Excluída de Tóquio, cortada do Europeu: como Guidetti anulou Akman da seleção turca

Faz pouco mais de um mês que falamos aqui no blog sobre sobre as várias desafetas do técnico da Turquia, Giovanni Guidetti. Nesta lista se incluem nomes como a ponteira Oszoy e as líberos Orge e Karadayi. Agora, depois de uma campanha de altos e baixo em Tóquio, essa lista parece ter aumentado.

Uma possível surpresa nessa lista é o nome de Kubra Akman, central de 26 anos e 1m98, central que atua pelo Vakifbank desde 2013. Bem, não sabemos se isso continuará sendo assim.

Giovanni Guidetti ao lado de Kubra Akman em coletiva de imprensa da VNL 2019 (Foto: FIVB)


Como Guidetti ignorou Akman em Tóquio

Tudo começou com a notável exclusão de Akman nos Jogos Olímpicos, torneio que ela acabou de "disputar". Faço essa afirmação entre aspas porque a central não entrou em nenhum dos seis jogos da Turquia na Olimpíada.

E nem falo de titularidade, Akman nem pisou em quadra durante os jogos da Olimpíada. Foram 25 sets jogados e a central não entrou em nenhum deles, sequer para aumentar o bloqueio ou efetuar seu saque que é corriqueiramente bom. 

Nos jogos contra Coreia, Rússia e Estados Unidos, Guidetti usou todas as 11 atletas, sempre excedendo Kubra, que não pôde atuar nem mesmo contra a mais frágil Argentina.

Akman (ao fundo) assistiu do banco a eliminação das companheiras, jogo em que as outras 11 atletas atuaram (Foto: FIVB)


Corte para o Europeu

Como se não bastasse ter deixado a central sem jogar em Tóquio, Guidetti foi além e cortou a central da disputa do Campeonato Europeu. Akman foi deixada de fora assim como a levantadora Naz Akyol (tem história com ela também, conto no final) e a ponteira Seyma Ercan.

Para as vagas de central foram convocadas Yasemin Guveli, 5ª na lista de sucessão olímpica, e Belis Baskir, em sua primeira convocação da carreira. 

Ercan lamenta eliminação olímpica ao lado de Akman; jogadoras não disputarão o Europeu (Foto: Reuters)


A foto, a polêmica e o apoio de Gozde

No último sábado (14), após ser cortada, Kubra Akman publicou uma foto nas redes sociais em tom de despedida: "Foi um prazer servi-la (a seleção), espero que cada lágrima derramada tenha valido como um sacrifício", disse a central. 

Por lá, recebeu o carinho de centenas de pessoas e de várias colegas e ex-colegas, incluindo a ex-capitã turca Gozde Kirdar (Sonsirma). Gozde, braço direito de Guidetti no Vakifbank, não passou ilesa da crítica da apaixonada torcida turca.

Um anônimo respondeu ao comentário da ex-capitã, que dizia "esse é o seu melhor técnico do mundo? Que não deixou Kubra jogar por um ponto sequer? Podemos criticá-lo por isso? Você nos autoriza?". Gozde surpreendeu e respondeu singularmente: "sim!".

Os comentários de fãs continuaram: "Se você não se levantar contra essas injustiças, você será injusta com as meninas que a tem como exemplo". Mais uma vez a ex-jogadora respondeu: "Quem te disse que eu não fiz isso?".

Aparentemente, nem a super estrela turca está satisfeita com Guidetti.

Até mesmo Gozde Kirdar mostrou-se insatisfeita com algumas atitudes de Guidetti (Foto: divulgação)


O rumor sobre Akman fora do Vakifbank

Apesar de ter seu contrato renovado com o gigante turco Vakifbank SK, existe um rumor de que Akman pode deixar o clube por rescisão mútua. O motivo, claro, seria o relacionamento desgastado com Guidetti. 

Como dito, Kubra joga por lá desde 2013 e irá à sua 9ª temporada consecutiva, caso se confirme sua permanência.

O mesmo caminho de Ozge

O que aconteceu com Akman é muito semelhante ao que aconteceu com a líbero Gizem Orge. Seu suposto desentendimento com o técnico foi na temporada passada, quando acabou sendo jogada no banco para a bem menos talentosa Ayka Aykaç.

E não parou por aí! Em 2021, Guidetti não convocou Orge para a seleção e, pior ainda, convocou Aykaç - é praticamente unânime que a Turquia tem pelo menos três líberos melhores do que ela. 

Orge acabou sendo dispensada do Vakifbank após 8 temporadas consecutivas - ela começou a jogar por lá em 2013, mesmo ano de Akman.

Gizem Orge abraça Kubra Akman; líbero e central começaram no Vakifbank em 2013 (Foto: Getty Images)


Os rumores sobre um desentendimento com Naz Akyol

Ninguém sabe o que é verdade ou não nessa história, mas comenta-se que o técnico também se desentendeu com a experiente levantadora Naz Akyol. Naz deixou o Japão antes do restante da equipe e a informação é de que ela teria pagado do próprio bolso para isso. 

Guidetti disse que já estava pré-acordado que ela não jogaria o Europeu, mas não comentou os motivos de sua saída antecipada. Naz também não se manifestou.

Comentários

  1. Sinto uma revolta com essa história da Örge, ela no banco na final contra o Conegliano, muito provável por causa desse desentendimento com o Guidetti.

    ResponderExcluir
  2. Akman deveria já ter saído do vakif temporadas passadas, porque faz tempo que ele não a usa. Deveria ir para o Eczacibasi já que sofre tanto com centrais fracas.

    ResponderExcluir
  3. Como essa federação permite e mantém um técnico desse que só prejudica a seleção do país???

    ResponderExcluir
  4. Se os Turcos fossem inteligentes contratariam Lavarinni

    ResponderExcluir
  5. Alguém tem link para os jogos do europeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gostaria muito de ver os jogos . Se alguém conseguir o link poderia passar por favor

      Excluir
  6. Guidetti saiu do comando da Holanda para a Turquia e n rende nada. A Turquia precisa d eul novo técnico isso sim, e tem bons no mercado. Vide: Lavarini, Rizola, até o Luizomar.

    ResponderExcluir
  7. o cara é audacioso demais, sai da casa dele e vai pra um país cheio de fanáticos extremamente críticos pra ficar se desentendendo e tirando o espaço de jogadoras boas, que poderiam realmente contribuir, pouca panela

    ResponderExcluir
  8. Ele é péssimo,e pouco profissional

    ResponderExcluir
  9. Dá pra entender pq ela não entrou em quadra nas Olimpíadas né, em todos os jogos da Turquia na competição a Erdem e a Gunes eram as mais regulares e as que passavam maior confiança em quadra, não tinha pq a Akman entrar.

    ResponderExcluir
  10. Turquia conseguiu perder um set pra seleção "amadora" da Romênia na abertura da CEV, esse time turco não tem equilíbrio nenhum.

    ResponderExcluir
  11. Elas perderam o set para a Romênia porque o Guidetti não colocou a Baladin do começo e se recusou a mexer no meio do set. Senão, teriam ganhado. Hoje contra a Suécia fiquei impressionada como ele conseguiu mexer direito, escolhendo Boz em vez de Karakurt pela precisão e maturidade das decisões, tirando Meliha que não estava rendendo e principalmente tirando Gunes, que é uma jogadora extremamente útil e boa, mas bloqueio não era a forma de ganhar o jogo com Haak como atacante: precisavam de ataque e defesa traseira. Agora eu fico com ódio dele gritando com elas nos intervalos. Eu vendo o Guidetti da Suécia ser super gentil com o time e esse cavalo gritando com elas, só faltou xingar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)