Quando Giovanni Guidetti assumiu o comando das laranjas, já era de se esperar uma nova Holanda no cenário mundial. E aconteceu: um grande jogo, um show da Holanda hoje! Jogando em Roterdã, a equipe laranja bateu a totalmente favorita Turquia por incontestáveis 3 sets a 0. O nome do jogo, a grande oposta da competição, acabou com a festa turca: Lonneke Sloetjes está em momento inquestionável! Palmas à Guidetti, que contrariou todas as expectativas ao deixar a estrela holandesa Manon Flier-Nummerdor no banco e ousou. Quem ousa com inteligência é recompensado, e Lonneke deu isso a Guidetti hoje marcando incríveis 24 pontos. A oposta não foi bloqueada uma só vez pelo time turco, não tomou consciência do bem formado paredão adversário. Coragem é o que vem sobrando na distribuição de Laura Dijkema, como pôde crescer tanto assim nessa temporada! Laura é do tipo de levantadora que evoca suas atacantes em pipes no match point do time adversário. Elogios também não faltarão à atitude de Guidetti de apostar em Debby Stam-Pilon como líbero. No primeiro set, Stam anulou a principal arma ofensiva da Turquia, o saque, entregando na mão de Dijkema os serviços adversários. Como não elogiar também a postura de Anne Buijs, que ganhou uma briga acirrada com Plak e Pietersen pela titularidade. Buijs saiu de quara com 12 pontos de ataque, 16 no total.
![]() |
IMPECÁVEL: muito superior, Holanda atropelou a Turquia em 3 sets |
A Turquia jogou apática, talvez inconsciente do grande adversária que havia do outro lado da quadra. Atkbas demorou a mudar o time turco, chegou ao 3º set com a mesma formação inicial que havia perdido os dois primeiros e inclusive levado um 25-18 de surra no segundo. Quando trouxe Ozdemir, Baladin e Yilmaz à quadra, o time tomou fôlego, melhorou e igualou o set, dando trabalho às holandesas. Gozde Sonsirma foi a melhor jogadora turca, melhor opção para os levantamentos, dona de 15 pontos com raça e talento habituais. Mas as trocas de Atkbas foram tardias e em bloqueio de Sloetjes em Sonsirma, a Holanda decretou o fim turco e se classificou à final do Europeu. A Holanda aguarda agora o vencedor do jogo entre Rússia e Sérvia, para jogar a final em casa.
![]() |
Gozde Sonsirma foi a melhor jogadora turca na derrota para a Holanda. Mas andorinha sozinha... |
Holanda - Turquia 3: 0 (25:22, 25:18, 28:26)
Holanda: Belien (3), De Kruijf (8), Grothues (5), Sloetjes (24), Buijs (16), Dijkema (1), Stam (L) e Stoltenborg, Pietersen, Flier (3).
Turquia: Sonsirma (15), Akman (8), Uslupehlivan (9), Aydemir, Ozsoy (6), Erdem (8), Karadayi (L) e Ozdemir (1), Ismailoglu, Yilmaz (2), Baladin (3).
Grande jogo da Holanda!! Talvez o melhor jogo das laranjas na temporada. Desde o início jogou com o saque forçado, destruindo a linha de passe turca; Sloetjes estava inspiradissima diante de sua torcida, errou poucas vezes. A Líbero holandesa deu um volume de jogo muito bom, a bola turca não caía limpa e o passe laranja estava nas mãos de Dijkema, que não queria saber de brincadeiras e usou todo o potencial de fogo de seu time. Um ace da Turquia no terceiro set colocou um ânimo no time, que até então apenas via a Holanda jogar. Sonsirma tomou um último fôlego, mas sozinha não conseguiu resolver muita coisa além de dar um pouco mais de trabalho pras holandesas. Vamos ver como é que as laranjas vão conseguir segurar a ansiedade e jogar contra a Rússia. Potencial de vencer a competição, a Holanda tem de sobra. Uma coisa é certa: Sloetjes será eleita pelo menos a melhor oposta.
ResponderExcluirMe deu preguiça da Turquia nesse jogo, desanimada, que atuação feia! Jogão a Sloetjes e a Stam fez um ótimo Europeu! Até a final...
ExcluirTem algum canal que tem os jogos do Europeu? Ou esse jogo especificamente?
ResponderExcluir