juvenil. Acompanhei o grand prix, inclusive a final peru x quenia. Te situe voce. Se Colombia fosse pra final elas certamente venceriam. Estão numa crescente muito boa e algumas de suas jogadoras tem experiencia internacional.
      O mesmo Quenia que venceu facil o peru, teve dificuldade pra vencer o Peru B na copa do mundo e perdeu pro Egito.
      Então menos, que so no sonho delas elas venceriam as colombianas. Se tivessem montano então, aí que as chances não existiriam mesmo.

      Excluir
    4. Carlos Edu, a Montaño que estava no Grand Prix era a Central Ivonne Montaño,de apenas 20 anos,jogadora do Clube Liga Vallecaucana e não a oposta Madelaynne Montaño do Chemik Police.Já no Pré-Olímpico Intercontinental, a Colômbia irá com as 2 Montaño, a central e a oposta, e dessa forma estará muito mais forte que no Grand Prix. Acho que com as 2 Montaño a Colômbia conquista a vaga olímpica.

      Excluir
    5. É verdade Edu, no Grand Prix a Colômbia estava apenas com uma Montaño só, porém no Pré-Mundial as duas Montaños estarão presente. A Colômbia estará muito mais forte!!!

      Excluir
  6. Pra mim seria muito injusto dar a vaga pra Turquia. Argelia não é o 3º colocado mas é um pais africano. Turquia e as outras não tem nada a ver. E quando uma seleção desiste de algo, a proxima colocada assume seu lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, a fórmula visa conceder uma segunda chance a todos os segundos colocados continentais. A desistência do Quênia só gera uma baixa. Apesar de acreditar que a FIVB possa optar pela Argélia mesmo.

      Excluir
  7. A desistência do Quênia só mostra como é equivocado este sistema qualificatório. A equipe tem chances reais de conseguir a vaga olímpica, disputando contra equipes do terceiro escalão do voleibol mundial e mesmo assim nem se dará ao trabalho de ir à competição. Enquanto isso, já temos Turquia fora, e teremos, por exemplo, equipes como Tailândia e República Dominicana também longe do Rio. Só quem perde com isso é o torcedor e a competição em si, que terá menos jogos interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero TODA a fórmula de classificação da FIVB injusta. A criação do Intercontinental Qualifier Tournament para mim é o pior golpe.

      Excluir
  8. O objetivo da FIVB na minha opinião é muito claro e também lamentável. Necessitam-se de 3 jogos rápidos por dia para antecederem as partidas mais longas e tornar viável a realização de 6 jogos por dia, agrupados de 2 em 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Quênia desistiu do IQT, muita coisa passou a fazer sentido sobre esse torneio que até então, não tinha nenhum rs.

      Excluir
  9. A Turquia não merece essa vaga, mas se a FIVB quiser será outra história, que venha a tona a vergonhosa participação da R. Dominicana no Pré Olímpico Sul-Americano para Olimpíada de 2004, o Peru tinha tudo pra ir para Atenas ( a Argentina ainda na era páreo ) mas as caribenhas ficaram com a vaga vencendo as peruanas. A vaga deve ser da Argélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado anonimo....a FIVB contrariou a geografia e colocou a R. Dominicana na America do Sul.

      Excluir
    2. Gente, o texto fala: em 1996 a Rússia foi a Atlanta como melhor equipe africana hahahaha.

      Excluir
  10. Não faz sentido algum a vaga ser da Turquia.
    A vaga é africana, se o 3º desistiu que venha o 4º, o 5º lugar em diante. Nem que seja o último, o regulamento prevê as vagas para a ÁFRICA, se um time desiste, o mais prudente é um critério que privilegie um competidor do mesmo campeonato/continente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vaga não é necessariamente da CAVB, é do 3º colocado do seu torneio classificatório. Argélia está para o IQT, como Turquia, Canadá e Venezuela: não-classificadas. A FIVB tem que escolher um novo critério para a substituição do Quênia, seja pelo melhor time do AQT depois do Quênia, do melhor ranqueado entre os 4º colocados ou qualquer outro.

      Excluir
  11. Se tem um time que não merece a vaga do Quênia, este time é a Turquia! A Turquia já teve privilégio demais:
    -Sediou o pré-olímpico europeu, mesmo com a Guerra contra o Estado Islâmico estar a acontecer ali perto, tanto que as russas estavam com medo de ir para lá.
    -Deu o maior vexame da história do voleibol turco, perdendo 3 partidas seguidas diante da própria torcida contra a Holanda, Rússia e o time B da Itália.
    Concordo com a maioria aqui que acha que a vaga do Quênia deve ir para a Argélia, nada a ver ir para a Turquia!
    E mais, acredito na classificação da Colômbia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)