A Seleção de 2015

2015 vai chegando ao fim e o To Fly completa seu primeiro ano integralmente com vocês. Que sejam muitos hein! Nós fizemos uma seleção de jogadoras que, na opinião do blog, foram as melhores em suas posições em 2015. Confiram a lista:

Oposta: Nataliya Goncharova Obmochaeva
(Rússia/Dínamo Moscow)

Goncharova dispensa apresentações: a russa de 26 anos nesse ano foi prata na Liga Russa, mas foi contemplada pela primeira vez com o trofeu Lyudmila Buldakova, dado à melhor jogadora do torneio. Pela seleção, Natasha foi vice-campeã e melhor oposta do Grand Prix, quarta colocada na Copa do Mundo e campeã europeia. No Grand Prix e na Copa, foi eleita a melhor oposta do torneio. Ela está noa uge de sua carreira e lidera o russo atualmente. Goncha carrega o Moscow e carregou a Rússia na ausência de Kosheleva. Altura, talento, coragem e um belo movimento plástico, a substituta de Gamova joga muita bola!

Não faça cara de espanto Goncharova, nós já sabemos que você esperava. Parabéns pelos voos!


Levantadora: Maja Ognjenovic
(Sérvia/Rebecchi Nordmeccanica Piacenza)

Talento não é novidade para Maja e em 2015 ela se esbaldou: ainda no Chemik, Maja foi campeã polonesa e melhor levantadora da Champions League. Pela Sérvia, a levantadora não só foi uma das principais estrelas da classificação da Sérvia na prata da Copa, como eleita a melhor levantadora do Campeonato Europeu, no bronze da Sérvia. Sem problemas físicos, Maja esbanja qualidade técnica, é bonito de se ver. O plantel mais eficaz no ataque sérvio só fez a levantadora crescer ainda mais. Ognjenovic brilhou!

Abram suas asas: a talentosíssima Ognjenovic vai te fazer voar com tanto talento nas mãos


Ponteira: Tatiana Kosheleva
(Rússia/Dínamo Krasnodar)

Máquina de pontuação, Kosheleva é hoje uma das melhores atacantes do mundo, se não a melhor. A ponteira teve um início de ano não muito bom no Krasnodar e caiu nas quartas de final da Liga Russa. Não por culpa dela, que marcou 63 pontos em 2 jogos. Na seleção Kosheleva foi campeã europeia, sendo melhor ponteira e MVP do torneio. Além disso, foi a 2ª melhor ponteira da Copa do Mundo. Na atualidade, é difícil imaginar alguém que ataque tão alto quanto Tanya. A jogadora de fato não é uma exímia passadora, mas compensa no ataque.

Comemora Kosheleva! Também é raro que você não comemore depois de um ataque. Essa daqui voa alto!


2ª Ponteira: Ting Zhu
(China/Henan Huawei)

Mais uma definidora nata, é Zhu quem recebe por onde joga. No clube teve pouco sucesso, joga praticamente sozinha no ataque do Henan. Mas compensou na seleção: campeã asiática e campeã da Copa do Mundo, foi melhor ponteira do asiático e MVP das duas competições. Zhu é o nome de definição da China, ataca muito de qualquer posição da quadra e tudo isso com apenas 21 anos de idade.

Talento aqui vem do DNA: 21 aninhos e Zhu tá destruindo mundialmente


Central: Milena Rasic
(Sérvia/Vakifbank Istanbul)

Talvez faltem títulos ou nomeações a Milena em 2015, mas técnica e talento sobraram. Eleita a melhor central da Champions League, a Sérvia incomoda qualquer time que jogue contra e foi a maior pontuadora da partida que deu o bronze à Sérvia no Europeu. Rasic é um dos pilares do Vakifbank e uma das mais importantes atacantes da Sérvia na inédita classificação olímpica via Copa do Mundo.

Quê isso Rasic, sem timidez, jogou muita bola e merece esse prêmio


2ª Central: Irina Zaryazhko
(Rússia/Uralochka-NTMK)

Nem Marichev resistiu ao talento de Zayazhko, após cortá-la da Copa do Mundo. A central é uma das melhores da Europa, foi umas das maiores pontuadoras nas quartas onde seu time, o Uralochka, eliminou o Dínamo Krasnodar e em sequência, bronze do campeonato. Ao voltar à seleção, a russa foi campeã e eleita a melhor central do Europeu 2015. Velocidade atípica para o estilo de jogo russo e bloqueio pesado: Irisha é uma central de pontuação!

Calma Zaryazhko, ninguém duvidou de você! O Marichev talvez, mas com certeza ele já se arrependeu


Líbero: Brenda Castillo
(República Dominicana/Lomotiv Baku)

Prodígio dominicano, não é novidade elegê-la como a melhor líbero de alguma competição. Brenda foi campeã e melhor líbero do campeonato azeri pelo Rabita Baku. Em um ano ruim da República Dominicana, Castillo foi eleita melhor líbero também na Copa Pan-Americana (além de melhor defensora e receptora), no Campeonato da NORCECA e na Copa do Mundo. Atuações memoráveis no Grand Prix, onde a líbero se destacou mais do que todo o restante de sua seleção pontuável.

Provavelmente Brenda Castillo se irritou com a líbero adversária por não ter defendido aquele lance. Mas aqui ela está merecidamente feliz com a nomeação

Comentários

  1. Gostei muito da lista. Olha a minha Por continente

    America:
    Levantadora - Dani Lins
    Cantrais - Thaisa e Akinadewo
    Oposta - Montano
    Libero - Brenda

    Europa
    Levantadora - Ognjenovic
    Centrais - Rasic e Zaryazhko
    Ponteiras - Kosheleva e Sonsirma
    Libero - Malova

    Asia
    Levantadora - Tomkom
    Centrais - XINYUE YUAN e JUNJING YANG
    Ponteiras - Kin e Zhu
    Libero - ZAYASU

    ResponderExcluir
  2. Ponteiras da America
    Larson e Dela Cruz

    ResponderExcluir
  3. Goncharova jogou muito, mas obviamente se destaca por atuar bem no clube e na seleção. Mas para mim a melhor oposta de 2015 foi Olesya Ruckliuk (que pena a seleção ucraniana não ser forte no cenário mundial). Quem assistiu ao mundial de clubes e champions viu o quão espetacular é essa oposta. Na ponta Zhu Ting foi melhor que kosheleva e eleger apenas as duas só injustiça a grande temporada de Mihajlovic. Fabiana não atuou pela seleção mas todo mundo sabe o bolão que ela está jogando, mesmo central carrega o instável SESI_SP "nas costas" nas três últimas temporadas. Zaryashko é promissora por elegerei um time (14 jogadoras para as melhores da temporada. A lista se baseia não só pelo desempenho nas seleções, mas também nos clubes.

    Líberos: B.Castillo e Sansorna
    Levantadoras: Maja Ognocevic e Fabíola (pela ótima temporada 2014/2015 em krasnodar)
    Centrais: Rasic, Fabiana, Stevanovic e Poljak
    Pontas: Kosheleva,Zhu Ting, Mihajlovic e Alix Klineman (fez um grande campeonato italiano pelo Novara)
    Oposta: Olesia Rickliuk e Goncharova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, justifiquei as escolhas, são mesmo questões de opinião.
      * Goncharova, Rykhliuk e Rahimova foram as grandes opostas de clubes, Goncharova, Boskovic e Rahimova, de seleções. Então...
      * Mihajlovic bancou pra Nagaoka no Hisamitsu, injusto seria não considerar isso.
      * Fabiana teve uma temporada irregular e começou essa muito mal, além de não jogar pela seleção. Aí complica rs.

      Excluir
  4. Legal a seleção de jogadoras
    A Brenda Castillo é unanimidade no mundo. É disparada a melhor líbero em atividade, quiçá a melhor de todos os tempos.

    Nessa seleção só trocaria a Kosheleva, pela coreana Kim. Simplesmente pq Kosheleva ñ é ponteira (É PÉSSIMA NO PASSE) e Kim é mais completa (alem de ser uma pontuadora nata).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pode até não recepcionar Carlos, mas é ponteira rs. Não é exímia passadora, mas também não é essa desgraça toda. Mas fora do passe é mesmo mais efetiva.

      Excluir
    2. Concordo com a troca. Como você falou, Kim é mais completa.

      Excluir
  5. Olesya Ruckliuk maior oposta da atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São formas diferentes de pensar, complicadas por Olesia não jogar campeonatos de equipes nacionais. Mas Rykhliuk está sim entre as cinco mais.

      Excluir
  6. Levantadoras;ognocevic e Dani lins
    Ponteiras; Hill e Y.k.kim
    Opostas; Sloetjs e Ruckliuk
    Centrais; Zaryaszhko e Juciely
    Libéros; Fabi e Brenda Castillo

    ResponderExcluir
  7. To fly , podem fazer uma lista sas melhores jogadoras com nomes brasileiros , por favor . Tenho curiosidade para saber a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aí fica um pouco mais complicado pelo critério a se usar. Vou colocar quem considero em melhor fase, sem considerar experiência ou importância:

      L: Naiane
      O: Joycinha
      P: Natália
      P: Fê Garay
      C: Juciely
      C: Fabiana
      B: Leia

      Excluir
    2. Adorei o ponto de vista, Naiane está colocando qualquer outra levantadora brasileira no bolso. Vale a pena considerar a Mari do Bolzano, para mim é a melhor oposta brasileira no momento.

      Excluir
    3. Ponteiras e oposta eu concordo , ótimas jogadoras Fernanda Garay ja estrou com tudo de titular na semifinal contra o dínamo Kazan, mas perdeu infelizmente. Ja natalia está em ótima fase , pulando alto , batendo forte e recepcionando bem . Joycinha senore com sua característica agrssiva agora está evoluindo tecnicamente( fugindo do bloqueio, procurando ângulos ) só discordo da levantadora , o time de dani Lins nao está tão bem quanto se esperava na temporada , mas ela continua instável, constante , só acho que tem que trabalhar mais com a Saída De rede (Lise Van Hecke). Jucialy au meu ver está empatado com o poder odensivo de Thaísa , carol e Adenizia logo em seguida . Fabiana está absoluta nessa posição. Talvez a melhor central do mundo nesse momento . E líbero camila Brait e Léia sem duvidas nas olimpíadas. Obs:tanto léia quanto Brait tem condições de ser titular no Rio 2016 . Boa sorte Brasilllll

      Excluir
  8. Goncharova nas bolas decisivas costuma errar. Acho que a Boskovic foi melhor, ajudou a Sérvia a classificaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ficou lesionada praticamente toda a temporada de clubes.

      Excluir
  9. Acho que a lista brasileira baseado na temporada 2014/2015 e 2015/2016 ficaria assim:

    Líberos: Fabí e Léia
    Levantadoras: Dani Lins e Naiane
    Centrais: Jucyele, Fabiana, Ana Carol e Thaísa
    Pontas: Natália, Jaqueline, Gabriela e Carla
    Opostas: Rosamaria e Ana Paula.

    Já a seleção da atual superliga seria:

    Fabí
    Naiane
    Fabiana
    Jucy
    Natália
    Alix Klineman
    Rosamaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, da seleção da Superliga só discordo da Fabí pela Leia. No demais, assino embaixo xD

      Excluir
    2. Eu só trocaria Rosamaria por Lise Van Hecke . O resto assino embaixo . :)

      Excluir
  10. Lista JOVENS DESTAQUES DE 2015:

    LIB: ZAYASU

    LEV: NAIANE E CARLY LLOYD

    CENT: ZARYAZSHKO,STEVANOVIC, ANA CAROL

    PONT: KRISTA VANSANT,ZHU TING, SARINA KOGA, PAOLA EGONU

    OPOST: BOSKOVIC E STOETJES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... A Sloetjes tem 25 e a Goncharova 26, então.. kkk. Nas centrais temos a Yang de 26 da China.

      Excluir
  11. Em meio a certas polêmicas como a recente convocação da Itália (pelo grande número de jovens) gostaria de saber o que o blog acha de em 2016, o Zé Roberto abrir espaço no Grand Prix para dá oportunidades a Naiane e Rosamaria? As duas estão em grande fase no minas e podem pintar como o "Elemento surpresa " no Rio 2016.

    Gostaria também que comentassem se possível, do "renascimento" de grandes atletas que intregaram nossa seleção no passado. Paula Pequeno figura entre as 3 maiores pontuadoras do campeonato, Walewska é a melhor bloqueadora e Carol Gattaz está em grande fase no bloqueio e principalmente na virada de bola.

    Por fim, obrigado pelo trabalho realizado por voces ao longo de 2015. Foi muito bom para nós que gostamos do esporte.

    ResponderExcluir
  12. Para 2016, tratando de vôlei feminino desejo três coisas:
    1* que a seleção brasileira seja tricampeã olímpica
    2* que o promissor Casalmaggiore conquiste a Champions ligue (ou no mínimo chegue as semi_finais)
    3* mesmo sendo impossível (kkk) gostaria que Olesia Rykhliuk viesse jogar no Brasil em 2016 e futuramente se naturalizasse brasileira. Com ceterza teríamos uma baita oposta para copa do mundo e olímpiada 2020 (onde ainda teria 32 anos)

    ResponderExcluir
  13. To fly é o melhor blog de vôlei , parabéns ��. É muito top quando 'vocês' respondem os comentários . Ah e obrigado pela opinião das melhores do Brasil atualmente . Parabenssssss

    ResponderExcluir
  14. Eu sei que todos tem uma opinião formada, e isso é interessante e mostra que o público desse blog assistem e entendem do esporte. Ao meu ver Fabiana é hoje a melhor central brasileira. Bloqueia muito e é uma central de pontuações altas ,mesmo com o Sesi_SP irrgular (muito por culpa do técnico, que inclusive a deixou uma partida no banco) Fabiana vem sendo o grande destaque figura entre as maiores pontuadoras da Superliga. A juciele está muito bem, com justiça seria titular da seleção hoje. Fez partidas muito boas pela seleção e pelo clube nesse ano. A thaísa ainda se recupera e na jogada "china" a Thaísa não passa nem perto da eficiência da Jucy e Fabiana . Fê Garay está jogando bem, fez um panamericano espetacular (a melhor do time). Natália está voando fisicamente e por isso eu a testaria como oposta. Jaqueline será muito últil pelo grande volume de jogo e passe , embora últimamente tenha evoluido no ataque (vide a temporada 2014/2015 no Minas). Léia está jogando um bolão , melhor inclusive que a própria Camila brait. Naiane é a levantadora mais promissora que temos. É a melhor do campeonato, por isso se eu convocasse a minha seleção olímpica seria;

    Camila Brait; Leia; Dani Lins; Naiane; Juciele; Fabiana; Thaísa; Jaqueline; Fê Garay; Gabriela; Sheilla e Natália.

    Titulares:
    Léia e Brait(revesando líberos)
    Naiane
    Jucy e Fabiana
    Jaque e Fe Garay
    Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível deixar a Adenizia. Tira a léia e põe mais uma central . Adenizia é show de bolaaa

      Excluir
  15. Minha seleção do Mundo atualmente, entre titulares e reservas.
    P: Kosheleva e Robinson
    O: Goncharova
    C: Stevanovic e Fabiana
    L: Maja Ognjenovic
    L: Camila Brait

    Reservas
    P: Gabi e Fernanda Garay
    O: Karsta Lowe
    C: Juciely e Thaisa
    L: Skorupa
    L: Brenda Castillo

    ResponderExcluir
  16. Minha seleção do mundo:
    Ponteiras: Kosheleva e Jaqueline
    Levantadora: Nootasara Tomkon
    Centrais: Rasic e Juciely
    Oposta: Goncharova
    Libero: Brenda Castillo

    Reservas:
    P: Kim e Zhu
    L: Maja O
    C: Fabiana e Thaisa
    O: Boskovic
    L: Fabi

    E as maiores revelações pra mim foram Zhu, que vem carregando a China, seguida de Boskovic, que apesar de não ser a única ótima atacante na equipe da Sérvia, é a melhor.

    O que acharam da minha seleção?

    ResponderExcluir
  17. Minha seleção do MUNDO 2015 é:
    Levantadora: Nootsara Tomkom/TAILÂNDIA
    Líbero-de-passe: Brenda Castillo/REP.DOMINICANA
    Líbero-de-defesa: Tatiana Rizzo/ARGENTINA
    Centrais: Fabiana Claudino/BRASIL e MILENA RASIC/SÉRVIA
    Ponteiras-passadoras: Kim Yeon-Koung/KOREA e Brankica Mihajlovic/SÉRVIA
    Oposta: Madelaynne Montaño/COLÔMBIA

    MINHA SELEÇÃO DA EUROPA 2015:
    Levantadora: Maja Ognjenović/SÉRVIA
    Líbero-de-passe: Valerie Courtois/BÉLGICA
    Líbero-de-defesa: Monica De Gennaro/ITÁLIA
    Centrais: Irina Zariazhko/RUSSIA e MILENA RASIC/SÉRVIA
    Ponteiras-passadoras: Brankica Mihajlovic/SÉRVIA e Carolina Costagrande/ITÁLIA
    Oposta: Tijana Boskovic/SÉRVIA

    SELEÇÃO SUL-AMERICANA 2015:
    Levantadora: Fabíola Josefa/BRASIL
    Líbero-de-passe: Camila Brait/BRASIL
    Líbero-de-defesa: Tatiana Rizzo/ARGENTINA
    Centrais: Fabiana Claudino/BRASIL e Juciely Cristina/BRASIL
    Ponteiras-passadoras: GABRIELA GUIMARÃES/BRASIL e MARI PARAÍBA/BRASIL
    Oposta: Madelaynne Montaño/COLÔMBIA

    SELEÇÃO DA NORCECA 2015:
    Levantadora: Marte Frica Niverka Dharlenis/REP.DOMINICANA
    Líbero-de-passe: Brenda Castillo/REP.DOMINICANA
    Líbero-de-defesa: Lizeth Lopez/MÉXICO
    Centrais: Christa Harmotto/EUA e Annerys Victoria Vargas/REP.DOMINICANA
    Ponteiras-passadoras: Krista Vansant/EUA e Yonkaira Paola Peña Isabel/REP.DOMINICANA
    Oposta: Nicole Fawcett/EUA

    SELEÇÃO ASIÁTICA 2015:
    Levantadora: Nootsara Tomkom/TAILÂNDIA
    Líbero-de-passe: Yim Myung-Ok/KOREA
    Líbero-de-defesa: Mio Sato/JAPÃO
    Centrais: Junjing Yang/CHINA e Pleumjit Thinkaow/TAILÂNDIA
    Ponteiras-passadoras: Kim Yeon-Koung/KOREA e Ting Zhu/CHINA
    Oposta: Miyu Nagaoka/JAPÃO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)