Conflitos, clubismo, cortes: as decisões de Guidetti que desagradam a torcida turca

Parece ter ficado para trás toda a euforia pela contratação do multicampeão Giovanni Guidetti, técnico do Vakifbank que rescindiu contrato com a Holanda para treinar a Turquia. 

Apesar de ter conquistado o objetivo principal, a classificação olímpica, algumas decisões de Guidetti têm deixado a grande e participativa torcida turca extremamente brava.

A última delas aconteceu ontem nesta semana, quando o técnico anunciou os cortes da lista de convocadas para Tóquio.

Giovanni Guidetti tem desagradado boa parte da torcida turca (Foto: FIVB)


Confira as 12 da Turquia:

Levantadoras: Naz Akyol e Cansu Ozbay 

Opostas: Ebrar Karakurt e Meryem Boz

Ponteiras: Hande Baladin, Meliha Ismailoglu, Seyma Ercan e Tugba Senoglu

Centrais: Eda Erdem, Zehra Gunes e Kubra Akman 

Líbero: Simge Akoz

Aydin: a última das polêmicas

Quem assistiu ao jogo entre Brasil e Turquia na VNL deve estar se perguntando: onde está aquela ponteira que entrou no terceiro set e foi decisiva para a Turquia vencer aquela parcial? Ela é Ilkin Aydin, de 21 anos, e foi cortada por Guidetti.

Aydin, que é jogadora do Galatasaray, era a favorita da torcida por ser boa passadora e mais ofensiva do que a maioria das convocadas. Aliás, a posição de ponteira é a pior da seleção turca e Guidetti segue insistindo em nomes que não deram certo.

A falta de experiência foi uma das alegações do técnico, mas Aydin só chegou na quarta semana da VNL e foi relacionada para poucos jogos.

Com pouca expressão nas pontas, Ilkin Aydin era a grande esperança da torcida turca para a posição (Foto: TVF)


Clubismo e problemas pessoais

Não é de hoje que as escolhas de Gigio têm deixado os turcos bravos. A principal delas foi a não-convocação da experiente Neriman Ozsoy, de longe a melhor ponteira da Turquia na atualidade. Guidetti alegou que Oszoy não fez parte do ciclo e por isso não merecia a convocação. No entanto, sua seleção segue sofrendo com a instabilidade das pontas.

Os fãs também apontam clubismo em duas situações: na presença de Tugba Senoglu e Ayka Aykaç dentre as convocadas, ambas jogadoras do Vakifbank. Senoglu ainda é compreensível, fez alguns bons jogos na VNL, mas também recebeu muito mais oportunidades do que Aydin.

Descarte da eficiente Neriman Oszoy foi um dos pontos mais conturbados de Guidetti como técnico da Turquia (Foto: FIVB)


Mas nenhuma convocação é tão ridícula e clubista quanto a de Aykaç. A líbero nem de longe é melhor do que Gizem Orge, ex-jogadora do Vakifbank com quem Guidetti teve desentendimentos. Orge foi jogada para o banco do time, dispensada e também não foi convocada para a seleção. A torcida também clamava pela experiente Gizem Karadayi, também ignorada pelo técnico.

Guidetti vai com uma seleção instável e com muita pressão para os Jogos do Japão. O técnico enfrenta um fator inédito no comando da Turquia, que não enfrentou nem na Alemanha e nem na Holanda: a pressão de uma torcida apaixonada. Isso pode ser decisivo para seu futuro à frente desta seleção.

Comentários

  1. Como sempre afirmei em várias postagens, Ozsoy é a única ponteira de alto nível da Turquia, é de uma imbecilidade sem tamanho esnobá-la, com Neriman essa seleção daria um UP enorme e poderia fazer frente a Itália e EUA. Pelo amor, Ismailoglu e Ercan são medonhas, não viram uma bola, Baladin é de uma irregularidade tremenda, já a novata Senoglu parece ser mais promissora que as três mencionadas. Prevejo que Karakurt terá que ir para as pontas, porque com essas ponteiras mequetrefes até a Argentina pode dá um grande aperto nessa seleção do Gepeto.

    ResponderExcluir
  2. Guidetti is really stubborn. seyma and meliha after the end of the last championship because of covid, lost their power in the attack. they play like a liberos. they are not useful in the national team. hande balandin is not so bad but she lost her power too. turkey has a problem with outsides. Tuğba Şenoğlu is really good. not the player who can make the difference but in the future maybe she could be. Guidetti had to try new plays like ilkin and derya and take one of them in the tokyo. and of coure neriman. to not invite her is like to punish the team . she is the best female outside spiker in Turkey. is injustice for her to not go in tokyo. she trys hard she improve herself and she deserve to go in tokyo more than anyone in this team. only with her turkey has hope to win a medal. now with this team there is no hope. im sorry turkeys funs

    ResponderExcluir
  3. Corre a boca pequena que a Ozoy não é convocada por causa que ela ajudou a Gioli a acabar com o casamento da Darnel e como a Darnel trabalha na Federação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darnel trabalha apenas no Vakif.

      E isso de marido foi quando? Pq Neriman ganhou o bronze no Europeu 2017. Já no ano seguinte, Guidetti renovou uma parte do time na Liga das Nações e desde então a melhor ponteira turca não volta para a equipe nacional.

      Excluir
    2. http://www.volleywood.net/volleyball-related-news/volleyball-news-europe/neslihan-darnel-files-for-divorce/

      Excluir
    3. 2013. Última competição da Neriman pela seleção turca foi em 2017. Então, o divórcio não tem nada a ver.

      Excluir
  4. Turquia é mais uma seleção (além de Itália e Sérvia) que tem sofrimento nas extremidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a Itália sofrendo tanto assim, eles se deram o direito de dispensar a Luccia Bosetti que sozinha é melhor que as três ponteiras da Turquia. Tirando a Sylla, que também ainda dá suas contribuições, todas as outras ponteiras da Itália que foram utilizadas no ciclo são bem talentosas. Já a Sérvia só de mal a pior mesmo...

      Excluir
    2. Lucia Bosetti não foi chamada pq ainda não se recuperou totalmente de lesão.

      Excluir
  5. Não suporto esse Arrogante Guiddeti, e as medianas Turcas....a Sapa Karakurt se acha a Gamova sendo uma oposta de bolas altíssimas e gritando na cara... ...Queria eu estar em Tóquio e atacar uma bola alta por cima dessa Sapa e gritar muito na cara dela....Vou torcer pra Goncha afrontar muito essas turcas kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os balões da Ozbay para a esquizo estão cada vez mais altos.

      Excluir
  6. Uma coisa é Oszoy jogar de oposta no Japão e outra é de ponta na seleção, pois a mesma nunca teve um passe lá essa coisas ! Porém passa a frente de todas as convocadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Oszoy daria mais confiança na ponta do que a Baladin, pelo menos o passe é menos sofrível e ela é mais consistente no ataque. A Ismailoglu faz a função dela, mas não é muito ofensiva, com a Oszoy ia dar um up sim.

      Excluir
    2. Meliha não tá garantindo nem o fundo mais.

      Excluir
  7. Quero mais é que as turcas nem passem da primeira fase.

    ResponderExcluir
  8. Foi assim também no campeonato mundial de 2018 onde também o Guidetti fez escolhas polêmicas e a Turquia afundou naquela competição. Agora ele comete uma série de equívocos para Tóquio.

    ResponderExcluir
  9. A sensação que tenho é que o VÔLEI FEMININO, no momento, tá bem nivelado por baixo.... ao assistir aos jogos ITÁLIA x SÉRVIA, o jogo CHINA X EUA (na VNL, com seus supostos times titulares), a próprio jogo BRASIL X EUA (na final da VNL)... fico aqui imaginando quantos "rachões da Larson" iremos assistir em TÓQUIO... kkkkk provavelmente, se tirarem no par ou ímpar quem ficará com as medalhas, daria o mesmo resultado... rsrsrs... zoação à parte, não há "bicho-papão" nestas OLIMPÍADAS!!!
    Até o Brasil (escrevo "ATÉ" com pesar) pode subir no ponto mais alto do pódio (mesmo com uma seleção inferior àquela do fatídico RIO 2016)... se o SR EXCELENTÍSSIMO ZRG tiver coragem de ousar mais... em alguns momentos alternar as 3 ponteiras-opostas que levou (TANDARA, NATÁLIA e TANDARA)... liberar a Macris para o jogo veloz pelo meio, claro, se tiver o passe nas mãos... acreditando na China da Gattaz como bola de segurança ao estilo MINAS, como consagrou a dupla nos últimos anos... e a CAROL pela frente como, em vários momentos, na final da VNL foi bem efetiva... contudo, para isto, é necessário liberar a MACRIS, foi notório como ela ficou desconfortável, com o jogo preso... perdendo a ousadia costumeira que virou sua marca registrada... porém, tão criticada pelo próprio ZRG...
    E SIM, ousar por a ANA CRISTINA no fogo... não em situações de match point para o adversário... caso contrário, a garota só irá para fazer figuração... rsrsrs...
    O Sr ZRG diz estudar tanto, não percebeu que os EUA pois a
    Bartsch-Hackley acumulando pontos em cima da Macris na rede???
    Mas, sigamos torcendo, este é nosso lugar de torcedor!!!
    Vamos lá, Brasil!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadete detectada kkkkkkkkk

      Excluir
    2. O Dona POLI AFRONThorrorosa...kkkkk
      Longe de mim querer a permanência do Sr EXCELENTÍSSIMO ZRG ou a volta do Sr ILUSTRÍSSIMO BR, que nem tem mais graça na sua fajuta caricatura de KARPOL....
      Então, quem deveria assumir a seleção? Também não sei, mas chega da república café com leite... rsrsrs...
      Não acha??? Rsrsrsrs

      PS.: perfil POLI AFRONTA, os comentários acima são apenas brincadeiras... ok?!
      Nesses tempos tão sombrios, falar de um esporte tão querido é um momento de respiro... mas, acima de tudo, respeito demais os(as) atletas e pessoas que construíram (e continuam fazendo) a história deste esporte em nosso país, e no mundo!

      Excluir
    3. Não concordo em algumas convocações e atitudes do Zé, mas nunca vou deixar de Reconhecer o trabalho incansável e insuperável dele!!! Parabéns Zé Roberto!!
      O único Tri Campeão Olímpico!!!
      Chorem Bernadetes enlouquecidas kkkkk

      Excluir
  10. Essas pocs técnicas de Facebook menosprezam demais o talento do Zé Panela, lógico que ele é teimoso, tradicional e paneleiro, mas o véio do Barueri é um gênio, é evidente que na final da VNL ele estava estudando a seleção chicleteira, mas não seria naquele jogo que ele revelaria suas cartadas.

    Até para mim que sou leigo é explícito que o saque deve ser direcionado na Bartsch quinadeira e na libero fubá, Zé não queria vencer essa VNL, ele está preparando o time para a Olímpiada e como temos grandes debilidades físicas, ele precisa esconder um pouco seu jogo, assim como fez na final de Londres.

    Odeio a falta de coragem e de ousadia do Zé e sua teimosia com algumas jogadoras, mas ele é um dos melhores do mundo, me arrisco a dizer que é o melhor. Queria ver Lang Ping tirar leite de pedra com jogadoras abaixo de 1,90m e beirando os 30 como o Zé Panela faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com seu comentário, anônimo!!! Parabéns!!!
      Zé Roberto é teimoso e muitas vezes paneleiro...mas Bernadete e o meu Lindão Renan tbm!!!
      E sempre considerei ele entre os Top 5 de técnicos e continua assim, pois, é para poucos ser Tri Campeão Olímpico e nos dois naipes ....chorem kkkkk
      Realmente o trabalho que ele fez no Barueri na temporada passada foi digno de muitos aplausos...
      Pegou jogadoras desconhecidas, algumas recém saídas da seleção Sub-20 e fez elas ganharem jogos contra times muito mais fortes no papel, caso do Rio, Osasco, o Sesi onde eu jogava e fez jogos duros contra o Praia e não perdeu de lavada do poderoso Minas....Queria ver outros "poderosos" levar o Barueri aonde levou.... lembrando que ele manteve o time tirando dinheiro do próprio bolso....e não precisava disso....
      Parabéns Zé Roberto!!!
      Boa Sorte Zé nas Olimpíadas!!!
      Boa Sorte Meninas!!!
      Vou torcer!!!
      Principalmente pq a Dani e Thaisa não estarão na seleção kkkkkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)