Europeu 2015: lesões, cortes, dispensas e retornos

Estamos a ponto de dar início ao Campeonato Europeu 2015. As melhores seleções da Europa vão entrar em quadra e, talvez, você sinta falta de alguns nomes de que gosta ou conheça no cenário mundial. Confiram então, os principais retornos e ausências do Euro:

Alemanha: um caso curioso envolve a seleção alemã nesse europeu. O técnico Luciano Pedulla dispensou a oposta Saskia Hippe, voltando a pouco de lesão grave no joelho. A jogadora se mostrou decepcionada ao ser preterida por Louisa Lippmann e se apresentou ao SC Potsdam, seu clube. Tudo bem e normal até aqui, a menos que... Lippmann resolvesse sair. Foi o que aconteceu, a oposta alemã pediu dispensa alegando não estar preparada para ajudar o time no europeu. Tarde demais para buscar Hippe, Pedulla teve que improvisar a ponta-oposta Lena Stigrot na saída.

Depois de cortar Hippe (foto), Luciano Pedulla teve que "engolir" pedido de dispensa de Lippman


Azerbaijão: apesar do nome de Natalya Mammadova aparecer no roster do site oficial do Europeu (e não no site da CEV), a expectativa é que a jogadora não atue pelo Azerbaijão. E não o fez nos últimos amistosos. Mammadova tem um problema crônico no ombro e opta regularmente pelos clubes, se poupando da seleção nacional.

Mammadova tem problemas no ombro e por isso, resolveu se afastar da seleção


Bélgica: nem para o Europeu a ponteira Helene Rousseaux quis se reapresentar. A ponteira pediu dispensa e só retorna à Bélgica em 2016, para o Classificatório olímpico. A boa notícia é que Frauke Dirickx e Lise Van Hecke estão de volta!

Principal ponteira belga, Rousseaux não quis atuar na seleção em 2015


Bulgária: perda significativa búlgara é pelo meio, uma vez que uma das melhores centrais dessa seleção não se recuperou a tempo do Europeu, apesar dos esforços. Lesionada, Strashimira Filipova só retornará na temporada de clubes.

De molho há semanas, Filipova bem que tentou mas não retornará para o Europeu


Croácia: lesões atrapalharam a temporada de Jelena Alajbeg, mais uma vez. Vercesi, no entanto, não contava com a lesão de uma de suas grandes estrelas: Mia Jerkov. Na última semana de treinos do europeu, foi detectada uma distensão no ombro da ponteira. Algo simples, mas suficiente para tirá-la do campeonato. A boa notícia é que Maja Poljak e Katarina Barun reforçam o time para o europeu.

Jerkov se lesionou na semana de abertura do Europeu


Itália: muitos se surpreenderam pelo corte de Carolina Costagrande da seleção italiana, mas não é tão assombroso assim. Bonitta já demonstrou pouco gosto pela jogadora quando preferiu a ítalo-cubana Tay Aguero à ela na seleção em 2014. Só com a desistência de Aguero, Costa retornou à seleção. O motivo do corte foi simplesmente técnico: apesar de Indre Sorokaite ser nascida na Lituânia, ela nunca defendeu essa seleção. Assim, Carol e Indre poderiam jogar pela Itália, de acordo com as regras da FIVB.

Somente por motivos técnicos: Costagrande foi dispensada por Bonitta

Rússia: uma ótima Copa do Mundo fez a ponteira Yana Shcherban, até se lesionar na fase final de preparação ao Europeu. Marichev optou por não substituí-la e torce para que Yana se recupere a tempo de jogar a fase final do Europeu. Vale lembrar que o time já tem as duas centrais titulares lesionadas, Anastasia Shlyakovaya e Yulia Morozova. Com relação à Copa, Irina Zaryazkho chega ao time.

Aposta de Karpol e talento crescente da Rússia, mesmo inscrita Shcherban é dúvida para o Europeu




Turquia: pela primeira vez completa em 2015, a Turquia figura ao favoritismo com Gozde Sonsirma de volta, estreando nesse ano. Outra que está voltando é Eda Erden e a asuência mais polêmica fica para a não-convocação de Bahar Toksoy.

Nem deficiência no ataque de meio foi razão suficiente para a convocaçao de Toksoy

Comentários

  1. Gosto da Toksoy, mas Akman fez um ótimo mundial sub 23, e é uma das centrais mais promissoras, ao meu ver. Akman/Erden formam uma boa dupla pelo meio. Some a isso Oszoy/Sonsirma nas pontas, Naz voltando ao levantamento, Karadaiy de líbero e Uslupehlivan em grande fase na saída de rede e terá uma turquia extremamente forte e capaz de brigar ao menos por um lugar no pódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso: queimei a língua com a Erdem, em que a critiquei muito. Ainda assim, entre Cansu e Toksoy, prefiro a Bahar.

      Excluir
  2. É uma pena a lesão da Yana Shcherban. Fez uma ótima copa do mundo. Foi a ponteira russa mais estável no passe e se continuar nessa evolução será a substituta natural quando a sokolova definitivamente abandonar a seleção depois da Rio 2016. Nas pontas ( Shcherban e Kosheleva) e na saída ( Goncharova e com a evolução da promissora Malykh) A russia continuará com um ótimo elenco pro ciclo Japão 2020.

    E outra coisa Kosheleva e Goncharova são daquelas que são chamadas e aceitam defender sua seleção em campeonatos menores como Grand Prix e continentais, ao contrario de Gamova e Sokolova que desde 2006 praticamente só atuam em Mundial/ ou Olímpiadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi uma pena a lesão principalmente para a própria Shcherban que vinha em crescente e em processo de firmação. Gamova e Sokolovam já sentem a idade, não podemos criticá-las tanto. Tiro o chapéu é para a forma física da Goncharova nessa temporada: jogou MUITO na Champions, Russo, Yeltsin, Grand Prix, Final 6 do Grand Prix, Copa e Europeu. Que forma!

      Excluir
  3. A campeã desse campeonato garante vaga na olímpiada ou serve de algum parâmetro pro classificatório em janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Europeu não vale vaga nas Olimpíadas, mas conta com muitos pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Vai ter um torneio de qualificação para os Jogos Olimpicos de 2016 e depois um pré-olímpico.

      Excluir
    2. Isso mesmo, não garante. Só o Classificatório Europeu de Janeiro.

      Excluir
  4. Antes do campeonato quem vocês apontariam como futuros destaques?
    A minha seleção seria:
    De Gennaro; Ongjenovic, Rasic e Poljak, Del Core e Kosheleva, Rahimova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão, só pude responder hoje x_x
      Sua seleção foi perfeita, mas não posso negar que hoje, mudaria algumas peças. Minha seleção ideal teria Zaryazhko no meio, Goncharova na saída e Malesevic na ponta.

      Excluir
  5. As piores perdas desse Europeu são Costagrande e Toksoy. Elas acrescentam muito em suas respectivas seleções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Shcherban estabiliza o passe russo, assim como a Mammadova.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)