Superando expectativas, Tianjin de Carrillo é campeão chinês no 5º jogo

Aconteceu hoje a 5ª partida da final do chinês. Nela o Tianjin bateu o Jiangsu em casa por 3x1 (22-25, 28-26, 25-20, 25-20) e conquistou o 10º título do clube chinês. O time de Bao-quan Wang  venceu as duas partidas que jogou em casa e perdeu as 2 posteriores na casa do Jiangsu. Hoje, mesmo fora de casa, venceu o rival. 

A última partida foi bem equilibrada e claro, liderada pelos pilares dos dois times: Nancy Carrillo com 25 pelo Tianjin e Changning Zhang pelo Jiangsu com 27. Zhang e Carrillo terminaram ainda como 1ª e 2ª maiores pontuadoras da liga. 

Festa do Tianjin após ponto do título no chinês


No início da temporada, o Tianjin sequer figurava entre os favoritos como Jiangsu, Shanghai, Bayi e Fujian. A situação ficou pior quando Destinee Hooker, pré-contratada pelo clube, cancelou sua assinatura. Carrillo veio como recurso ao time, até mesmo desacreditada: no início da temporada, o técnico B. Q. Wang citou que seria difícil, pois havia um espaço técnico entre Hooker e Carillo. Mas Nancy surpreendeu: foram 560 pontos, perdendo apenas para Zhang com 603. Durante a temporada, umas das melhores levantadoras da China não se recuperou a tempo de jogar o campeonato: Qiuyue Wei. O Tianjin também tem a selecionável ponteira Li-yi Chen, principal atacante depois de Nancy e revezou na outra ponta entre a búlgara Eva Yaneva e Ying Li.

De "recurso" a 2ª maior pontuadora e campeã do chinês, Nancy Carrillo


Já o Jiangsu, só nessa fase final teve de volta Ruoqi Rui, após uma cirurgia cardíaca. Mesmo aquém de seus 100%, Hui jogou os playoffs. A inesperada ausência da jogadora obrigou C.N. Zhang a assumir a recepção do time e trazer Xiangyu Gong para a saída. Zhang mostrou-se como uma jogadora completa, capaz de atuar muito bem na saída e entrada de rede, recepcionando ou não. Aliás, Zhang foi a arma de Lang Ping na Copa do Mundo que deu a vaga olímpica à China. A jogadora foi merecidamente eleita a MVP do torneio. Também pudera, Zhang foi maior pontuadora, melhor atacante e melhor sacadora do torneio. 

ChangNing Zhang foi eleita a MVP do campeonato chinês

Há 3 anos o Tianjin não vencia o campeonato. Com Carrillo e as companheiras, chegam hoje ao deca-campeonato do chinês.

Final do Chinês
1ª Partida: Tianjin 3 x 1 Jiangsu (18-25, 25-16, 34-32, 25-18)
2ª Partida: Tianjin 3 x 1 Jiangsu (25-27, 25-19, 25-18, 25-23)
3ª Partida: Jiangsu 3 x 0 Tianjin (25-21, 25-22, 25-19)
4ª Partida: Jiangsu 3 x 2 Tianjin (21-25, 25-13, 25-21, 25-27, 15-8) 

5ª Partida: Tianjin 3 x 1 Jiangsu (22-25, 28-26, 25-20, 25-20) 
TIA: N. Wang (9), X.T. Zhang (8), L.Y. Chen (19), D. Yao (3), Yaneva, Carrillo (25), Y. Na (L), L.W. Liu (L). Entrou: Y.Y. Li (11) 
JIA: C.N. Zhang (27), R.Q. Hui (14), L.Y. Diao, R.Y. Xu (15), Q.W. Jiang (8), C.Y. Wang (7), C. Chan (L). Entraram: H. Li,  X. Zhao., X.Y. Gong (4).





Comentários

  1. Grandes atuações de Carrillo. Essa sim mostrou na bola que poderia suprir a ausência de Destinee Hooker, terminando como segunda maior pontuadora do campeonato e campeã no Tianjin. Agora C. N. Zhang fez um campeonato memorável. Que jogadora de qualidade. A China tem agora uma grande jogadora para auxiliar Ting Zhu na força de ataque. Com Hui Ruoqi devidamente recuperada a China passa a ter uma das melhores trincas de pontas-oposta do mundo e aumenta ainda mais seu favoritismo. E merecido o MVP prara C. N. Zhang, mesmo ela sendo vice-campeã mereceu o título. Por fim gostaria de fazer ao to fly duas perguntas:
    1*: Lí em um bloh que o Henan cogita vender a Ting Zhu para um time estrangeiro para a próxima temporada. Vcs sabem o quanto o sistema chinês é rígido e a grande maioria das atletas que saem do país não são conbocadas. Sendo assim teria chance da melhor jogadora e estrela da seleção de Lang Ping sair do país? E se sim sabem algum mercado onde foi especulado o nome de Ting Zhu? Adoraria vê-la em campeonato como a superliga Br (o que é difícil) ou na Liga Italiana.
    2* Sabem quanto tempo foi o contrato de Carrillo no Tianjin? Eu acho que ela apesar de muito valorizada poderia vir ao Brasil pois temos patrocinadores que investem pesado casos de Osasco com 3 titulares da seleçao brasileira e a belga Van Hecke e do Praia com As estrangeiras de peso como Alix Klineman e Ramirez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ChangNing Zhang é um fenômeno, se adapta MUITO bem a qualquer posição ds extremas, passando ou não. Sobre suas perguntas:

      1*: com certeza não vai! Por dois motivos distintos: a federação chinesa não aceita que jogadoras da seleção joguem em outros países e a liga paga realmente muito bem. Sendo assim é pouco provável que Zhu saia da China, só deve sair do Henan.

      2*: Carrillo tem esse e mais 1 ano de contrato com o Volero Zurich (associado àquela empresa do clube!). Duvido muito, depois dessa temporada, que o Tianjin deixe-a escapar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lembrando que com apenas 14 anos ela foi convocada para a seleção de vôlei de praia da China e só em 2013 estreou nas quadras.

      Excluir
  3. Nancy Carrillo, minha jogadora preferida! Provou na raça a grande jogadora que é. Quero muito que ela jogue no Brasil. Como meio ou oposto ela joga muito bem nas duas posições. Na própria seleção cubana como jogadora de meio, ela já mostrava sua versatilidade atacando bolas de da posição 1 e 6, onde jogadoras de outras seleções não são capazes de fazer o mesmo. Parabéns Nancy, calou a boca de muitos! Super feliz com a sua vitória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)