Maior pontuadora e com 100% de aproveitamento, Erdem comanda vitória da Turquia sobre a Holanda

Hoje foi dia do primeiro clássico do G5 no Campeonato Europeu e se a Holanda esperava se impor diante da Turquia, esse desejo foi adiado. A equipe de Giovanni Guidetti bateu a seleção de Avital Selinger por 3 sets a 0 (25-21, 25-21 e 25-20), quebrando a invencibilidade das rivais e assegurando o primeiro lugar do Grupo C.

A vitória foi comandada pela capitã turca, uma das melhores centrais do mundo: Eda Erdem. A jogadora foi a maior pontuadora do jogo com 16 pontos, 13 deles de ataque. Uma curiosidade é que Eda virou todas as bolas que recebeu, 13 em 13, saindo com um percentual de 100% de aproveitamento no ataque.

A CAPITÃ É FERA! Eda Erdem vibra durante vitória da Turquia sobre a Alemanha no Europeu (Foto: CEV)



Karakurt com 15 e Gunes com 13 seguiram a compatriota na pontuação. A Holanda jogou muito mal no ataque e Buijs foi a única a chegar aos dois dígitos com 11 pontos. O principal problema holandês é a falta de uma oposta eficiente, posição em que elas sofrem desde a aposentadoria de Sloetjes.

Garantindo o primeiro lugar, a Turquia já conhece seu rival das oitavas de final: será a República Tcheca, quarta colocada que também já encerrou sua campanha no Grupo B.

Karakurt e Erdem marcam ataque de Daalderop; turcas enfrentarão tchecas nas oitavas  (Foto: CEV)



O Grupo D também teve a vitória da Finlândia sobre a Romênia por 3 a 1, ambas já eliminadas. Ucrânia e Suécia completam os times que avançam às quartas.

Alemanha classificada

Sem surpresa, a Alemanha garantiu a última vaga do Grupo B. Hoje elas bateram a Grécia por 3 a 0 e saltaram para o 3º lugar. As alemãs contaram com a ajuda da Bulgária, que bateu a Rep. Tcheca também por 3 a 0. 

Alemanha venceu a Grécia e saltou para a 3ª colocação do Grupo B (Foto: CEV)



Amanhã, a anfitriã Bulgária fará um jogo que vale a liderança contra a invicta Polônia. Se vencer por até 3x1, a Bulgária pode ser líder do Grupo B. A Polônia só precisa de uma vitória por qualquer placar e a Alemanha torce contra a Bulgária para alcançar o segundo lugar.

Como esperado, Espanha e Grécia estão eliminadas.

Vitória da Bulgária sobre as tchecas manteve chances de liderança do Grupo (Foto: CEV)


Sérvia absoluta, França com uma mão na vaga

Em sua pior campanha da história, o Azerbaijão perdeu mais uma vez por 3 a 0 para a favorita Sérvia no Grupo A. As azeris não venceram sets até hoje e já estão eliminadas. Enquanto isso, as sérvias se preparam para o clássico contra a Rússia amanhã. 

Boskovic supera bloqueio de Pavlenko; Sérvia fez  jogo fácil contra azeris (Foto: CEV)



Já a Bélgica venceu a Bósnia por 3 a 0, se classificou, ajudou a Rússia que esteve de folga e complicou a vida das rivais. A Bósnia agora precisa torcer para que o Azerbaijão e a Bélgica vençam a França, considerando que é pouco provável que elas vençam a Rússia. Nesse cenário, qualquer vitória francesa elimina as bósnias. A vaga deve ser da França.

Bélgica garantiu sua vaga e complicou a vida da Bósnia no torneio (Foto: CEV)


Favoritismos e fragilidades

Já no fraco Grupo C, a Croácia se manteve invicta batendo a Hungria por 3 a 1. O duelo de invictas contra a Itália (que folgou hoje) acontece amanhã e vale a liderança. Todos os outros times têm uma vitória e chances de classificação, embora esse grupo ainda tenha quatro jogos.

Quem provavelmente não levará essa vaga será a Suíça, que perdeu por 3 a 1 hoje para a Eslováquia e só tem um jogo restante: contra a Itália. Hungria, Eslováquia e Bielorrússia estão no páreo!

Em folga da Itália, Crocácia bateu a Hungria e se manteve invicta (Foto: CEV)


Comentários

  1. Vi a oposto holandesa marcar um ponto e tomar vários tocos, e, jogar 'sem oposto' no europeu, não tem como ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Melhor formação da Holanda seria Grothues de Falsa Oposta passando junto c a Dalderoop e a Bujis livre p atacar na entrada de rede

    ResponderExcluir
  3. Interessante ver como tantos países tem seleções de volei. Mas imagino que a maioria dos times seja de mediano pra baixo, né.

    ResponderExcluir
  4. Quem è a oposta titular da holanda e a Dalbrink ou a plak ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)